10 brincadeiras de sustentabilidade para fazer com as crianças na quarentena

Por Letícia Maria Klein •
22 abril 2020
Com as aulas suspensas devido à pandemia do novo coronavírus, as crianças estão o dia inteiro em casa. Haja atividade para mantê-las entretidas, não é mesmo? Você pode aproveitar esse tempo extra com a criançada em casa para conversar sobre assuntos relacionados a questões socioambientais e de sustentabilidade. Claro que é muito mais interessante quando a conversa está no meio de alguma brincadeira ou atividade em família. Então segue uma listinha com 10 sugestões de diversão sustentável em família nesta quarentena (e depois dela também). 

10 brincadeiras de sustentabilidade para fazer com as crianças na quarentena
Plantar, cozinhar, dançar, ler e assistir filmes com temáticas ambientais são algumas atividades de sustentabilidade para fazer com as crianças na quarentena

  1. Lembra do seu primeiro broto de feijão no algodão? Plantar e acompanhar o crescimento da plantinha é uma ótima forma de ensinar às crianças sobre respeito à natureza, ciclo de vida, fenômenos naturais, paciência e espera, alimentação orgânica, entre tantos pontos. É uma boa hora para criar um cantinho em casa para sua própria horta e jardim, se ainda não tem um.
  2. Um espaço verde em casa é também um ótimo motivo para falar de compostagem, o que nos leva a próxima atividade: monte uma composteira ou um minhocário junto com seu filho. Se a família já tem, então vocês podem fazer ser uma versão menor, com baldes pequenos, e que vai ficar sob os cuidados da criança. Um sistema de compostagem caseiro é uma ferramenta de ensino riquíssima: respeito aos animais, ecossistema, interdependência entre seres e ambiente, não ter medo de minhocas, o fato de que não desperdício na natureza...
  3. A reutilização dos baldes para fazer composteira já dá outra ideia: alguns materiais recicláveis dão ótimos brinquedos. Além de ensinar à criança sobre redução de resíduos, reutilização e reciclagem, atividades manuais e artísticas estimulam a criatividade dos pequenos, que é um aspecto fundamental no processo de aprendizagem e no desenvolvimento da criança. É só liberar a imaginação e deixar a invenção reinar.
  4. Aliás, quando eu era criança, eu só brincava com brinquedos analógicos: lego, boneca, carrinho, bola, quebra-cabeça, jogos de tabuleiro. Que tal resgatar essa forma de brincar e usar uma narrativa que envolva sustentabilidade? Vocês podem inventar um jogo de tabuleiro em que os participantes avançam ou voltam casas conforme sua conduta ambiental. Um quebra-cabeça com a imagem de uma paisagem pode servir de base para uma conversa sobre a importância de conservar os habitats naturais. Peças de montar podem ser usadas para criar uma cidade sustentável. O que mais?
  5. Outra forma de falar sobre ambiente com as crianças é usando filmes e animações que abordem temáticas ambientais. Vocês podem ver o filme e fazer uma roda de conversa depois, ou ir parando o filme em alguns pontos para falar sobre algum tema específico. Algumas dicas de filme: A fuga das galinhas, Como treinar seu dragão, Irmão urso, KitbullO Lórax: em busca da trúfula perdida, O cão e a raposa, O jardim secreto, O menino e o mundo, O pequeno príncipe, O Reino PerdidoPocahontasRio, Rio 2, Tarzan, Wall-e...
  6. Além dos livros, que tal fazer um clube de leitura? Vocês podem ler em conjunto livros infantis ou infanto-juvenis que tenham temáticas socioambientais, como O jardim da meia-noite, O menino do dedo verde, O jardim secreto, O pequeno príncipe, A princesinha, Anne de Green Gables. Ao longo da leitura, vocês podem anotar pontos importantes e depois de terminada a história, expressá-los em forma de desenho, teatro, música, poesia, redação, dança etc. A manifestação artística é um ótimo instrumento de consolidação do aprendizado.
  7. Esta não é uma brincadeira, mas é uma ação importante em que cabem muitas reflexões: separar roupas e brinquedos que as crianças não usam mais e que podem ser doados. É legal fazer isso junto com os pequenos, para acompanhar suas reações, conversar sobre o que ele sente nesse processo, falar sobre a importância da doação e de outros temas, como consumo consciente.
  8. Este aqui também pode ser um passatempo reflexivo: olhar pela janela. Como ficamos muito mais tempo em casa, olhar pela janela ou ficar na sacada é uma forma de se conectar com o lado de fora. É também uma boa hora para conversar com as crianças sobre a cidade. O que vocês veem pela janela? Que relações vocês conseguem estabelecer entre o céu e a rua; entre a árvore e o passarinho, entre o vizinho e nós, entre os prédios e a temperatura? Vá perguntando para a criança e veja o que ela responde. Com base no que ela disser, você explica as relações de interdependência e a teia da vida que existem no mundo. Será interessante, com certeza!
  9. Tem ainda uma atividade que é uma delícia para as crianças, literalmente: cozinhar. Um momento em família na cozinha, além de render horas divertidas e de muito trabalho manual, é uma oportunidade para falar de alimentação saudável, de vegetarianismo, de processos de produção e consumo de alimentos, de compostagem, de desperdício de comida etc.
  10. Por fim, esta é para usar (quase) toda a energia da criança: dance com ela. Se tem uma coisa que praticamente todas as crianças gosta de fazer é dançar. Então coloque o som e faça a festa com os filhos em casa. A dança é um exercício físico que faz bem ao corpo e à alma, então é uma atividade oportuna para falar com a criança sobre a importância de cuidar de si e de se manter saudável. 

Gostou das dicas? Se você colocar alguma dessas ideias em prática, depois me conta como foi. 

Um ecobeijo e até breve!

2 comentários:

  1. Não tenho mais filhos pequenos, mas de todas as atividades só não realizei com eles foi o do minhocário e composteira. Lindo posto, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Grazi. Obrigada pelo comentário. Hora de completar a lista, então, bora fazer um minhocário, heheh. =)

      Excluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio