4 dicas de consumo consciente na cozinha

Por Letícia Maria Klein •
15 fevereiro 2019
Ser um consumidor consciente começa com alguns hábitos no dia a dia e vai se transformando em um estilo de vida. Significa pensar em toda a cadeia de produção, desde a extração até o descarte, passando pelos impactos e consequências das suas ações de consumo. Tem muitas ações que podemos fazer na rotina para tornar nossa vida sustentável. Abaixo estão quatro dicas para praticar o consumo consciente na sua cozinha.

Coma bem e localmente
Uma economia de baixo carbono, fundamental para combater as mudanças climáticas, inclui o incentivo a fontes renováveis de energia e à busca de fornecimento local. O consumo de alimentos produzidos na sua região produz menos gases de efeito estufa, pois a comida percorre menos quilômetros para chegar até você. Assim, quanto mais próxima for a região de produção dos alimentos que você consome, melhor. Uma boa forma de praticar isso é frequentar alguma feira de produtores locais na sua cidade, o que também incentiva a geração de renda na região.

Na feira também é mais fácil encontrar frutas e hortaliças orgânicas, sem veneno. Os agrotóxicos poluem o ar e o solo, se infiltra até chegar aos lençóis freáticos e contamina os trabalhadores do campo, além de todos nós que consumimos esses alimentos (a incidência de problemas de saúde em trabalhadores do campo é maior, pois eles têm contato direto com o veneno e em grande quantidade). Quando você consome alimentos orgânicos, que costumam ser mais baratos na feira do que no mercado, está contribuindo com a preservação dos bens naturais e cuidando da sua saúde.

Evite o pacote
A feira também é um ótimo local para comprar suas comidinhas sem embalagem e a granel. Para evitar os saquinhos de plástico, leve suas próprias sacolas de pano ou potes. Eu geralmente levo as sacolas e coloco tudo dentro sem embalagens individuais; quando chego em casa coloco as verduras, legumes e frutas na fruteira ou na geladeira, dentro de potes ou em embalagens plásticas de outros produtos que eu reutilizo. Você também pode levar para a feira os potes e sacos que depois vão direto para a geladeira.



Aproveite tudo
Um dos grandes problemas quando se fala de alimentação é o desperdício. Entre 30% e 40% dos alimentos se perdem ao longo do trajeto, desde a colheita até o apodrecimento ou o puro descarte. Quando deixamos restos de comida no prato e compramos ingredientes que não usamos porque venceram ou apodreceram estamos contribuindo para esse dado alarmante num mundo cada vez mais avassalado por obesidade, de um lado, e desnutrição, de outro.

Para evitar jogar comida no lixo (aliás, já conhece o minhocário?), aqui vai um passo a passo legal para a semana:
1º - Faça um planejamento do cardápio e compre somente aquilo que vai usar, na quantidade necessária, principalmente se os alimentos forem frescos. Se cozinhar para mais dias, pense em congelar em pequenos potes o que for usar mais no fim da semana.
2º - Aproveite cascas, sementes e talos para fazer receitas, especialmente se forem orgânicos. Cascas de cebola e de beterraba e folhas da cenoura podem ser fervidas para um caldo de legumes; folhas de beterraba e cascas e sementes de abóbora dão aperitivos saborosíssimos quando assadas.
3º - Aquilo que realmente sobrou, como as cascas que foram fervidas ou partes sem aproveitamento, pode ser usado para fazer compostagem.

Vá de transparente
Uma dica interessante é colocar as sobras da refeição em potes de vidro ou transparentes, assim fica mais fácil identificar o que tem na geladeira para você aproveitar. Além disso, evite colocar esses potes no fundo da prateleira, assim você não esquece que tem comida boa lá. Use e abuse da sua criatividade na hora de usar o “restôdontê” para inventar novos pratos. Conforme os alimentos forem diminuindo dentro dos potes, troque para recipientes menores. Quanto menos espaço livre tiver dentro do pote, mais a comida vai durar.

Se você já adota essas práticas ou se conhece outras, comente aqui embaixo. Vamos espalhar o consumo consciente de alimentos e ajudar a reduzir os impactos ambientais na Terra. Um ecobeijo e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio