Os 5 Rs dos resíduos sólidos

Por Letícia Maria Klein •
20 novembro 2020
Os 3 Rs dos resíduos sólidos são bem famosos, e também já falei dos 10 Rs da sustentabilidade por aqui, que valem pra vida. Hoje eu quero te apresentar os 5 Rs dos resíduos, que estão previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos, lei 12.305/2019 (só que com um ou outro nome diferente). 

Letícia segurando um pote de vidro, uma maçã e uma sacola ecológica.
Aqui parece que só tem 3, mas na verdade tem 4 Rs

Recusar (não gerar)

O mais importante quando falamos em resíduos é a não geração. Afinal, o modo mais fácil de lidar com um problema é evitá-lo em primeiro lugar. Para isso, a gente deve usar o nosso poder de recusar para não produzir qualquer tipo de resíduo sempre que possível, mesmo que ele seja reciclável. Quando diminuímos a demanda, a pressão sobre a natureza também diminui.

Exemplos: recuse folhetos na rua, segunda via do cartão de crédito, fatura do cartão de crédito, embalagens (quando podemos comprar a granel), papel de presente (você pode embrulhar numa sacola ecológica), cartões de visita (dica da Bia Johnson: bata uma foto ou cadastre o contato no seu celular) e muito mais. Se você tem alguma sugestão, já deixe um comentário aqui embaixo.

Reduzir

Esse vem em segundo lugar na ordem de prioridade quando a gente fala em resíduos sólidos. Se não podemos evitar gerar, vamos reduzir a quantidade de lixo que geramos na nossa rotina. Essa ação também diminui a pressão sobre a natureza e a quantidade de resíduos que vai para o aterro sanitário.

Exemplos: use mais os meios digitais e menos papel; compre produtos do dia a dia em embalagens grandes em vez de várias pequenas; compre mais ingredientes e menos comida pronta (você consegue preparar mais refeições e ainda economiza). 

Reutilizar 

Com medalha de bronze, está o reutilizar. Antes de descartar qualquer produto ou embalagem, veja como você pode reaproveitar aquilo. Assim você aumenta a vida útil daquele objeto, diminui a quantidade de resíduos que encaminha para o aterro e evita comprar coisas novas que podem ser substituídas por aquilo que você já tem.

Exemplos: embalagem de vidro de requeijão vira copo, vidro de geleia vira pote para guardar comida, roupas velhas viram pano de chão, calça jeans vira bolsa, potes de plástico viram vasinhos de planta. Ai que festa da virada! A lista é longa aqui, é só usar a imaginação.

Reintegrar à natureza (tratamento)

Uso esse R para falar de compostagem, que é a transformação dos restos de comida (resíduos orgânicos) em adubo e biofertizante. Os orgânicos representam uma grande parte dos nossos resíduos diário e geram gás metano quando estão no aterro sanitário, o que contribui para o aquecimento global. Além de diminuir o que você envia para o aterro, fazer compostagem em casa te ajuda a prestar mais atenção na sua alimentação e gera nutrientes para suas plantas. 

Pegue tudo que for casca de fruta, sementes, talos e folhas de verduras, borra de café, folha de chá, casca de ovo, restinhos de cozidos e coloque no minhocário, composteira ou num buraco raso no jardim. Não pode colocar carne, doces nem gorduras. Quer saber mais sobre compostagem e como fazer? Tudo que você precisa está aqui na série “Meu santo composto”

Reciclar

É só nesse estágio que vem a reciclagem! E você achando que era a coisa mais importante, né? Já pensei isso também. Mas só depois de esgotadas todas as possibilidades de não geração, redução, reutilização e compostagem, é que chegou a hora de encaminhar o resíduo de volta para a indústria para ser reinserido na cadeia produtiva. Um dos maiores benefícios da reciclagem é diminuir a extração de matéria-prima e o uso de água e energia na confecção de produtos novos.

Entre em contato com a prefeitura, as cooperativas e as empresas de reciclagem da sua cidade para saber todos os itens que são coletados. De forma geral, a coleta seletiva aceita papel, plástico, vidro e metal, mas cada município tem as suas particularidades. Se você mora em condomínio, você pode organizar com os outros moradores um residuário, que é uma central de resíduos com o objetivo de facilitar a separação e a destinação de tudo que for reciclável. Já falei aqui no blog sobre o residuário do prédio onde eu moro e, a partir disso, eu escrevi um e-book sobre como montar um residuário no condomínio. Fica a dica para você conferir.

Já conhecia esses 5 Rs? Quais você já pratica? Comente aqui embaixo. 

Um ecobeijo e até breve!

2 comentários:

  1. Legal isso👏👏👏👏 gratidão por compartilhar

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio