6 dicas para reduzir o consumo de energia elétrica no verão

Por Letícia Maria Klein •
02 fevereiro 2019
Se você tem aparelho de ar condicionado em casa, a sua fatura de energia elétrica deve ter sido maior nestes meses de verão. O consumo é alto devido ao calor escaldante que está fazendo, mas não tem como não usar, a peça já virou necessidade e sinônimo de bem-estar (especialmente se você mora no Vale do Itajaí, onde passa dos 40ºC e quase não tem vento). Então, o que você pode fazer para economizar dinheiro na fatura nesta estação do ano? Vamos às dicas!


Portas e janelas fechadas
Fechar o ambiente enquanto o aparelho de ar condicionado estiver ligado reduz o consumo de energia elétrica, pois a máquina atinge a temperatura programada mais rápido e opera numa faixa de estabilidade. Se você utiliza o ar condicionado à noite para dormir, mantenha o seu quarto fechado durante o dia também. Você vai perceber que o ambiente mantém um pouco do frescor e assim, será mais fácil para o aparelho refrigerá-lo na noite seguinte, o que vai economizar energia. Fechar cortinas e persianas também ajuda a manter o calor do lado de fora da casa e a temperatura amena no lado de dentro.

Aparelhos eficientes
Quanto mais perto do começo do alfabeto estiver a classificação do eletrodoméstico pelo Inmetro, melhor. Um aparelho com Selo Procel A é mais eficiente e econômico do que B e assim por diante. O selo foi instituído no país por Decreto Presidencial em 08 de dezembro de 1993 e indica os produtos com melhores níveis de eficiência energética em cada categoria. Assim, quando precisar comprar qualquer eletro leve em consideração a classificação. O investimento inicial pode ser maior, mas compensa pela economia que vem depois e que em poucos anos se paga. Alguns aparelhos, como geladeira e condicionador de ar, possuem uma tecnologia chamada inverter, que economiza energia.

Temperatura ideal
Quanto mais quente no lado de fora, mais energia o aparelho utiliza para tentar atingir a temperatura programada. Por isso, selecione sempre a temperatura de conforto, que é em torno de 23ºC. Colocar o condicionar de ar em 17ºC não fará com que ele refrigere o ambiente mais rápido. O que acontece é que ele vai trabalhar em potência alta por mais tempo até atingir a temperatura. Ou seja, vai gastar mais energia. Independentemente da temperatura selecionada no controle remoto, o aparelho sempre vai trabalhar em potência máxima até atingir aquela marca. Depois que atinge, a máquina consome menos energia para manter o ambiente refrigerado.

Programação no controle
Aparelhos de ar condicionado costumam ter uma função que permite você programar horários para a máquina ligar e desligar, o que pode ser um aliado na economia de energia. Você pode programar o desligamento dele, por exemplo, de 15 a 30 minutos antes de acordar. A mesma regra vale para quando sair do trabalho, por exemplo. Desligue o ar um tempinho antes, pois o ambiente mantém a temperatura até o momento de você ir embora.

Telhado verde
Se você mora em casa, que tal cobrir seu telhado com plantas baixas e flores, se for plano, ou gramíneas, se for inclinado? Uma pesquisa da Universidade de São Paulo revelou que telhados verdes reduzem a temperatura em até 5º C dentro da construção e aumentam a umidade relativa do ar em até 15% em relação às construções com cobertura de concreto, o que aumenta a eficiência energética. Se o ambiente interno está mais fresco, o aparelho de ar condicionado precisa trabalhar menos para resfriar os cômodos, o que economiza energia. Dependendo da temperatura, você nem precisa usar o condicionador de ar ou o ventilador.


Lâmpadas LED
Um dos objetivos do horário de verão é fazer as pessoas aproveitarem mais a luz solar e assim reduzir o consumo de energia elétrica. Aliado ao uso de lâmpadas LED (um diodo emissor de luz), a economia é maior ainda. Essas lâmpadas são mais econômicas e sustentáveis do que incandescentes e fluorescentes. Somente 10% da eletricidade que passa pela incandescente vira luz, enquanto os 90% são perdidos na forma de calor, por isso ela esquenta muito. As fluorescentes são mais econômicas, mas têm mercúrio na composição, o que as torna perigosas. Já as LEDs produzem a mesma quantidade de luz utilizando menos energia e praticamente não gerando calor, por isso são sinônimo de eficiência energética. Uma lâmpada LED é, pelo menos, três vezes mais econômica do que uma incandescente, além de mais resistente.

Você já segue alguma dessas medidas para reduzir o valor da sua conta de energia elétrica no verão? Tem alguma outra dica? Comente aqui para aumentarmos lista. Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio