Diário de bordo #10 – Estudantes adoram vídeos!

Por Letícia Maria Klein •
27 janeiro 2015

Devido a minha pequena revanche com a turma agitada na sessão anterior e aos vários vídeos, tanto engraçados quanto informativos, a aula fluiu bem melhor. Ainda houve algumas conversas paralelas, nada que eventuais puxões de orelha não resolvessem, como por exemplo, eu relembrá-los do fato de que eles estavam ali por vontade própria e não obrigados. Eles adoraram os vídeos, acho que responderam melhor do que a primeira turma, principalmente quando eu mostrei o curta brasileiro “Calango Lengo – Morte e Vida Sem Ver Água”. Até filmei a reação deles, não perca, lá no fim do post!

Fiz as mesmas atividades que na turma de ontem, mas na segunda atividade tive de mudar a dinâmica, pois a turma era maior – 13 alunos. Desta vez, cada um falou sobre a própria ação pessoal que está relacionada à poluição e/ou ao desmatamento e o colega do lado tinha que propor uma solução. Pelo menos metade da turma falou que desperdiça água! Fiquei feliz de ter mostrado um vídeo extra (não mostrei na turma de ontem) que fala sobre como é difícil para uma em cada seis pessoas conseguir água potável para uso diário.

Como estava frio e chovendo, fiz a última dinâmica, aquela de sugerir melhorias para o ambiente ao nosso redor, dentro da sala de aula mesmo. Pedi que eles olhassem pela janela e sugerissem mudanças externas e internas que melhorariam o ambiente e contribuiriam para a sustentabilidade. A aula passou bem rápido e eu senti que eles gostaram, pois ficaram bem atentos aos vídeos e contribuíram bastante durante a sessão.

Achei muito legal que uma menina veio me perguntar no fim da aula o que fazer com o óleo de cozinha usado. Comentamos durante a aula sobre a importância de não jogá-lo no ralo da pia e ela veio me perguntar se podia jogar no solo. Também não pode, o correto é guardar em um pote ou garrafa pet e destinar à reciclagem ou fazer sabão caseiro. Sugeri que ela procurasse na internet receitas de como fazer sabão a partir de óleo usado. Ela ficou feliz com a resposta e eu mais feliz ainda com a pergunta! Recebi até beijos e abraços de algumas meninas no fim da aula, sinal de que a aula foi positiva! Oba, estamos avançando!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio