8 formas de conservar e economizar água

Por Letícia Maria Klein •
22 março 2019
O Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1992 para conscientizar as pessoas e reforçar a necessidade de consumir água conscientemente. Temos várias maneiras de fazer isso no nosso dia a dia, tanto de forma direta quanto indireta. Fiz uma lista com oito atitudes que você pode adotar para cuidar da água:

- Não desperdice. Tomar banhos curtos (de até 10 minutos), fechar o chuveiro para se ensaboar e lavar o cabelo, fechar a torneira da pia enquanto escova os dentes, ensaboa a louça ou para se barbear e aproveitar a água da chuva são algumas formas de aproveitar toda a água que você paga.

- Não jogue nada no vaso sanitário. Papel higiênico, absorvente, fio dental, fralda e até comida figuram entre os itens que algumas pessoas jogam no vaso sanitário. Tudo isso contribui para o entupimento da tubulação ou a saturação dos filtros e grades nas estações de tratamento de esgoto. Por isso, deixe somente os números 1 e 2 irem por água abaixo.

- Remédios e óleo de cozinha usado também estão na lista de coisas que são descartadas na pia ou no vaso e que contaminam muito a água. Quando quiser descartar medicamentos, leve-os até uma farmácia. A maioria já tem coletores especiais para esses resíduos. No caso do óleo de cozinha, coloque numa garrafa pet e leve a um ponto de coleta. É bem comum supermercados terem pontos de entrega voluntária de óleo de cozinha.

- Prefira roupas de fibras naturais às sintéticas. Cada vez que lavamos roupas sintéticas, que têm fibras de plástico originadas do petróleo, as fibras se soltam e vão parar nos rios e oceanos, contribuindo para a massa de plástico que contamina e provoca a morte de milhares de animais marinhos. 

Imagem relacionada

- Não jogue nada de lixo na rua. Essa é velha, mas é pelo mesmo motivo descrito acima: a chuva leva tudo para o bueiro e o lixo segue até o oceano, aumentando o problema do plástico no mundo.

- Seja um consumidor consciente. Tudo que consumimos, de alimentos a roupas, móveis, eletrodomésticos, objetos de decoração e papelaria, precisou de água para ser fabricado, além de eletricidade e outras matérias-primas. Assim, quando consumimos somente o necessário, estamos poupando água e diminuindo a demanda por extração de bens naturais.

- Não desperdice alimentos. Cerca de 40% dos alimentos produzidos no mundo são perdidos ao longo da cadeia produtiva. Com eles, muita água se perde também. Consumir todos os alimentos que você compra ou coloca no prato é uma forma de poupar água.

- Faça compostagem. Transformar os resíduos orgânicos em adubo na sua casa diminui a pilha de resíduos que vai para o aterro sanitário. Lá, todo aquele lixo misturado produz chorume, que é um líquido tóxico derivado da decomposição de rejeitos, recicláveis e orgânicos que estão enterrados. O aterro tem uma manta de contenção, mas o chorume eventualmente pode vazar. Lixões e aterros controlados não têm métodos de impermeabilização do solo, então o chorume percola e contamina os lençóis freáticos. Compostar os orgânicos diminui a pilha de lixo nesses locais e, consequentemente, o potencial de contaminação do ambiente.

Feliz dia da água todos os dias!

Um ecobeijo e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio