Como eu faço para não usar papel higiênico no banheiro

Por Letícia Maria Klein Lobe •
08 fevereiro 2019
Conseguimos aproveitar quase todos os resíduos gerados no dia a dia. A maioria das embalagens é passível de reciclagem e os orgânicos podem ser compostados. Mas ainda sobram os rejeitos, que não tem potencial de aproveitamento. Em casa, o papel higiênico usado no banheiro ocupa posição de destaque nessa categoria. Não tem jeito, vai para o aterro sanitário. Qual a solução? Não use!

Como assim? Como vou me limpar no banheiro sem o bendito papel higiênico? É simples, na verdade. Use água e um paninho. Como se fazia antigamente (aliás, os rolos de papel higiênico só passaram a ser comercializados no século 19). Em casa, nós instalamos uma duchinha ao lado do vaso sanitário e eu deixo uma toalhinha pendurada no suporte do papel higiênico, que tem duas hastes (uma delas continua sendo para o papel, pois meu noivo usa normalmente). Então, quando faço uso do vaso sanitário, lavo e seco com a toalhinha. A cada dois ou três dias eu troco, deixo aquela de molho e lavo depois com as roupas.

Ah, mas assim gasta mais água! A fabricação do papel higiênico gasta muito mais. A árvore utilizada para fazer papel é o eucalipto, proveniente de grandes plantações. Essa espécie consome tanta água que é usada para drenar pântanos! Cada rolo demanda 140 litros de água para ser feito! Tem ainda outros impactos no processo, como emissão de gases de efeito estufa com o transporte das árvores, branqueamento, poluição por produtos químicos e desmatamento de áreas de vegetação nativa para plantio de eucalipto.

Neste artigo sobre o uso do papel higiênico no mundo, impactos e soluções (em inglês), se o papel higiênico fosse substituído por água para higienização, o consumo do produto cairia entre 50% e 90% somente nos EUA. Lá, isso evitaria o corte de 54 milhões de árvores por ano e reduziria o consumo de água: a média de uso do estadunidense é de 57 folhas de papel higiênico por dia, o equivalente a 3,7 litros de água. Se usar somente a duchinha, o uso de água diário cai para 110 ml.

Não tenho ducha, não tem como instalar, não tenho dinheiro agora, como faço? Você pode deixar uma garrafinha de água ao lado do vaso sanitário. Vai servir da mesma forma. Algumas casas ou apartamentos mais antigos talvez tenham bidê (quase um vaso sem descarga e sem tampa, com torneiras e esguichos de água), que é usado para lavar partes íntimas e pés.

Talvez você leve uns dias para pegar o seu jeito, mas depois vai perceber que o tempo usado nos dois processos é praticamente o mesmo; às vezes é até mais rápido usar água e pano do que ficar usando várias vezes o papel higiênico, especialmente depois do número dois. Prático, rápido, sem lixo e sustentável. Que tal testar? Depois comente aqui se deu certo. Um ecobeijo e até breve!

Ducha higiênica e toalhinha no banheiro
Ducha higiênica e toalhinha no banheiro. Dentro do lixeiro, um saco de papel.

7 comentários:

  1. Oi, estou utilizando paninhos para o xixi, mas ainda uso papel para o número dois. Vou tentar a sua dica. Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Que bom que o post ajudou. Obrigada por comentar. =)

      Excluir
  2. Anônimo1/15/2021

    Olá! Como fica durante o período menstrual?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eventualmente eu utilizo papel higiênico durante o período, mas o fato de eu utilizar coletor menstrual (não absorvente descartável) e o chuveirinho me ajuda a evitar o papel. =)

      Excluir
  3. Adorei a ideia! Aqui já tem a duchinha,já comprei os paninhos! O planeta agradece né!
    Qual tipo de paninho você usa? Os mesmos tecidos de toalha de rosto? Comprei uma de microfibra e fiquei na duvida se serviria tbm.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Jô, tudo bem? Que legal que você gostou e já aderiu à ideia! Eu uso toalhinhas de mão, que tem o mesmo tecido de toalhas de tosto, mas são bem menores. Você também pode fazer as suas toalhinhas com retalhos de tecido, como os guardanapo de pano. Depois me conta se as de microfibra funcionam também. Obrigada por comentar. =)

      Excluir
  4. Anônimo6/08/2022

    Faz anos não uso papel higiênico para a número dois, saio do vaso direto para o banho no box. Vai da pessoa tentar educar o intestino e ir defecar no horário antes do banho diário, o Planeta agradece.

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio