Diário de bordo #9 – Falando sobre poluição e desmatamento

Por Letícia Maria Klein •
26 janeiro 2015

Para complementar o tema da aula passada (aquecimento global) e mostrar outros problemas ambientais escolhi falar sobre poluição e desmatamento. Como eu percebi que eles se sentem atraídos por vídeos, separei vários, oito para ser exata. A maioria bem curtos (apenas uma animação brasileira tinha oito minutos), alguns engraçados, outros informativos (que fizeram arregalar os olhos de alguns estudantes). Pareceu que eles gostaram e desta vez este grupo interagiu mais do que nas duas sessões anteriores. Para encerrar a aula, levei-os para fora do prédio para que eles pudessem sugerir melhorias àquele entorno baseadas no que vimos até agora. Pena que estava frio, então foi uma atividade rápida, mas deu para entender o propósito. 


Quando não usei vídeo, usei charges e fotos para exemplificar os tipos de poluição e os motivos do desmatamento. Tenho usado muitas fotos, charges e vídeos, pois eles ilustram bem e tornam a aula mais atrativa. Os dois temas chamaram a atenção e várias vezes vi que os alunos ficaram surpresos ou espantados com algumas informações, principalmente quando eu mostrei fotos da poluição do rio que corta o estado e que passa aqui na cidade de Pitesti. Fiz apenas duas atividades em que eles tinham que falar um com o outro. Na primeira eles tinham de comentar, em dupla, sobre quatro charges relacionadas ao desmatamento e compartilhar suas opiniões com a turma. 

A logística para as sessões envolve uma apresentação de 
PowerPoint, projetor e caixas de som para os vídeos 

Na segunda atividade eles tinham de comentar quais ações pessoais deles estão relacionadas de alguma forma com poluição e/ou desmatamento. Na hora, de improviso, eu mudei a dinâmica da atividade para torná-la mais interessante. Eles tinham que contar suas ações para o colega da esquerda, que repassaria para a sala, e depois eles tinham de propor para o colega da direita soluções para o impacto que este causa no meio ambiente (nós sempre colocamos as cadeiras em forma de meio círculo). O intuito foi mostrar a eles que vivemos em sociedade, que juntos construímos soluções para nossos problemas e que devemos compartilhar nossos conhecimentos em prol do bem comum e do desenvolvimento sustentável. 

Nesta última atividade da sessão, eles tinham de sugerir
 melhorias para este espaço (campus da universidade em 
que fica a sede da AIESEC), como plantação de árvores,
telhado verde, energia solar, entre outras

A única parte não tão boa foi que apenas oito dos 14 da aula passada vieram. E todos chegaram atrasados (eu já estava achando que ninguém viria). Me falaram que pode ser por causa dos testes da última semana do primeiro semestre (o ano escolar aqui começa em setembro/outubro). Tomara que seja por isso que eles não estão vindo (apesar de que o projeto é só uma hora e meia por semana), pois sempre tem alguém do meu time nas sessões e os feedbacks que eles me dão são positivos. Eu gostei da aula de hoje, espero que eles tenham gostado também!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio