O que fazer com a caixa de pizza engordurada?

Por Letícia Maria Klein Lobe •
26 maio 2020
Você já deve ter se perguntado se a caixa de pizza é reciclável ou não, por causa da gordura. A dúvida vale para qualquer outro papel engordurado. Eles são, sim, recicláveis, mas não são todos os lugares que aceitam. O que acontece é que a gordura reduz a permeabilidade do papel e faz com que a versão reciclada final fique mais fraca.

As ligações químicas entre as fibras de celulose, chamadas de pontes de hidrogênio, são uma das forças que mantém a resistência do papel. Qualquer processo de impermeabilização (como parafina ou gordura) afeta essas pontes.

A explicação é do professor Jackson Roberto Eleotério, do Laboratório de Processos de Industrialização da Madeira, do Departamento de Engenharia Florestal da Universidade Regional de Blumenau (Furb). 

Caixa de pizza engordurada pode ser reciclada. Fonte: Pixabay.

Conclusão: a gordura influencia o resultado, mas não inviabiliza o processo de reciclagem. A única restrição que a lei prevê é que embalagens de papel pós-consumo já recicladas não devem ser usadas para armazenar alimentos. Então, caixas de pizza engorduradas podem virar caixa de papelão de uso genérico, que não sirvam para acondicionar comida.

Em Blumenau, a cooperativa de catadores de material reciclado da coleta seletiva aceita caixas de pizza com gordura. Mas como nem todas recebem, se você mora em outra cidade, entre em contato com a prefeitura e cooperativas para tirar a dúvida.

Solução além da reciclagem

O que você pode fazer para dar um destino mais sustentável à sua caixa de pizza, quando ela não for aceita na coleta seletiva, é retirar a parte com gordura e separar o restante do papelão limpo para a reciclagem. Os pedaços com gordura podem ser compostados na sua composteira ou minhocário, ou enterrados no jardim – na verdade, a caixa de pizza inteira pode ser compostada, é só cortar em pedacinhos. 

Sacos de papel da padaria que estão engordurados também podem ir para a compostagem (ou servir para armazenar resíduos em casa como alternativa à sacola plástica), além de guardanapos e papel toalha.

Outra solução é evitar a caixa de pizza, especialmente quando você for ao restaurante e pedir pizza à lá carte. Leve um pote na bolsa para trazer os pedaços que sobram. O lanche sem lixo do dia seguinte já está garantido.

Um ecobeijo e até breve!

5 comentários:

  1. Muito bom saber e daqui para frente agir corretamente com o descarte! Obrigada

    ResponderExcluir
  2. Muito bom post e saber como agir com o descarte correto! Obrigada

    ResponderExcluir
  3. Anônimo3/02/2023

    Eu tenho 5 minhocários e 1 gongolário, é certeza que eu posso colocar lá as bases das caixas de pizza? Isso não irá atrair baratas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Penso que se você raspar bem os restos de comida, especialmente carne e queijo, deixando somente a caixa com as manhas de gordura, não há problema. Sugiro picar em pedaços pequenos também, assim eles me misturam melhor aos outros resíduos. Espero que dê certo! Obrigada por comentar.

      Excluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio