O que você usa para recolher as fezes do seu cachorro?

Por Letícia Maria Klein Lobe •
11 novembro 2020
Se você tem um cachorrinho de estimação, costuma passear com ele algumas vezes por dia para que ele faça as necessidades na rua? Agora me conta, você usa uma sacola plástica para recolher as fezes? É o que eu mais vejo por aí, sacolas ou saquinhos de plástico. Pode até ser prático, mas não é nada sustentável. Quer fazer diferente e ser exemplo de sustentabilidade canina na rua? Tenho umas dicas.

Você pode substituir a sacola plástica por um saco de papel, daqueles de padaria ou de entrega de comida. Depois é só levar para casa e colocar no lixeiro do banheiro (que também pode ter um saco de papel no lugar da sacola plástica). A cadeia produtiva do papel é bem menos impactante que a do plástico e o papel leva muito menos tempo para se decompor em comparação com a sacola. 

Não seria legal se os animais de estimação pudessem fazer suas necessidades direto no vaso sanitário?
Não seria legal se eles pudessem fazer direto no vaso sanitário?









Em condições propícias de degradação, com a presença de oxigênio e bactérias, a celulose se decompõe em meses ou poucos anos, enquanto que o plástico leva centenas de anos. Num aterro sanitário, onde não tem oxigênio naquela pilha de aterramento, os dois materiais levam muito mais tempo para se decompor. De qualquer forma, o papel é mais sustentável do que o plástico quando consideramos todo o ciclo de vida do produto, desde a extração até o descarte.

Outra dica é utilizar não um saco de papel, mas folhas de jornal ou revista ou mesmo papel higiênico, que depois você coloca no lixeiro do banheiro. Se o seu cãozinho faz coco no jornal dentro de casa, você pode colocar as fezes no vaso sanitário (aliás, você pode fazer isso também com as fezes que ele faz na rua, mas daí jogue somente elas no vaso, sem o papel que serviu de embrulho).

Gostou das dicas? Já tinha pensado nessa possibilidade? Comente aqui embaixo.

Um ecobeijo e até breve.

2 comentários:

  1. Minha mãe se mudou recentemente e muitas das coisas foram embaladas em papel. Peguei vários, cortei em pedaços e já deixo arrumado numa caixinha. Sempre que vamos passear pegamos um deste. Às vezes também cato com folhas secas. Já vi em algum lugar orientações de como composta as fezes dos animais, mas ainda não me aprofundei nisto

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, parabéns pela iniciativa! As fezes podem ser compostadas, sim, mas é um processo separado da compostagem de alimentos e leva mais tempo. Se vocês tiverem um espaço no jardim, dá pra fazer.

      Excluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio