Como descartar vidro corretamente?

Por Letícia Maria Klein •
07 abril 2020
Eu sou fã de vidro! Não libera toxinas quando congelado ou esquentado, pode ser reutilizado de várias formas e é infinitamente reciclável. Por ser potencialmente perigoso quando quebrado, o vidro precisa de um tratamento diferente de outros resíduos recicláveis que você produz em casa, como papel, metal e plástico. 

Por isso, na hora de enviar o vidro para a coleta seletiva, esteja ele inteiro ou em pedaços, é fundamental (especialmente para a segurança das pessoas que trabalham na coleta) seguir algumas recomendações

  • Retire restos de comida e bebida dos vidros. É importante deixá-los limpos para não atrair insetos, não dar mau cheiro nem sujar a embalagem onde serão acondicionados.
  • Acondicione garrafas e potinhos em caixas de papelão. Você pode guardar garrafas até chegar numa quantidade que encha uma caixa, assim você utiliza todo o espaço da embalagem, encaixando os vidros uns nos outros.

Caixa de papelão é a melhor opção para acondicionar vidros.
Caixa de papelão é a melhor opção para acondicionar vidros.


  • Depois feche a tampa da caixa com uma fita adesiva (de preferência à base de água) para não abrir durante o trajeto no caminhão da coleta seletiva.
  • Escreva “vidro” ou “vidro quebrado”, se for o caso, nas laterais e no topo da caixa.
  • Se você tiver somente uma porção de cacos de vidro e não tiver caixa de papelão, a solução é embrulhá-los em jornal ou aqueles encartes de ofertas do supermercado, com os dizeres indicando o conteúdo. Também vale colocar os pedacinhos de vidro em uma garrafa pet (corte ao meio, coloque os cacos em uma das partes e depois encaixe uma na outra).

  • Não precisa tirar o rótulo, pois ele acaba sendo queimado no processo de reciclagem do vidro. Já as tampas você deve tirar, porque elas são de plástico ou metal e podem ser separadas para a reciclagem.

Você pode descartar os vidros na coleta seletiva realizada pela prefeitura, se o vidro for um dos recicláveis coletados, ou pode procurar por cooperativas de reciclagem ou catadores de material reciclável que coletam esse material. Uma busca rápida na internet já retorna as empresas da região que trabalham no ramo. Para encontrar um catador na sua localidade, existe um aplicativo chamado Cataki, que pretende cadastrar todos os 800 mil catadores atuantes hoje no Brasil.

Um ecobeijo e até breve! 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio