18 atitudes sustentáveis que economizam dinheiro

Por Letícia Maria Klein •
26 novembro 2020
Economia e ecologia tem tudo a ver uma com a outra! A ideia de que a sustentabilidade “atrapalha” o progresso não poderia ser mais falsa. Não é à toa que “O negócio é ser pequeno”, um dos principais livros sobre sustentabilidade já publicados, foi escrito por um economista, o britânico Ernst Friedrich Schumacher.

Para começar, os dois termos compartilham o radical “eco”, que significa casa em grego. Economia significa “gestão da casa”, enquanto que ecologia significa “estudo da casa”. Para cuidar do nosso planeta e seus bens naturais, precisamos conhecer e entender as relações interdependentes que existem entre todos os seres vivos e os ambientes e, consequentemente, conservar os habitats naturais e fazer um uso consciente e racional dos bens (água, energia, matéria-prima etc). 

Letícia segurando uma nota de 50 reais

Além de garantir a manutenção dos sistemas econômicos por mais tempo, a sustentabilidade prevê qualidade de vida para todos e redução de gastos. Então, vamos para a lista de 18 atitudes sustentáveis que economizam seu dinheiro no dia a dia.

  1. Compre em brechó: além de gastar menos dinheiro com roupas, calçados e acessórios, você aumenta a vida útil de peças que já estão no mercado, diminuindo a demanda de produção de produtos novos.

  2. Conserte roupas, calçados e acessórios: consertar costuma ser mais barato do que comprar algo novo e permite que você use por mais tempo aquilo que já tem em casa, sem precisar adquirir peças novas.

  3. Troque livros: você pode usar os sites Skoob e Livra Livro para trocar livros que você tem por outros que quer ler (neste caso, você envia e recebe os livros por correio, o que é bem mais barato do que comprar, mesmo que seja no sebo). Você também pode trocar seus livros no sebo da sua cidade, e neste caso você não gasta nada.

  4. Desligue aparelhos da tomada quando não estiver usando: essa atitude economiza até 30% na sua fatura de energia elétrica. Depois de usar o computador, aparelho de som ou televisão, tire o plugue da tomada.

  5. Solicite suspensão de serviços básicos quando viajar: sempre que estiver fora de casa por um período mais longo, você pode interromper os serviços de água, luz, telefone fixo e celular, televisão a cabo e internet da sua casa. Você pode suspender esses serviços uma vez por ano, sem custo.

  6. Tome banhos curtos e feche a torneira: você economiza água e de dinheiro ao mesmo tempo toda vez que fecha a torneira para escovar os dentes, fazer a barba e lavar a louça e sempre que toma banho de até 5 minutos (10 no máximo), fechando o chuveiro para se ensaboar e passar shampoo.

  7. Colete água do chuveiro: se você tem chuveiro a gás, em que a água quente demora para chegar, você pode coletar a água fria num balde e usar depois na descarga, para lavar roupa ou louça.

  8. Instale uma ducha higiênica no banheiro: assim você diminui (ou mesmo elimina) o consumo de papel higiênico e economiza dinheiro (além de não gerar embalagem).

  9. Utilize um coletor menstrual (se você é mulher, claro): é um produto reutilizável e muito mais econômico do que os absorventes descartáveis, além de não gerar lixo. Eu comprei o meu coletor por R$ 70 ou R$ 80 reais e uso há cinco anos. Sem mais gastos com menstruação!

  10. Lave roupa na máquina com água fria: algumas máquinas de lavar roupa têm entrada para água quente, mas usar água fria economiza energia, que por sua vez economiza dinheiro.

  11. Use lâmpadas LED: o diodo emissor de luz (tradução da sigla em inglês) é pelo menos três vezes mais econômico do que as lâmpadas incandescentes e não tem o mercúrio que existe nas lâmpadas fluorescentes, além de ser mais durável. Aproveitando, você sabe como descartar lâmpadas?

  12. Feche a porta quando o ar condicionado estiver ligado: isso reduz o consumo de energia elétrica porque a máquina atinge a temperatura programada mais rápido e opera numa faixa de estabilidade. Se você usa o ar condicionado enquanto dorme, mantenha a porta do quarto fechada durante o dia (com o ar desligado, por favor). O ambiente vai se manter fresco, e isso facilita a refrigeração do quarto na noite seguinte, o que economiza energia.

  13. Trabalhe e estude em ambientes onde entra luz natural: quanto mais luz solar você aproveita, menos energia elétrica você precisa para iluminar o ambiente onde está (trabalho, sala, cozinha, quarto etc).

  14. Tenha telhado verde ou com cor branca: se você mora em casa, você pode cobrir seu telhado com plantas baixas e flores ou com gramíneas, dependendo da inclinação. Telhados verdes reduzem a temperatura em até 5º C dentro da construção e aumentam a umidade relativa do ar em até 15% em relação às construções cobertas com concreto, o que aumenta a eficiência energética e reduz a necessidade de ar condicionado. A mesma lógica se aplica quando você pinta o telhado de branco, porque a luz reflete o calor de volta para a atmosfera. Em relação à instalação das plantas, tem empresas especializadas que fazem isso.

  15. Plante árvores no jardim e tenha plantas em casa: as árvores nos prestam muitos serviços ecológicos de graça que melhoram a nossa qualidade de vida. Em termos de economia de dinheiro, as plantas fazem sombra e evaporam água, o que aumenta a umidade relativa do ar. Isso deixa seu jardim, sua casa ou seu apartamento mais fresco, reduzindo a necessidade de ar condicionado.

  16. Compre alimentos que estão para vencer: existem mercados que dão desconto em produtos com vão vencer dentro de poucos dias e até mercados que só vendem produtos que estão com prazo de validade curto. Além de economizar dinheiro, você consome alimentos que ainda estão bons, mas que seriam descartados.

  17. Tenha horta em casa: você tem alimentos livres de agrotóxicos à sua disposição e ainda economiza na feira ou no mercado.

  18. Faça produtos de limpeza em casa: você pode fazer seu próprio vinagre de maçã, sabão líquido para lavar roupa, desinfetante e multiuso para limpar a casa. Com ingredientes básicos como álcool, vinagre e sabão de coco, entre outros, você consegue fazer quantidade muito maiores do que os produtos prontos do mercado, e economia dinheiro. Os blogues Uma vida sem lixo e Casa sem lixo tem várias receitas.   

Tem coisa, né? Ser sustentável não custa caro, não, na verdade diminui os seus gastos. Me conte aqui o que você já faz ou quer começar a fazer.

Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio