Um paredão de pedra no Parque Tanguá em Curitiba

Por Letícia Maria Klein •
01 março 2019
Outra área verde que visitei durante minha ida a Curitiba no último fim de semana foi o Parque Tanguá. Fiquei maravilhada com o lugar e a vista da floresta abaixo, a 65 metros de altura. O lugar é muito lindo, me encantei!

Vista da floresta no Parque Tanguá
Vista da floresta no Parque Tanguá

O parque localiza-se nas antigas pedreiras da família Gava no Rio Barigui, entre as cidades de Curitiba e Almirante Tamandaré, segundo o site da cidade. Foi inaugurado em 1996 (como o Bosque Alemão) no lugar de uma usina de reciclagem de caliça e lixo industrial que estava planejada para funcionar ali.

Dentro do parque, o Jardim Poty Lazzarotto tem canteiros de flores e espelhos d’água em estilo francês. Na ponta, foi construído um terraço de três andares com vista para a lagoa que se forma a partir do Rio Barigui. O terraço tem decks, bistrô, banheiros, loja e torres para observação (onde venta muito!). O nome do jardim é uma homenagem ao artista plástico Napoleon Potyguara Lazzarotto, curitibano falecido em maio de 1998, ano de criação desta parte do parque.

Fonte e terraço de três andares no Jardim Poty Lazzarotto
Fonte e terraço de três andares no Jardim Poty Lazzarotto

Jardim Poty Lazzarotto
Jardim Poty Lazzarotto

Jardim Poty Lazzarotto
Jardim Poty Lazzarotto

Flores no Jardim Poty Lazzarotto
Flores no Jardim Poty Lazzarotto

O jardim fica na parte de cima do Tanguá, com vista para o lago e a floresta. Pode-se descer a pé ou de carro até o deck, de onde tem-se a vista do paredão de pedra e da cascata que passa pelo terraço no topo. Tinha tanto vento naquele dia que a água caía em diagonal.

Paredão de pedra no Parque Tanguá, com túnel aberto na rocha e a passarela.
Paredão de pedra, com túnel aberto na rocha e a passarela.

Terraço no topo do paredão de pedra com cascata
Terraço no topo do paredão de pedra com cascata

Cerca viva no trajeto para o deck
Cerca viva no trajeto para o deck

Há ainda pista para corrida e caminhada, ciclovia e um túnel artificial aberto na rocha que permite a passagem para a lagoa. Tem uma passarela que segue a lateral da rocha para as pessoas fazerem a travessia a pé. Uma das placas informativas do parque diz que a travessia pode ser feita de barco e deve ser agendada. Quero fazer esse passeio numa próxima vez.

Quando você estiver em Curitiba, programa-se para visitar o Parque Tanguá, com certeza um dos lugares mais bonitos da cidade.

Serviço:
Localização: Rua Oswaldo Maciel
Bairro: Taboão/Pilarzinho
Ano de implantação: 1996
Acesso: gratuito
Fauna: pato silvestre, morcego, gambá, tatu, cisqueiro, pavó, quero-quero, frango-d’água, jaçanã, marreca ananaí, socó-dorminhoco, joão-de-barro, sabiá-laranjeira, bem-te-vi, parelheira, cobra-d’água, boipeva, jararaca, teiú, cágado-cabeça-de-cobra.
Flora: branquilho, veludo, maria-mole, cambuí-do-brejo, embira-branca, baga-de-pombo, tarumã, aroeira, congonha, corticeira-do-brejo, bromélia, cambuí-manchado, miguel-pintado, mamica-de-porca, araucária, canela, pessegueiro-bravo, bugreiro, carvalho, cafezeiro-bravo, erva-mate, imbuia, sassafrás, camboatá, pinheiro-bravo, caúna, guaçatunga, bracatinga.
Horário de funcionamento: parque, diariamente das 8h às 18h; bistrô, diariamente das 9h às 21h.

Mapa do Parque Tanguá
Mapa do Parque Tanguá

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio