Diário de bordo #3 – Primeira sessão com o primeiro grupo

Por Letícia Maria Klein •
12 janeiro 2015

Hoje foi a primeira sessão com o primeiro grupo do projeto Arges in Green e eu estava nervosa antes de começar! Mas depois que todos entraram na sala e foram se acomodando, eu já estava tranquila e fiquei assim durante toda a aula. Eu me sinto muito bem em sala de aula, gosto deste ambiente! Houve alguns probleminhas técnicos no começo com o computador, então eu improvisei enquanto o meu time colocava tudo em ordem. Foram apenas oito estudantes dos 18 que estavam na lista, mas o importante é que eles gostaram, ao que pareceu. Eu gostei! Será que conta? Hehehe. Até criamos um grito de guerra! 


Fizemos algumas atividades, o que tornou a aula mais dinâmica. No começo eu perguntei se eles lembravam o que eu tinha falado sobre mim na cerimônia de abertura, relembrei alguns fatos e conversei com eles sobre os problemas ambientais que eles veem aqui em Pitesti. Em seguida fiz a dinâmica dos crachás com eles. Eles fizeram e decoraram crachás e depois se apresentaram para a turma. A ideia é que eles usem os crachás durante todo o projeto. Os probleminhas técnicos foram resolvidos e eu apresentei um pouco de Santa Catarina e do Brasil no Power Point. 


A atividade seguinte foi a árvore dos sonhos. Primeiro os estudantes escreveram em post-its verdes o que eles sonham para o futuro. Depois eles escreveram em post-its amarelos quais os problemas que estão no caminho para a realização do sonho. Por último, para fazer a base da árvore, eles usaram post-its azuis para escrever quais as soluções que resolverão os problemas para que eles possam realizar o sonho. Afinal, as soluções são a base do desenvolvimento. Depois de uma pequena discussão sobre o que foi escrito, eles viram como tudo o que eles querem depende de um ambiente sadio e bem cuidado. 



Na última atividade, nós fizemos um mapa de conceitos sobre o que eles consideram como meio ambiente. Achei muito interessante (e bom!) que um grupo colocou “pessoas” como parte do meio ambiente, pois a maioria das pessoas se esquece de que faz parte dele. Ruas limpas, saúde, mais árvores, água, entre outros, também entraram na lista deles do que é meio ambiente. Para finalizar a aula e deixar uma mensagem positiva, mostrei este vídeo do WWF. Inspirador!


Uma curiosidade: o ensino médio aqui é divido em perfis (profiles) e os estudantes que estão participando do projeto são das escolas voltadas para preservação do meio ambiente e ciências da natureza

Amanhã terei mais duas sessões com duas turmas diferentes e à noite conto aqui como foi! Compartilhe também suas opiniões sobre o que está achando do projeto e se tiver ideias de atividades, elas são muito bem-vindas!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio