Encheu a caixa digestora! Hora de trocar – Meu santo composto #5

Por Letícia Maria Klein •
29 março 2019
O meu minhocário tem três caixas, que é a estrutura mínima: duas digestoras, onde ficam as minhocas e outros bichinhos, e uma coletora, onde cai o biofertilizante derivado da decomposição dos alimentos. Há alguns dias, a caixa digestora de cima ficou cheia e eu precisei trocar de posição com a de baixo.

Caixa digestora cheia, sem a camada de folhas secas
Caixa digestora cheia, sem a camada de folhas secas

Composto retirado do minhocário pronto para uso, no pote à direita
Composto retirado do minhocário pronto para uso, no pote à direita

No período que a caixa de cima levou para encher, o conteúdo da de baixo já tinha ficado menor, mais decomposto. Para tirar parte desse composto, coloquei a caixa no sol para que as minhocas fossem para o fundo e eu conseguisse pegar a parte de cima do adubo sem levar minhocas junto. Não tinha problema levar algumas, já que eu usei o adubo nas minhas plantinhas, mas eu prefiro deixá-las no minhocário.

Coloquei um balde embaixo da caixa para o caso de minhocas quererem atravessar os buracos da caixa, mas nenhuma quis
Coloquei um balde embaixo da caixa para o caso de minhocas quererem atravessar os buracos da caixa, mas nenhuma quis

Quando você fizer esse procedimento com o seu sistema, sugiro deixar a caixa com o composto por uma ou duas horas no sol e tirar o conteúdo enquanto a caixa está no sol, pois as minhocas vão estar no fundo e conforme você vai tirando mais terra, elas vão descendo. Eu acabei saindo de casa no dia em que deixei a caixa digestora no sol e quando voltei já não tinha mais luz sobre ela, então as minhocas subiram de novo para a superfície e foi mais difícil tirar o composto sem elas. Outra vantagem de deixar no sol é que o composto seca um pouco e fica mais fácil de manusear.

Alguns resíduos orgânicos ainda estavam inteiros ou detectáveis, como casca de pinhão, de ovo e de pistache, ponta do cacho de banana e semente de manga. É normal, pois esses resíduos levam mais tempo para se decompor devido ao tamanho e composição. Eles podem ir junto com o adubo para as plantas ou jardim, pois vão terminar de se decompor lá. Se você quiser tirar quase todo o composto (é bom deixar uma base para cobrir os buracos da caixa), coloque a caixa cheia embaixo da que tem o adubo, assim as minhocas vão conseguir passar pelos buracos do fundo para a caixa debaixo conforme você vai tirando a terra.

Composto que ainda ficou na caixa, como semente de manga,  casca de ovo e ponta do cacho de banana
Composto que ainda ficou na caixa, como semente de manga,
casca de ovo e ponta do cacho de banana

Caixa digestora de volta ao minhocário com uma nova camada de resíduos orgânicos
Caixa digestora de volta ao minhocário com uma nova camada de resíduos orgânicos

Como está a sua compostagem doméstica? Já trocou as caixas de ordem? Conte aqui como está sendo sua experiência.

Um ecobeijo e até breve.

6 comentários:

  1. anasgandara@gmail.com7/06/2020

    Parabéns pela matéria, adorei!!!
    Gostaria de tirar uma dúvida, tenho uma composteira quádrupla e a 1ª caixa digestora está cheia, não sei como devo trocar, se com a 2ª ou 3ª posição.
    Só encontro tutorial de composteiras triplas, que tem a 2ª posição como única opção de troca, uma vez que a 3ª é do chorume.
    Agradeço desde já

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana!
      Na composteira com mais de duas caixas digestoras, todas as caixas precisam passar por todas as posições, assim todas terão o mesmo ciclo de tempo. Então na hora da troca, você coloca a de cima no lugar da terceira; a terceira vai subir para a segunda posição (ficando no meio); e que estava em segundo vai ficar no topo.
      Obrigada por comentar! Abraço.

      Excluir
  2. Olá, amei as dicas porém tenho uma dúvida com as minhas digestoras. A de cima ja encheu e em baixo ja não tem mais comida alguma, nem as folhas. Porém as minhocas ainda não subiram pra de cima. Minha pergunta é: posso mudar as caixas de posição sem que elas tenham migrado ainda?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem?
      Obrigada pelo comentário. Você viu se os buraquinhos do fundo da caixa de cima estão desobstruídos, para que as minhocas possam subir? Talvez seja isso. O tipo de alimento que está na caixa de cima também pode estar afastando as minhocas. Você está evitando carnes, doces e gorduras? Vale observar nos próximos dias. Algumas minhocas sempre ficam na caixa de baixo, mas a maioria sobe. Talvez elas estejam ainda na base da caixa de cima, e com o tempo elas vão subindo para comer os orgânicos recém colocados.
      Espero ter ajudado.
      Abraço!

      Excluir
  3. Fiz minha composteira faz exatos dois meses e 20 dias, estou no segundo balde, hoje fui ver e já tem um pouquinho do fertilizante liquido, estou muito feliz, e assim que encher a segunda caixa eu tenho que tirar o husmus que foi produzido, essas dicas foram muito ótimas, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que as dicas tenham te ajudado! Obrigada por comentar, boa sorte com a composteira!

      Excluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio