Benefícios de um minhocário ou composteira - Meu santo composto #1

Por Letícia Maria Klein •
12 fevereiro 2019
É só vantagem, viu? Ter uma composteira ou minhocário em casa traz tantas coisas boas que eu tive que listar para não perder a conta. Se você ainda não tem um sistema de compostagem doméstico, pare aqui rapidinho para saber por que você deve sair correndo (depois de ler, claro) para providenciar o seu para ontem!

Benefícios da compostagem

- Transforma quase todos os seus resíduos orgânicos, que é a maior parte do que as pessoas produzem diariamente, em terra fértil e nutritiva para sua horta ou jardim.

- Não tem vasinho nem terreno? Você pode doar para algum familiar ou amigo e até vender para a floricultura. Olha a sua rede de relacionamentos se fortalecendo aí. Ou você pode começar a ter plantinhas em casa.

- Além do composto, que é o solo rico derivado da compostagem, o sistema também produz biofertilizante, aquele líquido escuro resultante da decomposição dos alimentos (é escuro porque passa pela terra). Ele é fortíssimo e riquíssimo para as plantas. Precisa ser diluído na proporção de 1 para 10 partes de água. Já falei que é forte?

- Você deixa de enviar ao aterro sanitário mais de 50% da sua produção diária de resíduos sólidos. No aterro, esses resíduos virariam lixo, onde não têm utilidade alguma e ainda são maléficos para o ambiente, produzindo gases de efeito estufa que contribuem para as mudanças climáticas e chorume tóxico que pode vazar pelo solo até os lençóis freáticos (é tóxico por causa da mistura de todos os tipos de resíduos que há por lá).

- É uma ótima forma de você perceber o quanto de resíduos orgânicos produz e como pode evitar desperdícios. Cascas e sementes de algumas hortaliças costumam dar bons aperitivos quando assadas e cascas de frutas viram ótimas geleias, por exemplo.

Minha composteira. Pintei um dos digestores (onde ficam as minhocas) de preto porque elas gostam de lugares escuros, mas às vezes acho que fica mais quente, então não pintei o outro. O balde de base é o coletor de biofertilizantes. Já está na hora de trocar os baldes de lugar e retirar a terra do que está no meio. 

- Tem para todos os gostos e bolsos. São dois métodos de compostagem em casa (composteira e minhocário - sem e com minhocas e outros bichinhos), de vários tamanhos, modelos e cores para escolher. Você pode inclusive fazer o seu próprio sistema, é divertido.

- Fazer compostagem em casa acaba virando um passatempo e um momento de tranquilidade na sua rotina. Só você, suas casquinhas e suas minhocas. Ou sem minhocas, mas garanto que depois de tê-las você não vai mais querer ficar sem.

- Uma mini escolinha em casa, com certeza. Se você tem filhos, eles vão adorar acompanhar os bichinhos e o processo de decomposição dos alimentos. Para a família toda ou só para você, muitas aulas sobre biodiversidade, ecossistema, ciclos naturais, cooperação, comunidade e teia da vida. Pois é, a pequena fauna do seu sistema tem muito a ensinar!

- Te torna uma pessoa melhor, sabia? No mínimo, mais empática. Sou franca em dizer que antes de ter meu minhocário, eu não nutria aquele amor pelas minhocas. Hoje, eu não passo um dia sem dar um oi, verificar se está tudo bem, se não está quente, se preciso revirar os orgânicos para refrescar o ambiente, se tem variedade de alimentos. Seres tão pequenos mudando sua percepção de vida, é tão lindo isso!

- Só o fato de não ter que sair de casa ou do apartamento para levar os resíduos orgânicos para a rua já é uma vantagem, concorda? Economiza tempo.

Nem eu sabia que tinha tantos benefícios antes de começar a escrever! Agora pode ir lá aquirir a sua ou providenciar as peças para fazer uma. Vai logo, tá? Tipo correndo. Depois me conta aqui se sentiu outras vantagens. Se você já tem, escreve aqui também o que mais gosta na sua composteira ou minhocário. Um ecobeijo e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio