Meu gato fez xixi no pufe, e agora? Como reaproveitar?

Por Letícia Maria Klein •
14 maio 2020
Se você tem gato ou cachorro em casa, sabe que o xixi deles tem um cheiro muito forte, que é difícil de sair. O do gato principalmente. Pois bem, o meu bichinho "fez arte" aqui em casa. Não uma nem duas, mas três vezes! Dá para salvar o pufe? Como limpar? O que fazer com o resíduo de isopor? Que material usar para encher? Vou te contar minha jornada até achar uma solução sustentável para todas essas perguntas. 

Meu gato fez xixi no pufe
O gato é fissurado no pufe.

Foi no ano passado, nos primeiros meses depois que o adotamos. Desde o início, ele sempre foi na caixa de areia bem direitinho, mas por algum motivo (talvez chamar atenção, sei lá), ele fez xixi no pufe, que ficava na sacada. Como tinha ficado uma pocinha, achei que o pufe não tinha absorvido. Assim que eu vi, coloquei a areia dele em cima, para absorver o xixi, e passei os produtos naturais que tem aqui em casa: álcool e vinagre.

Um tempo depois, ele fez de novo e eu segui o mesmo procedimento. Para tentar acabar com a palhaçada, toda vez que ele chegava perto do pufe, eu borrifava água para ele sair (é uma técnica que funciona bem com ele). Na terceira vez, tinha uma almofada sobre o pufe, e o xixi pegou mais na almofada, que foi fácil de lavar. Eu nunca mais usei o pufe, sabia que tinha que fazer uma limpeza mais profunda, mas o tempo foi passando.

Pois bem, aproveitando a quarentena, eu e meu marido decidimos que era hora de enfrentar a tarefa. Levamos o pufe para a área externa e lavamos com água e sabão, esfregando bastante. Deixamos o pufe no sol o dia todo, virando eventualmente para pegar sol em todos os lados.

Depois de seco, coloquei o pufe no seu novo lugar, no meu canto de leitura no escritório. No dia seguinte, percebemos um cheiro forte ainda presente e vimos que o chão embaixo do pufe estava molhado. Não tinha secado o suficiente. Guardei o pufe no banheiro para arrumar no fim de semana seguinte. Durante aquela semana, aproveitei para deixar o pufe no sol por mais tempo. Chegou o fim de semana, mãos à obra.

Ficamos um tempo conversando sobre o que fazer com o pufe. Não dava para simplesmente colocá-lo para a reciclagem, fedorento daquele jeito. O problema era que o xixi tinha impregnado nas costuras do pufe e tinha entrado por ali. Só tinha uma solução: abrir, tirar o recheio de isopor e lavar a capa direito. Porque a sujeira seria grande, abrimos o pufe na banheira (depois de uma luta com o zíper, que tinha emperrado). Nossa, que cheiro forte!

Eu fui retirando os pedacinhos de isopor com balde e colocando em sacolas grandes. Enchemos seis. Depois eu sacudi o pufe, virei do avesso para tirar pedaços que tinham ficado grudados, e usamos o aspirador de pó para limpar os restinhos que ficaram na banheira. Para lavar a capa do pufe, enchi o tanque com água e coloquei uma mistura para resolver de vez o problema: um copo de álcool 96% GL, um copo de vinagre, um copo deste sabão líquido caseiro e um copo de Lysoform (foi preciso usar um desinfetante forte para eliminar o odor). Deixei umas seis horas de molho e enxaguei na máquina de lavar roupa. No dia seguinte, mais um banho de sol. Agora sim estava bom!

Mas o que fazer com o isopor? Durante a semana, levamos todos os sacos para a Reciclagem Saturno, uma empresa que recebe doações de isopor (não compra) e encaminha para a Termotécnica, em Joinville, que recicla esse material. 

Galpão de isopor na Reciclagem Saturno, com os sacos que levamos à esquerda
Galpão de isopor na Reciclagem Saturno, com os sacos que levamos à esquerda

Capa, ok. Resíduos, ok. Agora, o que usar para encher o pufe? Eu não queria comprar bolinhas de isopor, para não gerar essa demanda por material virgem. Pensei em comprar retalhos de tecido de fábricas têxteis e usar como recheio, mas acho que eu não conseguiria moldar o pufe (realmente não sei, talvez funcionasse).

Então eu me lembrei da pilha de isopor guardada no armário da área de serviço, resultado de produtos orgânicos comprados no mercado e pedidos de comida em casa. Estava acumulando para levar na Reciclagem Saturno, mas que bom que ainda não tinha feito isso. Solução encontrada! Vou usar todos esses pedaços de isopor para encher o pufe. Também vou cortar algumas peças de roupa que estão rasgadas ou furadas para colocar junto, assim reaproveito mais um resíduo que não é reciclado aqui em Blumenau. Zero aterro sanitário, 50% reciclagem, 50% reuso. Que sensação boa! 

Pufe vazio e muitos isopores para encher
Pufe vazio e muitos isopores para encher

Acumular certos tipos de resíduos até encontrar uma solução para eles pode ser vantajoso. Me conte se você já conseguiu reaproveitar algo que parecia inutilizado.

Um ecobeijo e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio