Com as aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, as crianças estão o dia inteiro em casa. Haja atividade para mantê-las entretidas, não é mesmo? Você pode aproveitar esse tempo extra com a criançada em casa para conversar sobre assuntos relacionados a questões socioambientais e de sustentabilidade. Claro que é muito mais interessante quando a conversa está no meio de alguma brincadeira ou atividade em família. Então segue uma listinha com 10 sugestões de diversão sustentável em família nesta quarentena (e depois dela também).
![]() |
Plantar, cozinhar, dançar, ler e assistir filmes com temáticas ambientais são algumas atividades de sustentabilidade para fazer com as crianças na quarentena |
- Lembra do seu primeiro broto de feijão no algodão? Plantar e acompanhar o crescimento da plantinha é uma ótima forma de ensinar às crianças sobre respeito à natureza, ciclo de vida, fenômenos naturais, paciência e espera, alimentação orgânica, entre tantos pontos. É uma boa hora para criar um cantinho em casa para sua própria horta e jardim, se ainda não tem um.
- Um espaço verde em casa é também um ótimo motivo para falar de compostagem, o que nos leva a próxima atividade: monte uma composteira ou um minhocário junto com seu filho. Se a família já tem, então vocês podem fazer ser uma versão menor, com baldes pequenos, e que vai ficar sob os cuidados da criança. Um sistema de compostagem caseiro é uma ferramenta de ensino riquíssima: respeito aos animais, ecossistema, interdependência entre seres e ambiente, não ter medo de minhocas, o fato de que não desperdício na natureza...
- A reutilização dos baldes para fazer composteira já dá outra ideia: alguns materiais recicláveis dão ótimos brinquedos. Além de ensinar à criança sobre redução de resíduos, reutilização e reciclagem, atividades manuais e artísticas estimulam a criatividade dos pequenos, que é um aspecto fundamental no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da criança. É só liberar a imaginação e deixar a invenção reinar.
- Aliás, quando eu era criança, eu só brincava com brinquedos analógicos: lego, boneca, carrinho, bola, quebra-cabeça, jogos de tabuleiro. Que tal resgatar essa forma de brincar e usar uma narrativa que envolva sustentabilidade? Vocês podem inventar um jogo de tabuleiro em que os participantes avançam ou voltam casas conforme sua conduta ambiental. Um quebra-cabeça com a imagem de uma paisagem pode servir de base para uma conversa sobre a importância de conservar os habitats naturais. Peças de montar podem ser usadas para criar uma cidade sustentável. O que mais?
- Outra forma de falar sobre ambiente com as crianças é usando filmes e animações que abordem temáticas ambientais. Vocês podem ver o filme e fazer uma roda de conversa depois, ou ir parando o filme em alguns pontos para falar sobre algum tema específico. Algumas dicas de filme: A fuga das galinhas, Como treinar seu dragão, Irmão urso, Kitbull, O Lórax: em busca da trúfula perdida, O cão e a raposa, O jardim secreto, O menino e o mundo, O pequeno príncipe, O Reino Perdido, Pocahontas, Rio, Rio 2, Tarzan, Wall-e...
- Além dos livros, que tal fazer um clube de leitura? Vocês podem ler em conjunto livros infantis ou infanto-juvenis que tenham temáticas socioambientais, como O jardim da meia-noite, O menino do dedo verde, O jardim secreto, O pequeno príncipe, A princesinha, Anne de Green Gables. Ao longo da leitura, vocês podem anotar pontos importantes e depois de terminada a história, expressá-los em forma de desenho, teatro, música, poesia, redação, dança etc. A manifestação artística é um ótimo instrumento de consolidação do aprendizado.
- Esta não é uma brincadeira, mas é uma ação importante em que cabem muitas reflexões: separar roupas e brinquedos que as crianças não usam mais e que podem ser doados. É legal fazer isso junto com os pequenos, para acompanhar suas reações, conversar sobre o que ele sente nesse processo, falar sobre a importância da doação e de outros temas, como consumo consciente.
- Este aqui também pode ser um passatempo reflexivo: olhar pela janela. Como ficamos muito mais tempo em casa, olhar pela janela ou ficar na sacada é uma forma de se conectar com o lado de fora. É também uma boa hora para conversar com as crianças sobre a cidade. O que vocês veem pela janela? Que relações vocês conseguem estabelecer entre o céu e a rua; entre a árvore e o passarinho, entre o vizinho e nós, entre os prédios e a temperatura? Vá perguntando para a criança e veja o que ela responde. Com base no que ela disser, você explica as relações de interdependência e a teia da vida que existem no mundo. Será interessante, com certeza!
- Tem ainda uma atividade que é uma delícia para as crianças, literalmente: cozinhar. Um momento em família na cozinha, além de render horas divertidas e de muito trabalho manual, é uma oportunidade para falar de alimentação saudável, de vegetarianismo, de processos de produção e consumo de alimentos, de compostagem, de desperdício de comida etc.
- Por fim, esta é para usar (quase) toda a energia da criança: dance com ela. Se tem uma coisa que praticamente todas as crianças gosta de fazer é dançar. Então coloque o som e faça a festa com os filhos em casa. A dança é um exercício físico que faz bem ao corpo e à alma, então é uma atividade oportuna para falar com a criança sobre a importância de cuidar de si e de se manter saudável.
Gostou das dicas? Se você colocar alguma dessas ideias em prática, depois me conta como foi.
Um ecobeijo e até breve!
Não tenho mais filhos pequenos, mas de todas as atividades só não realizei com eles foi o do minhocário e composteira. Lindo posto, parabéns!
ResponderExcluirOi, Grazi. Obrigada pelo comentário. Hora de completar a lista, então, bora fazer um minhocário, heheh. =)
Excluir