12 vantagens do coletor menstrual de silicone

Por Letícia Maria Klein •
07 maio 2019
Desde 2015 eu utilizo um coletor menstrual de silicone em vez de absorvente descartável. Minha única reclamação é não ter descoberto essa revolução feminina antes! Fácil de usar, durável, reciclável e com valor de investimento que se paga em média em seis meses de compra de outros absorventes são algumas das vantagens.

Não gerar lixo é outro benefício maravilhoso, visto que uma mulher utiliza em média 17 mil absorventes descartáveis durante a vida e que levam pelo menos um século para começar a degradar. Fraldas levam 600 anos para se decomporem! Apesar de já existir reciclagem desses materiais absorventes (feita pelas empresas europeias Knowaste e Fater), o processo é caro e o mercado é muito pequeno. Ainda, a melhor forma de lidar com o lixo é não gerá-lo.

Coletor menstrual de silicone
Meu coletor menstrual de silicone e a caneca de ágata que utilizo para ferver o copinho

Desde que comecei a usar, percebi que o coletor menstrual tem muitas vantagens, veja só:

1 - Não gera resíduos durante seu uso. Nenhum.

2 - É totalmente reciclável, então pode descartar para a coleta seletiva sem medo (só verifique se a cooperativa de reciclagem recebe materiais de silicone).

3 - É fácil e rápido para inserir e remover (o coletor é usado internamente e fica na entrada do canal vaginal). O produto vem com um manual de instrução e tem vários vídeos na internet que explicam como colocar.

4 - Ao contrário dos absorventes externos descartáveis, não produz cheiro nenhum, pois o sangue não entra em contato com o ar.

5 - É higiênico pelo mesmo motivo descrito acima.

6 - O coletor pode ficar por até 12 horas no corpo, o que permite colocar de manhã antes de ir trabalhar e só retirar quando chegar em casa. A quantidade de vezes em que será necessário descarregar o copinho depende do fluxo da menstruação.

7 - É muito fácil de cuidar: basta lavar com sabão neutro sempre que retirar para esvaziar e antes de inserir novamente. No fim do ciclo, é só ferver numa caneca de ágata esmaltada por cinco minutos. O sangue vai no vaso sanitário mesmo.

8 - Dá uma sensação de liberdade tremenda, nem parece que você está naqueles dias.

9 -  É confortável. Não dá para sentir o copinho, pois ele é flexível e se ajusta ao corpo.

10 - Não vaza. Nem durante o sono.

11 - Dura cerca de 10 anos, então o investimento inicial que se paga em menos de um ano tem um excelente custo benefício.

12 -  Tem diversos modelos, cores e tamanhos diferentes para atender a todas as mulheres.

Algumas cidades têm pontos de venda do coletor, mas o comum mesmo é comprar pela internet. Algumas marcas do mercado são Holy CupInciclo (uso esta), Korui e Meluna. Vale pesquisar bem antes de escolher o seu, devido à diversidade de tipos. Se você ainda não tem, permita-se descobrir e usufruir essa maravilha feminina! Um ecobeijo e até breve.

2 comentários:

  1. Entendo perfeitamente vc querer estimular as mulheres a usar o copinho, mas tem umas coisas q precisam ser ditas. Estou entrando no meu décimo ano de uso do copinho e tenho algumas ressalvas: O fácil e rápido é depois da prática, nas primeiras vezes q usei foi bem tenso conseguir retirar. Já vi várias conhecidas desistirem depois do primeiro ciclo pq acharam complicado, então tem q insistir. Depois q vc pega o jeito, sim é fácil e rápido.
    Não vazar vai depender MUITO do seu ciclo, pode acontecer sim. Depois q parei de tomar pilula meu fluxo aumentou muito em alguns dias do ciclo e se não ficar atenta vaza.
    Uma coisa q pode ser complicada é se vc precisar esvaziá-lo em banheiro publico, talvez vc nao consiga lavá-lo e é ok inserir o copinho novamente sem lavá-lo, mas pode ter mulheres q não se sintam confortável de fazer isso num banheiro público.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Claudia. Tudo bem? Obrigada por compartilhar sua experiência. É diferente para cada pessoa, né. Como eu disse no post, o coletor foi uma revolução pra mim. Eu também demorei uns dois meses pra me acostumar bem, mas é só pegar o jeito (e ler o manual ajuda muito!). No banheiro público, é muito bom se a pessoa tiver uma garrafinha de água, assim ela consegue lavar o copinho dentro da cabine mesmo.

      Excluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio