Diário de bordo #7 – Desafios no caminho

Por Letícia Maria Klein Lobe •
21 janeiro 2015

Não poderiam faltar, é claro. Ontem foram dois: ninguém apareceu para a sessão da manhã e a turma da tarde foi complicada. Eles fizeram barulho demais, não prestavam muita atenção, estavam sempre conversando. É muita energia adolescente num corpo só e o problema está em saber administrar energia e respeito. Não sei se você já passou pela situação de professor, só posso dizer que é horrível tentar falar para alunos que falam tanto ou mais que você. Espero que eles tenham entendido o recado quando eu pedi para, depois de finalizada uma atividade em dupla, cada par falar suas ideias na frente da classe. Funcionou, tanto que alguns vieram me pedir desculpas depois que a aula acabou. Eu tinha que fazer alguma coisa, afinal, o que eu mais quero é que o projeto dê certo e que eles saiam sabendo a importância de preservar o meio ambiente e, consequentemente, a si mesmos. Não foi a melhor das aulas, mas acredito que o saldo foi positivo. Estou aqui para aprender, então, que venham os desafios!


Como a turma da manhã não compareceu, provavelmente eles vão cancelar e vou ficar com uma turma na segunda à tarde e outra na terça à tarde. Estou com bastante tempo livre, então nas quintas-feiras eu devo fazer atividades extras com os dois grupos juntos. Tenho algumas atividades extras planejadas para ambientes externos, então eu acho que os alunos vão se interessar e ficar mais entusiasmados com as sessões. 

Aquecimento global foi o tema que escolhi para começar de fato a falar sobre a temática ambiental, pois é um dos maiores problemas, se não o maior, problema ambiental da atualidade e que está relacionado com outras questões de meio ambiente. Tudo está interligado, afinal, vivemos numa teia de vida

Eu mostrei três vídeos curtos ao longo da aula e percebi que eles gostaram, então estou separando vários vídeos para a próxima sessão. O que também prendeu a atenção deles foi o quis sobre aquecimento global disponível no site da National Geographic. A última atividade foi em dupla e um trio em que eles tinham que apontar atitudes que eles têm diariamente que contribuem para o aquecimento global e sugerir soluções para as atitudes do colega. A diferença para a turma de segunda-feira foi apresentar os resultados na frente da sala. Eu realmente queria que eles sentissem a dificuldade de falar para um grande grupo super mega hiper agitado. 

Aluno testando o experimento do efeito estufa

Outra modificação da turma anterior para esta foi que eu deixei o experimento sobre efeito estufa preparado e foi melhor mesmo, primeiro porque a aula ficou mais organizada, segundo porque eles conseguiram formar uma linha de raciocínio. 

A próxima sessão será sobre poluição, desmatamento e incêndios florestais e estou planejando vários vídeos e uma atividade ao ar livre no fim da aula. Tenho a sensação de que será melhor do que as sessões desta semana, principalmente por causa da atividade extra em outro dia da semana com as duas turmas juntas. 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio