Compostagem no Hotel Sesc – Tour lixo zero em Florianópolis #1

Por Letícia Maria Klein •
12 março 2019
De 7 a 9 de março eu participei do II Encontro dos Embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil, em Florianópolis, SC. O primeiro dia foi dedicado a um tour para conhecer locais que estão gerenciando seus resíduos de forma a diminuir o que enviam para o aterro sanitário. Conhecemos o sistema de compostagem do Hotel Sesc, a gestão de resíduos do aeroporto de Florianópolis, o programa “Universidade lixo zero” da Udesc e o restaurante Origem, o primeiro lixo zero do Brasil. Neste primeiro post sobre o tour, venha comigo conhecer a compostagem do Hotel Sesc.

A rede de hotelaria do Sesc em Santa Catarina desenvolve uma iniciativa fantástica de compostagem dos resíduos orgânicos dos seus restaurantes. O adubo e o biofertilizante são depois usados nos jardins da própria rede e doados para projetos, parceiros e comunidade em ações de educação ambiental.

A compostagem é feita em leiras, que vão sendo erguidas com palha, serragem e resíduos orgânicos, num processo termofílico (o mesmo da composteira seca) em que a decomposição é feita por bactérias aeróbicas num ambiente em torno de 65°C. Para coletar o biofertilizante (produzido em grande quantidade nesse processo, ao contrário da compostagem seca feita em casa), é construída uma calha inclinada embaixo da leira, no solo, que leva o líquido até uma caixa coletora enterrada. Esse processo permite que resíduos orgânicos de vários tipos, incluindo carnes e cozidos, sejam compostados.

Leiras

Leiras

Os materiais secos utilizados na compostagem são doados por parceiros. A palha é conseguida na Ceasa (Central de Abastecimento do Estado de Santa Catarina) e a serragem vem da Sociedade Hípica Catarinense. A palha é utilizada na parte externa da leira, pois suas fibras longas ajudam na sustentação. A serragem é utilizada no interior como camada entre os resíduos orgânicos para conferir o carbono necessário ao processo de decomposição. Também podem ser usadas folhas secas junto com a serragem, a diferença é que elas tem menos carbono do que a madeira.

Leira aberta. A palha está ao lado e no centro vê-se a serragem cobrindo pilha. Dá para ver o vapor quente emanando do topo
Foco na serragem que cobre os resíduos orgânicos

Ao contrário da composteira seca doméstica, não é necessário mexer nesta leira para promover a ventilação. A aeração dela é passiva, ocorre naturalmente através da estrutura de palha por fora e serragem no lado de dentro. A leira fica sempre coberta com palha. Para colocar os resíduos orgânicos, a palha é retirada, os resíduos são espalhados e cobertos com serragem. Para finalizar, coloca-se a palha novamente no topo. São colocadas de 25 a 35 bombonas de alimento por dia, cerca de 350 quilos. Cada leira recebe alimento uma vez por semana. A temperatura mínima é de 65°C e a máxima já registrada foi de 79°C. A temperatura do ambiente não influencia a temperatura interna.

Durante a visita guiada, os participantes puderam participar do processo, colocando os resíduos das bombonas na leira. Uma próxima etapa no projeto é a instalação de um reservatório térmico para acondicionar água para lavar as bombonas, sendo que a água utilizada será aquecida por meio de serpentinas colocadas no interior das leiras.

O guia explica o processo de compostagem no Hotel Sesc
Participantes colocando resíduos orgânicos na leira

Em 2018, foram compostados 138,9 toneladas de resíduos orgânicos, que geraram 56,4 toneladas de composto orgânico e 9.500 litros de biofertilizante nos hotéis da rede no estado. O composto é utilizado nos jardins e distribuído em forma de amostra em ações de educação ambiental e doações de maior volume para projetos parceiros, particulares e instituições. A visita ao sistema de compostagem também faz parte das ações de educação ambiental do Sesc, que impactaram mais de 30 mil pessoas no ano de 2018 segundo o balanço social divulgado no início do mês.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio