Documentário: Professor Polvo [Resenha]

Por Letícia Maria Klein •
04 dezembro 2020
O oceano, berço da vida no planeta, é absolutamente fascinante. Cobrindo 2/3 da Terra, os oceanos são os maiores biomas do mundo, com milhares de criaturas especiais e ainda mais fascinantes. Indo bem além do encantamento, o oceano e suas espécies têm muito a nos ensinar, especialmente sobre relações. Essa é uma das conclusões a que chegamos ao assistir Professor Polvo (My octupus teacher), documentário sul-africano original da Netflix, produzido em parceria com Sea Change Project e Off the Fence, com direção de Pippa Ehrlic e James Reed.

Durante uma hora e meia, acompanhamos Craig Foster, um cinegrafista marinho e fundador do projeto Sea Change, durante seus mergulhos em uma floresta subaquática de algas na costa da Cidade do Cabo. Depois de quase ter um colapso mental por causa do trabalho, há 20 anos, Craig decidiu se mudar para o litoral com a família, revivendo assim sua infância perto do mar. O que ele mais queria era estar dentro da natureza, não mais separado como aconteceu depois que se tornou adulto. E foi daí que surgiu a ideia de mergulhar todos os dias. 

Capa do documentário Professor Polvo, que mostra o título e um polvo no mar

Foi a partir desses mergulhos que ele desenvolveu uma relação especial com um polvo, que ele depois descobriu ser uma fêmea. Durante quase um ano, ele acompanhou e registrou os encontros com o polvo, contando como os dois desenvolveram uma relação de amizade e carinho. Se você não sabe muito sobre polvos, vai ficar abismado com a espécie, que parece um alienígena, como Craig diz, mas que é muito parecida com a gente, humanos.

As imagens deste documentário são absolutamente encantadoras e nos dão a sensação de estarmos desbravando o oceano junto com o cinegrafista. Com dez minutos de rodagem, eu já estava lacrimejando. Se você nunca mergulhou no oceano, esse documentário vai te deixar com muita vontade de fazer isso. Sou a primeira da fila! Não sei como eu nunca me planejei até hoje para fazer isso, mas definitivamente está na lista de metas da vida.

Com uma narrativa simples e despretensiosa, “Professor polvo” é um documentário ambiental que sensibiliza e conscientiza por meio das próprias imagens, que são de uma beleza fenomenal, indo de aéreas a closes embaixo d’água, em vários ângulos diferentes. Longe de ser alarmista ou doutrinário, o discurso te toca porque é fruto da experiência de Craig. Combinando narração e formato entrevista com imagens subaquáticas, nós entendemos o que levou esse homem a fazer essa jornada e tudo que ele aprendeu nela ao lado do polvo. A trilha sonora original acompanha os sons do ambiente e dá o tom das cenas na medida certa, sem sensacionalismo, despertando as emoções que o próprio Craig sentia nos mais diversos momentos. Alegria, tristeza, tensão, conforto, saudade, está tudo lá. 

Craig segurando o polvo no colo
Craig e o polvo num momento de carinho
Quando nós nos dispomos a observar a natureza, aprendemos muito sobre a vida. Foi com a observação que Craig aprendeu não só sobre os polvos, mas também sobre o próprio ecossistema e sobre ele mesmo. Durante quase um ano, o polvo ensinou Craig a se relacionar melhor e a se sensibilizar mais com os outros, a superar as dificuldades, a ser resiliente e versátil, a brincar, a ser altruísta e a entender que sacrifícios às vezes são necessários. Sendo parte do oceano por algumas horas todos os dias, ele presenciou a preciosidade dos lugares selvagens, passou a se preocupar com os animais e a entender como a vida é vulnerável.

O segredo da harmonia está no equilíbrio, e é ele que precisamos buscar na construção de uma existência e de um planeta sustentável. Esse aprendizado está a nossa disposição 24 horas por dia, basta olharmos a nossa volta e prestarmos atenção. Se um polvo conseguiu fazer isso com Craig, imagine o que cada um de nós pode aprender com toda a natureza! Deixe o polvo te ensinar também. 


Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio