Por isso, os principais desafios incluem a logística desse material, que é leve e volumoso, e o descarte correto pelas pessoas, como explica Luciana de Aguiar Fernandes em entrevista ao blog. Ela é analista de marketing da Termotécnica, empresa pioneira em reciclagem de isopor no Brasil, localizada em Santa Catarina.
Mas se você não mora nas cidades atendidas, o que você pode fazer com o isopor para não enviá-lo ao aterro sanitário, nem o lixão, nem qualquer ambiente natural? Afinal, isopor é um tipo de plástico, com origem no petróleo, que leva centenas de anos para se decompor na natureza. Sem mais demora, vamos às dicas de como evitar, reutilizar e reciclar o isopor.
Como evitar
A forma mais fácil para lidar com qualquer tipo de resíduo é não gerar o dito cujo. Considerando que o isopor que levamos para casa é geralmente uma embalagem, a solução é substituí-la por uma opção não descartável.
Para isso, tenha sempre com você, ou leve quando tiver a intenção de trazer algo para casa, um pote (existem opções retráteis) ou saquinho de pano para usar como embalagem de alimentos. Serve para quando você vai pegar comida no restaurante (daí você evita tanto a embalagem de marmita de isopor quanto a de alumínio) ou na padaria.
Quando estiver no mercado e quiser comprar algo que está embalado no isopor, veja se não tem o mesmo produto ou semelhante em uma embalagem que seja reciclada na sua cidade (como papel ou outro tipo de plástico) ou que você possa reutilizar em casa, como lata ou vidro.
Como reutilizar
Mesmo tentando evitar, às vezes acabamos gerando resíduo de isopor. Além de embalagem de alimento, ele é muito usado como proteção para equipamentos eletrodomésticos, como conservação e isolante térmico (caixas para gelar bebidas, por exemplo), entre outros usos.
Se você tiver bandejas ou blocos de isopor em casa, eles podem ser úteis para:
- Colocar em pedacinhos no fundo de vasos de plantas, no lugar de pedrinhas.
- Usar como estofamento de almofadas (triturado).
- Usar como enchimento de bonecos de pano, para quem trabalha com artesanato (triturado).
- Reutilizar como embalagem de alimento se você for buscar comida.
- Reutilizar como recipiente para outros objetos, depois de bem lavado.
- Usar como proteção em caixa de papelão quando você enviar algo frágil por correio ou fizer mudança (triturado ou em pedacinhos). No caso de enviar uma encomenda, é bom pedir para a pessoa guardar o isopor para usar da mesma forma no futuro, e não “jogar fora”.
Como reciclar
Neste mapa você pode procurar se tem algum PEV (ponto de entrega voluntária) de isopor na sua cidade ou região. A Termotécnica tem mais de mil pontos de coleta no Sul e Sudeste do país*. Se não encontrar, você pode entrar em contato com a prefeitura ou com o órgão responsável pela gestão de resíduos da sua cidade para saber se há coleta de isopor aí e qual cooperativa recebe o material.
Se você trabalha numa empresa em que há muita geração de isopor (especialmente de entrega de almoço), você pode organizar um ponto de coleta interno e levar periodicamente para a cooperativa (dependendo da quantidade, eles podem até buscar no local).
IMPORTANTE: antes de enviar o isopor para a reciclagem, lembre-se de tirar todos os restos de alimento. Quanto mais sujo o material, pior é a qualidade de produto final, por isso é importante que ele esteja limpo e seco.
Processo de reciclagem do isopor. Fonte: Termotécnica. |
Se essas dicas te ajudaram, comente aqui embaixo. Caso tenhas outras ideias para reutilizar isopor, compartilhe também.
Um ecobeijo e até breve!
*Em Blumenau, o ponto de coleta fica na Reciclagem Saturno.
Boa matéria, parabéns por disseminar esse conteúdo.
ResponderExcluirObrigada Thiago! =)
ExcluirBom!Porém falta detalhes para uso na construção civil como no concreto.
ResponderExcluirOlá, Trajano. Sim, acabei não comentando porque o foco é direcionado ao uso cotidiano do isopor por nós, consumidores. Mas obrigada por deixar aqui registrada essa outra solução. =)
ExcluirQuanto mais informação, menos poluição
ResponderExcluirObrigada,Letícia.
Muito obrigada, que bom que gostou!
ExcluirGostei muito da matéria.
ResponderExcluirQue bom, muito obrigada!
Excluirparabéns,pelo conteudo estou fazendo um trabalho sobre isopores usados na pandemia
ResponderExcluirObrigada! 🙂
Excluir