Sabão líquido feito em casa para lavar roupa

Por Letícia Maria Klein Lobe •
21 janeiro 2020
Um dos produtos mais fáceis e baratos de fazer em casa é sabão para lavar roupa. Já postei aqui no blog uma receita de sabão líquido para roupas, que também pode ser usado para louças e bancadas (bem multiuso, mesmo). Este aqui é ainda mais fácil de fazer e tão bom quanto. É ótimo para manchas, dependendo do tipo. Manchas de suor ou que surgem com o tempo pelo contato com o corpo, como de travesseiro, por exemplo, costumam sair depois de deixar umas horinhas de molho e esfregar. Anote aí a receita caseira:

Ingredientes:
1 xícara de vinagre
½ xícara de álcool (de preferência acima de 70%)
1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
1 ou 2 colheres de sopa de sabão em pó ou líquido

Modo de fazer:
Basta misturar todos os ingredientes até diluir bem o sabão. Eu uso sabão de coco por ser a opção mais natural do mercado, sem aqueles químicos nocivos presentes em outros modelos. Tem sabão de coco em pó e líquido no mercado, mas também dá para fazer com a versão em barra, basta ralar com um ralador comum. Só tome cuidado ao misturar o bicarbonato com o vinagre, pois eles reagem e a mistura efervesce. Ela sobe bem rápido, então é bom fazer devagar.



Para tirar manchas, eu deixo a peça em um balde com um pouco de água morna ou quente (o suficiente encobrir a roupa) e coloco de uma a duas colheres de sopa, dependendo de quantas peças são. Para manchas piores, sugiro colocar o sabão diretamente sobre a marca e deixar agir por algumas horas. Depois é só esfregar e lavar normalmente. Esse sabão deixa as tolhas bem macias, se deixá-las de molho por algumas horas no balde.

Fácil, né? Funciona certinho na máquina de lavar, como o outro sabão líquido caseiro, e fica pronto em menos de cinco minutos. Bora testar? Depois volte aqui para contar se deu certo.

Um ecobeijo e até breve!

4 comentários:

  1. Gostei. Foi minha primeira visita. Parabéns pelo trabalho que você realiza, fonte inspiradora!

    ResponderExcluir
  2. Que post legal Lê! Tem mais receitinhas de sabonete corporal e shampoo em barra?

    Um grande beijo para você.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lê. Que bom que gostou. Nunca fiz nenhuma receita e sabonete ou shampoo em barra, mas deve ter várias na internet. Tem vários cursos que ensinam a fazer, inclusive. Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio