Embalagem de alumínio ou isopor? Se puder escolher, coma no restaurante

Por Letícia Maria Klein Lobe •
09 julho 2013
Seria o ideal, com certeza. Maaaas, nem sempre é possível almoçar ou fazer um lanche no local que oferece a comida, então acabamos utilizando as embalagens de isopor ou alumínio para levar a refeição para casa. Às vezes, nem é a porção inteira: quando comemos no restaurante e sobra comida, também levamos pra casa (eu pelo menos levo, detesto ver comida indo para a lata de lixo). E quando você pede comida em casa, onde que ela vem, mesmo? Pois é, nas tais “marmitas” de plástico ou alumínio. Invariavelmente, acabamos nos deparando com elas vez ou outra. 

A parte boa? Tanto as embalagens de alumínio quanto as de isopor são recicláveis. Totalmente reaproveitáveis. Como diria um antigo professor de história, “Legal, né!”. Sim, bastante. Ah, importante lembrar! Para ser reciclada, a embalagem precisa estar limpa, sem restos de comida. Só tirar o que ficou de alimento e dar uma enxaguada, sem sabão mesmo. É coisa rápida e faz uma baita diferença! Na minha visita ao centro de reciclagem aqui em Blumenau, alguns materiais que foram descartados como rejeitos (destino: aterro sanitário) poderiam ter sido reciclados se estivessem limpos. 

Agora a parte ruim. As embalagens são recicláveis QUANDO existe o processo de reciclagem onde você mora e quando existe um mercado de reciclagem para esses produtos. Em Blumenau, por exemplo, são reciclados apenas os recipientes de alumínio. Os de isopor vão para o aterro sanitário. Agora a pior parte: o tempo de decomposição do isopor é... indeterminado! Ele leva tanto tempo pra se decompor que não se sabe quanto. Alguns autores dizem 600 anos, mas não há um consenso. Por isso, quando puder escolher, prefira as “marmitas” de alumínio. 

Imagina esse isopor na natureza por centenas... 
centenas... centenas... de anos

Como me explicou Luiz Eduardo, da gerência de resíduos sólidos do Samae (Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto), o processo de reciclagem do alumínio é mais comum, porque é mais simples implantar um sistema automático que separa o metal (ferroso e não ferroso) do que o plástico (isopor é plástico, é o nome comercial de poliestireno expandido – EPS). Além disso, o alumínio é mais fácil de ser amassado, ocupando assim menos espaço. No caso do isopor, questão de espaço é um problema. E, caso não haja reciclagem na sua cidade e tudo vá para aterros sanitários, o alumínio é melhor do que o isopor, pois leva de 200 a 500 anos para se decompor. 

Agora pare e pense, você vê mais embalagens de “marmita” de alumínio ou isopor? Acho que você pensou isopor, assim como eu. A maioria dos restaurantes utiliza o isopor, é fato. Mas eu realmente não entendo por que: além da questão da reciclagem, o isopor é mais caro do que o alumínio! Depois que o Luiz Eduardo me falou, eu fui pesquisar e é verdade, as embalagens de isopor são mais caras que as de alumínio. Se fosse o contrário, eu até entenderia a preferência dos bares, restaurantes e serviços de entrega de comida pelo isopor. Mas não é!!!!! Vai entender!? 

Melhor que as embalagens de isopor

A diferença na quantidade de um material para o outro é visível na cooperativa de reciclagem aqui na cidade. O Recicla Blumenau recebe mais embalagens de isopor do que de alumínio, “com certeza” (palavras do Luiz). Em quis muito saber qual a quantidade de embalagens de cada material que eles recebem, mas não há dados quantitativos sobre isso. Tentei com o Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Blumenau e Região essas informações de quantas embalagens são utilizadas por dia, quantos estabelecimentos utilizam cada tipo e o porquê da preferência por isopor, mas a resposta que recebi foi “Infelizmente não temos dados estatísticos sobre este assunto.” 

Infelizmente mesmo, seria muito benéfico para o meio ambiente se todos os bares, restaurantes e similares passassem a usar apenas as embalagens de alumínio. Ainda mais numa cidade que recicla menos de 5% do lixo e neles não está incluso o isopor. Ainda; tenho fé de que as coisas vão mudar. Mas, contrariando o ditado, fé não move montanhas, quem se move é você. As ações e mudanças devem partir de cada um de nós. Você pode ajudar e a sua ajuda é mega benéfica para o meio ambiente! 

Vou te propor uma ação. Se você é chegado num desafio, encare como um. É tranquilo de fazer. Sabe aquele restaurante onde você sempre compra refeição ou aquele serviço de comida que você pede em casa? Que tal sugerir que eles utilizem embalagens de alumínio ao invés de isopor? Uma vez eu fiz isso num estabelecimento (a franquia Tropical Banana). Eles utilizam copos de isopor e eu sugeri utilizarem de plástico, que é mais fácil de reciclar. Coincidentemente, o atendente me disse que a filha dele tinha feito essa mesma proposta para a empresa, que estava estudando o assunto. Isso já faz uns dois anos e a última vez que eu fui lá (foi este ano ainda), estava tudo igual. Mas pelo menos testaram. Vai que muda? O importante é fazer a nossa parte. 

Comer no restaurante e pedir uma quantidade que não vá sobrar é sempre a melhor opção! Se não der, prefira o alumínio. Se o estabelecimento só tiver de isopor, sugira o alumínio. Se não surtir efeito, troque de restaurante (você pode estar rindo, mas é sério!). Eu ainda sou mais fã de outra ideia. O site da Veja replicou uma matéria do site Chow, especializado em comida, bebida e diversão, que deu nota para alguns tipos diferentes de embalagens. Adivinha a que eu mais gostei? A sua própria embalagem, claro, que você utiliza todo dia e não é descartável. Vai sair e precisa buscar comida? Leva o pote junto. Não gera lixo e não gasta energia com processo de reciclagem. Transporte de comida com o mínimo de impacto para o meio ambiente. Sustentabilidade na prática. ;)

Mas quando realmente não dá para evitar gerar? Veja neste post o que fazer com o isopor.



Bem melhor para o meio ambiente

Já que estamos falando de comida, veja o que fazer com as embalagens do seu delivery de comida em casa

15 comentários:

  1. Lourdinha12/03/2013

    OLá, como vai? gostei do seu texto, entre outros eu li "Alumínio ou isopor? Se puder escolher, coma no restaurante.." e achei muito bacana.
    Sempre tenho dúvida sobre quais materiais são realmente passíveis de reciclagem. Aqui em BH, acontece a coleta seletiva, de modo que separo as embalagens ( fatalmente acumulamos as tais embalagens) e papéis para serem recolhidas, pela prefeitura, às quartas-feiras...mas eu tenho muitas dúvidas sobre o que de fato deve ser separado para esse fim. Alguns supermercados oferecem espaço para depositarmos "os recicláveis", mas eu confesso que fico em dúvida se o material ali colocado está tendo uma bom destino mesmo, enfim se é uma atitude séria ou se vai acabar tudo em pizza, traduzindo no lixão... Eu me sinto mais à vontade e confiante entregando "os recicláveis" às pessoas que fazem coletas pela cidade, com aqueles carrinhos; elas vendem o que coletam e com isso conseguem uma renda, então eu acho que elas devem saber o que é realmente reaproveitado. Vou continuar lendo suas postagens. Abraços. Lourdinha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lourdinha!
      É verdade, não sabemos realmente quais materiais são recicláveis ou não. Alguns que achamos que não, são, mas por falta de mercado de reciclagem na cidade, acabam indo para os aterros, ou pior, para os lixões. É bom perguntar para quem coleta quais os materiais que eles aceitam como recicláveis. É bem bacana a iniciativa dos supermercados de recolher as embalagens recicláveis, aqui eu ainda não vi, mas é bom se informar sobre qual o destino dos materiais depositados ali, pra saber se a ação é legítima. Eles devem ter uma lista das cooperativas de catadores ou empresas de reciclagem para as quais enviam. Entregar diretamente para os coletores é bem legal também. O importante é separar o material reciclável. Mas temos que ter em mente que a reciclagem faz parte dos 3 Rs (reduzir, reciclar e reutilizar). Não basta só reciclar, é preciso reduzir a quantidade de lixo que produzimos e reutilizar os objetivos o máximo possível. ;)
      Ah, o site Planeta Sustentável publicou um manual de etiqueta e lá tem os materiais que achamos que são recicláveis e não são e vice-versa: http://planetasustentavel.abril.com.br/pdf/2013.pdf.
      Abraços, obrigada pelo comentário!

      Excluir
  2. Lourdinha12/06/2013

    legal, obrigada pela dica. abraços.

    ResponderExcluir
  3. Excelente muito bom mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigada, Leandro!
      Bem-vindo ao blog e volte sempre.

      Excluir
  4. Anônimo6/28/2015

    Que ótimo! Hoje descobri que marmitex é reciclável.
    Viram só? A ignorância não é um prato que devemos apreciar;
    informação é tudo.
    E como dizem: antes tarde do que nunca!!!
    Essa, pelo menos, morro de velho mas soube...
    Beijos à redatora.

    João Marcelo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, João.
      Devemos sempre procurar informação e conhecimento, mesmo!
      Obrigada por comentar.

      Excluir
  5. Olá ! Muito instrutivo ! Sou ecóloga, mascestou sempre aprendendo sobre questões ambientais. Participo de um projeto solidário “ Marmita com terço“ e as marmitas distribuídas, depois de consumidas, poderiam gerar renda para os moradores de rua, mas...
    Parabéns por se interessar pela “ nossa casa“ !
    Abraço ! Rachel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Rachel. Que legal que você participa desse projeto, quem sabe você consegue sugerir mudanças para torná-lo mais sustentável. Obrigada por comentar.
      Abraço.

      Excluir
  6. Oi, Letícia. Amei o seu artigo, pois estou pensando em abrir um restaurante de comidas caseiras com materiais fresquinhos e estava pensando em qual tipo de marmitex colocar, mas como sou muito ligada ao meio ambiente, resolvi descobrir o material que se decompõe mais rápido e você baita me ajudou.
    Sei responder o porquê de os restaurantes usarem mais embalagens de isopor mesmo sendo mais “cara” (isto, em tese e vou explicar o porquê de talvez não ser bem assim): as embalagens de metal são mais baratas, contudo não são práticas. Principalmente, se a pessoa tem uma produção de comida em larga escala. Para fechar mais rapidamente, eles precisam de uma máquina que faz essa função (tem as manuais e as automáticas), contudo eles perdem tempo, espaço na cozinha e dinheiro. Tendo em vista que ela precisa de manutenção e gasto no ato da compra da mesma.
    Já as de isopor são um pouco mais caras, mas são fáceis de fechar. Ganhando-se otimização de tempo e economia de dinheiro (fora que esteticamente a comida fica mais organizado e bonita nela por conta da sua rigidez e formato).
    Essa necessidade ecológica tá cada vez mais forte aqui dentro, então estou entre meu lado capitalista e meu eu ambiental brigando aqui dentro. Kkkkk
    A minha ideia para fazer uma redução de danos para o meio ambiente é a seguinte: cliente que for buscar comida comigo e levar seu próprio recipiente (depósito, panela e etc) ganhará desconto.
    Sei que vai dar certo, porque todo mundo ama desconto. Kkkkkkk
    Com essa ideia eu posso ajudar a reduzir quantidade de lixo e de quebra ainda economizo na compra desses materiais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Eduarda! Muito obrigada pelo seu comentário. Fico feliz que o artigo tenha te ajudado, e parabéns por buscar alternativas que sejam uma solução ambiental e econômica ao mesmo tempo. A ideia do desconto é ótima, ou mesmo um sistema de fidelidade. Você já pensou em algum sistema de logística reversa de embalagens ou opções de recipientes que sejam feitos com matéria-prima biodegradável? Aqui pode ter algumas inspirações para você: https://umsoplaneta.globo.com/busca?q=embalagens.
      Boa sorte no empreendimento!

      Excluir
  7. Anônimo6/15/2022

    Sou do Rio de Janeiro, irei fechar meu estabelecimento e trabalharei só com entregas...estou neste momento pesquisando a respeito de como posso fazer a minha parte, não quero carregar o peso de querer lucrar cada vez mais e ao mesmo tempo que estarei lucrando,estarei detonando o meio ambiente, já que trabalho com embalagens de isopor...se Deus quiser vou além do alumínio...mesmo que eu pague mais caro, estou pesquisando embalagens biodegradáveis...uma pena ser tudo tão caro!
    Mas acredito que junto com um delicioso sabor e um bom marketing, as coisas fluam bem. Boa sorte pra mim kkk

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bacana a sua iniciativa, parabéns! Existem hoje várias soluções em embalagens sustentáveis, torcendo para que você encontre um modelo que atenda à demanda do negócio com menos impactos ambientais.

      Excluir
  8. Anônimo8/30/2022

    Oi, leticia! Boa noite! Estou tendo dificuldade em achar um Lugar em Belém do Pará que receba as marmitas de alumínio. COmeçamos a separa-las no almoço da empresa. Mas o povo tem mania de colocar no lixo com resto de comida mesmo. O que você sugeria a fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, tudo bem? Que bom que vocês estão separando as embalagens pra reciclagem! De fato, pode ser difícil encontrar alguma recicladora, mas continuem buscando. Existe coleta seletiva na cidade? Vocês entraram em contato com a prefeitura para ver se tem empresas recicladoras cadastradas? Fizeram uma busca na internet por empresas na cidade ou região? Será que tem catadores de recicláveis que pegam esse material? Vocês podem começar uma campanha de conscientização na empresa, com alguns cartazes na cozinha e emails, para incentivar mais pessoas a separarem as embalagens. Se conseguirem juntar uma quantidade maior de embalagens, pode ficar mais fácil de agendar com alguém ou alguma empresa para retirar. Qualquer coisa, é só escrever de novo, vamos compartilhando. Boa sorte!

      Excluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio