Diário de bordo #6 – Novidades e começo da segunda semana do projeto

Por Letícia Maria Klein •
19 janeiro 2015

A partir desta semana terei três turmas ao invés de quatro. Meu time entrou em contato com os participantes e juntaram dois grupos, pois havia poucos alunos. As aulas serão na segunda-feira à tarde (14h30 até 16h) e na terça de manhã (11h até 12h30) e à tarde (14h30 até 16h). Hoje começou a segunda semana do projeto e o tema que eu escolhi foi aquecimento global. Para animar um pouco a aula eu fiz um experimento que simula o efeito estufa, um quiz em grupo e uma última atividade em pares e um trio. Foram só 14 dos 23 alunos que tinham confirmado, mas espero mesmo que tenham gostado. É difícil saber porque eles são meio fechados, não interagem muito, mas torço para que eles se soltem durante as próximas aulas. 


O experimento, que eu li na publicação “Desafio Mudanças Climáticas 2009”, ajudou os jovens a entender o efeito estufa, mas para a aula de amanhã eu vou deixá-lo preparado antes da turma começar. Nesta aula eu fiz junto com eles e continuei o assunto para não perder tempo (é preciso esperar pelo menos 15 minutos até o experimento fazer efeito), o que eu acho que atrapalhou um pouco o entendimento. Lição aprendida! O primeiro grupo é sempre cobaia, não tem jeito, hahaha. 

Esta foi a experiência: forrar uma caixa de papelão com papel alumínio, colocar um copo com água dentro e cobrir com plástico filme. Também é preciso outro copo com água para deixar do lado de fora da caixa. Depois deve-se deixar os dois perto de uma fonte de calor (lâmpada, luz do sol ou, no caso, aquecedor) e esperar uns 15 minutos. É muito interessante, simula bem certinho o efeito estufa. Fiz para mostrar a eles que o efeito estufa é natural e benéfico para a vida na Terra, mas nós o estamos intensificando a um ritmo acelerado, o que gera o aquecimento global. 


O quiz eu peguei do site da National Geographic, de uma página dedicada ao assunto. Para a atividade em dupla eles tinham que escrever de que forma cada um contribui com o aquecimento global em suas atividades diárias, depois trocar a folha com o colega e sugerir soluções para as atitudes dele. Para fechar esta atividade, mostrei várias dicas de como podemos diminuir nosso impacto no planeta Terra e ajudar a controlar o aquecimento global. 

A aula terminou com uma dinâmica com bola, em que eles tinham que passar a bola um para o outro e completar a frase que a outra pessoa tinha dito anteriormente, com o objetivo de revisar o conteúdo. Também vou melhorar esta estratégia para as próximas aulas da semana, talvez seja melhor eu sempre puxar um dos tópicos vistos e eles continuam. É uma maneira bacana de terminar a aula e ver se eles realmente entenderam o assunto. A turma de hoje conseguiu pegar a ideia! Vamos ver com as próximas, mas acredito que sim, ainda mais implantando as melhorias para algumas atividades. Amanhã conto se deu certo!


0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio