Sabia que as minhocas ensinam muito? Na verdade, todo o ecossistema de um minhocário é uma grande escola. Nos meus últimos dois anos mantendo e cuidando de um minhocário, tenho aprendido muitas coisas. Algumas delas são:
Ser paciente: como existe um tempo para os alimentos se decomporem, é preciso esperar esse processo acontecer. Tudo tem seu tempo. Acompanhar isso ajuda a exercitar a paciência.
Cuidar do outro: são as minhocas, insetos e micro-organismos que fazem o trabalho de decomposição dos alimentos, mas sou eu que preciso alimentá-las e cuidar do sistema para que ele fique em equilíbrio. Mesmo que eu não tenha resíduos orgânicos para colocar no minhocário naquele dia, eu sempre abro a tampa para verificar se está arejado e se não está com cheiro estranho.
Diversidade alimentar: não são só as pessoas que precisam de uma alimentação diversificada, as minhocas também. A coloração delas muda conforme o que comem, então não dá para dar sempre a mesma coisa porque o sistema entra em desequilíbrio.
Conexão com a natureza: estar em contato direto com a terra, as minhocas e outros animaizinhos me aproximou do meio natural. Eu aprendi a gostar e a admirar mais esses bichinhos depois que adquiri o minhocário. O fato de eu usar o composto e o biofertilizante nas minhas plantinhas também me conecta com a mãe natureza.
Novo passatempo: o momento de cuidar do minhocário virou um lazer. São só alguns minutos por dia, mas que eu gosto desse tempo e me faz bem. Voltando ao benefício anterior, é um momento de conexão inclusive comigo mesma.
Teia da vida: a pequena fauna do minhocário tem muito a ensinar! Lições sobre a importância da biodiversidade, relações num ecossistema, ciclos naturais, cooperação entre espécies e vida em comunidade são alguns temas que surgem a partir da manutenção do sistema de compostagem doméstica.
Com certeza tem muitos outros ensinamentos vindo por aí! Um ecobeijo e até breve.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário
Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.