Conto de fadas no Bosque Alemão em Curitiba

Por Letícia Maria Klein •
26 fevereiro 2019
No último fim de semana estive em Curitiba para um casamento e aproveitei para conhecer dois parques: o Bosque Alemão e o Tanguá (tema do próximo post). Fiquei encantada com o Bosque Alemão, um local quase mágico que homenageia a literatura alemã de Goethe, Schiller, Thomas Mann e Brecht, entre outros poetas e escritores.

Caminho que leva ao lago no Bosque Alemão
Caminho que leva ao lago

O parque tem duas entradas, uma de cada lado do terreno, e a trilha entre elas, chamada Caminho dos Contos, é pontuada por quadros que retratam o conto de João e Maria (Hänsel und Gretel, no original), adaptado para poesia por Mila Behrendt. No meio do caminho tem a Casa da Bruxa, uma biblioteca administrada pela Secretaria Municipal de Educação que oferece contação de histórias para crianças em horários determinados.

História de João e Maria ilustrada e contada em poesia
História de João e Maria ilustrada e contada em poesia

Casa da Bruxa
Casa da Bruxa

O parque é cortado por córregos e tem lagos com peixes. Entrei pela parte de cima do parque, onde tem um mirante com uma linda vista da cidade e da floresta abaixo.

Outro lago no Bosque Alemão
Outro lago

Uma carpa no lago no Bosque Alemão
Uma carpa

Vista do mirante da Torre dos Filósofos
Vista do mirante

O caminho que liga as duas entradas do parque é pavimentado com pedras, então é bom tomar cuidado ao andar. A temperatura é fresca dentro do bosque, pois as florestas são reguladores de temperatura (as árvores transpiram oxigênio e geram sombra). Tem muitas espécies de árvores, arbustos, animais e fungos.

Duas espécies de fungo e duas vegetais
Duas espécies de fungo e duas vegetais

Ponto de vista de um abraço com a árvore
Ponto de vista de um abraço

Encontro com uma árvore
Encontro com uma árvore

Encontro com outro árvore
Encontro com outro árvore

De acordo com informações do site da cidade de Curitiba, o parque está numa área de fundo de vale com 38 mil metros quadrados no Jardim Schaffer, que tem seu nome herdado da família que ali morou no século 20. O bosque é uma homenagem à cultura germânica e à etnia que se estabeleceu na cidade a partir de 1833.

Início do Caminho dos Contos
Início do Caminho dos Contos

Uma curva no Caminho dos Contos
Uma curva no Caminho dos Contos

Na entrada alta do parque está o Oratório de Bach, uma réplica de igreja presbiteriana neogótica que tem uma sala de concertos, lanchonete com produtos típicos, guarda municipal e banheiros. Do jardim em volta, uma passarela segue até o mirante situado sobre a Torre dos Filósofos, com 15 metros de altura.

Torre do mirante
Torre do mirante

Réplica da igreja e escada de água
Réplica da igreja e escada de água

A descida da torre leva até o caminho que termina no outro lado do parque, que fica na parte baixa do terreno. Aqui tem um pórtico que reconstitui o frontão da Casa Milla, construída no início do século na Rua Barão do Serro Azul, e representa um dos principais estilos arquitetônicos da imigração alemã, sendo que a varanda presente no pórtico é a original.


Pórtico alemão
Pórtico alemão

Serviço:
Localização: Rua Francisco Schaffer, Rua Nicolo Paganini, Rua Franz Schubert
Bairro: Vista Alegre, em Curitiba
Ano de inauguração: 1996
Acesso: gratuito
Algumas espécies animais: morcego, gambá, sabiá, beija-flor, pula-pula, bispo, limpa-folhas.
Algumas espécies vegetais: canela, espora-de-galo, guabiroba, açoita-cavalo, miguel pintado, timbó, pitangueira, paineira e algumas espécies introduzidas, como o pinus.
Contatos: 41 3568-1087, fsbosquealemao@sme.curitiba.pr.gov.br

Mapa do Bosque Alemão
Mapa do Bosque Alemão

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio