Como ser uma pessoa sustentável em três passos

Por Letícia Maria Klein •
28 abril 2020
O que te faz ser sustentável? O que te faz um consumidor consciente? Você já pensou nisso? Aqui no blog tem dezenas de dicas para você ter uma vida mais sustentável, seja em casa ou em qualquer lugar fora dela. Mas se não existissem dicas prontas e você tivesse que partir do zero: como se aprende a ser sustentável e a consumir conscientemente? Com este passo a passo simples e poderoso!


1º passo - Compreenda a visão sistêmica de mundo

O primeiro passo nessa jornada é ter consciência de que tudo está interligado no planeta – e fora dele. Existem inúmeras relações entre os seres vivos e entre eles e os ambientes. São relações de interdependência ao mesmo tempo delicadas e complexas, ligando tudo e todos numa teia da vida, um incomensurável sistema em que cada peça, cada engrenagem, cumpre um papel importante para a manutenção e o equilíbrio do todo.

Não dá para tirar um pedaço e esperar que tudo continue funcionando como antes. Por isso se diz que o conjunto é maior do que a soma das partes, porque existem conexões de dependência que surgem a partir das interações. Quem disse isso tudo pela primeira vez foi Ludwig von Bertalanffy, em sua Teoria dos Sistemas, que foi vastamente explorada pelo físico Fritjof Capra em seus livros.

Neste momento de pandemia pelo coronavírus, estamos vivendo um exemplo perfeito de como o mundo inteiro é interconectado por fios invisíveis e como todas as ações afetam umas às outras.



2º passo - Faça perguntas

Dizem que são as perguntas que movem o mundo. A partir do momento que você compreende esse sistema de inter-relações e interdependências que é o planeta Terra (e o universo), está na hora de aplicar o conceito no seu dia a dia usando muitos pontos de interrogação.

Lembrando que ser sustentável é cuidar de si, do outro e do meio, existem três grandes perguntas que te ajudam a ligar os pontos do sistema e que orientam sua jornada num caminho sustentável:

  • De que forma as minhas ações me afetam?
  • De que forma as minhas ações afetam os outros (qualquer ser vivo)?
  • De que forma as minhas ações afetam o ambiente (local, regional, global)?

A partir dessas perguntas, você começa a ter outro olhar para o que antes era automático, normal. Só é possível mudar o que pensamos, sentimos e fazemos a partir do momento em que passamos a questionar a normalidade e a zona de conforto. Aquelas três perguntas vão gerar muitas outras, te levando a repensar suas escolhas, ações e reações em âmbito individual, familiar, social e profissional.

Para ficar mais claro, alguns exemplos a partir das três perguntas orientadoras, sobre alimentação:

- De que forma a minha alimentação me afeta:

Eu como devagar ou rápido? Como isso impacta minha digestão? Que tipo de alimentos eu como? Minha alimentação é saudável? Quais os reflexos da comida no meu corpo e no meu ânimo ou disposição? Eu sinto prazer e felicidade ao comer?

- De que forma a minha alimentação afeta ou outros:

Os alimentos que eu compro são cultivados ou produzidos por quem? São produtores locais ou de longe? São produtores que têm responsabilidade social e ambiental? Os alimentos que eu como vêm de animais? Como eles são criados? Como ter uma alimentação que cause menos sofrimentos aos animais?

- De que forma a minha alimentação afeta o ambiente:
Os alimentos que eu compro são orgânicos ou com agrotóxicos? Quantas embalagens vêm nos alimentos? Elas são recicláveis ou reutilizáveis? As empresas que produzem são poluidoras ou têm políticas de cuidados ambientais? Eu envio os resíduos orgânicos para o aterro sanitário ou faço compostagem?

Você pode começar com um único objeto: escova de dente, chocolate, celular. A nossa vida é baseada no consumo, então tudo que consumimos é um ponto de partida para questionamentos e análises. Use as perguntas básicas: o que, por que, como, quando, onde, quem. Use também as seis perguntas do consumidor consciente:

- Por que comprar?
- O que comprar?
- Como comprar?
- De quem comprar?
- Como usar?
- Como descartar?












3º passo - Busque conhecimento

Para a maior parte das perguntas, você vai precisar ir atrás de informação (confiável e relevante!), seja no site do fabricante/produtor/empresa, pelas redes sociais, sites de notícias, fóruns, livros, tevê. Se você está lendo este post, já está buscando informação.

É importante ter em mente que o processo para se tornar sustentável e ser um consumidor consciente é contínuo e vai te acompanhar ao longo da sua vida. As formas de produção e consumo mudam o tempo todo na sociedade e a maneira como a gente vive também muda. A verdade é que estamos constantemente em processo de adaptação. De novo, não tem exemplo melhor do que a atual crise da Covid-19. Os A mudança é a única constante da vida, e quanto mais bem informados estamos, melhor conseguimos lidar com o mundo em que vivemos.

Além disso, esse processo de transformação é individual, porque cada pessoa é única. Saiba os seus limites, entenda o seu tempo, não se cobre e continue. Cada ação conta e o que importa é não ficar parado. O segredo do equilíbrio está na sua consciência.

Para tornar a sustentabilidade e o consumo consciente parte do seu estilo de vida, basta olhar ao redor, prestar atenção e pensar fora da caixinha. Tenha uma visão sistêmica do mundo, questione-se e adquira conhecimento. Estamos todos juntos, e as nossas ações positivas fortalecem a teia da vida.

Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio