Diário de bordo #1 – Impressões sobre a Romênia e meio ambiente

Por Letícia Maria Klein •
07 janeiro 2015

Cheguei à Romênia!! Depois de alguns dias em Bucareste, a capital, chegamos a Pitesti, a cidade onde os intercambistas vão participar dos projetos. Primeira impressão do país? MEU DEUS, QUE FRIO É ESTE? Sério, é congelante! Tipo, mega friozaço. Mas a neve deixa tudo muito charmoso e lindo. É muito legal andar na neve, enterrando o pé (perceba, só na neve! Por que quando ela começa a derreter, é outra história...). Esta semana está sendo de preparação para o projeto, que começa na semana que vem. Estou ansiosa para começar, porque a relação das pessoas aqui com o meio ambiente não parece das melhores.

Vidro, papel e plástico e metal juntos

Em Bucareste, eu vi algumas latas de separação do lixo para vidro, papel, plástico e metal, sendo que estes dois últimos são alocados juntos. Aqui em Pitesti eu também vi, mas poucas. Ainda não achei aqui nas redondezas do dormitório. Por enquanto, estou guardando todos os recicláveis dentro de uma caixa de papelão no guarda-roupa. Até porque quero fazer uma atividade com os estudantes em relação ao lixo que produzimos todos os dias. No fim da viagem, vou levar os resíduos recicláveis até os latões.

Pelo que eu vejo e converso com as pessoas, não existe muita consciência ambiental, sabe. Também não existe filtro de água nas casas, então o pessoal compra muitas garrafas de água (quanto lixoooo!). Eu falei com alguns e todos me afirmaram que é seguro tomar água da torneira, então é o que eu estou fazendo. A propósito, o gosto é bem melhor do que o da água engarrafada. 

Nos pubs, eles têm o costume de servir bebidas quentes com canudos. Se a bebida tem creme, então são dois canudos, sendo um aquele que termina em formato de concha (é muito desperdício!). Um lado bom é que as bebidas como refrigerantes e chá gelado vêm em vidro, mas eles servem com canudo ao invés de colocar em um copo. Assim como no Brasil, também vi lixo jogado nas ruas e nos rios. 

Lixo orgânico com reciclável em rua de Bucareste

Espero muito que o projeto Arges in Green (Arges em Verde  Arges é o nome do estado) traga resultados positivos para a cidade e incentive os estudantes a viver de forma sustentável. A princípio, terei turmas de manhã à tarde, uma hora e meia cada encontro e um encontro por semana com a mesma turma. No fim de semana devo saber quantas turmas serão. E na segunda-feira começa!!! Deseje-me sorte! =)

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio