Minhas minhocas não estão mais amarelando! – Meu santo composto #10

Por Letícia Maria Klein Lobe •
31 março 2020
E acho que descobri o porquê! No ano passado eu fiz um post contando que as minhocas do meu minhocário estavam ficando amarelas. Eu desconfiava que era pelo excesso de bananas e pó de café que eu estava colocando, que eram a maior parte dos resíduos orgânicos que eu gerava na época. Era maio.

Em outubro, eu troquei os baldes de lugar e tirei todo o adubo, o que deixou bastante espaço no minhocário. Foi mais ou menos na mesma época em que eu comecei a melhorar a minha alimentação em casa e diversificar frutas e verduras, o que gerou uma variedade de resíduos orgânicos. Assim como nós precisamos de uma alimentação rica e colorida, acho que as minhocas também precisam. Adivinha o que aconteceu? 

Minhocas do minhocário, mais rosadas do que amarelas
Minhocas do minhocário, mais rosadas do que amarelas
Elas voltaram a ter um aspecto mais saudável, mais rosadas do que amarelas

Mais minhocas; aqui dá para ver bem como elas estão mais rosadas
Mais minhocas; aqui dá para ver bem como elas estão mais rosadas
No fim de semana passado, eu fiz outra troca de baldes e usei o adubo para plantar sementes que havia aqui em casa: bucha vegetal (uma das minhas metas sustentáveis do ano), salsa lisa, hortelã, erva-cidreira e uma flor misteriosa.

Deixo os vasinhos na sacada do quarto, onde pega sol todos os dias, e molho diariamente também, segundo as recomendações. Estão nascendo algumas plantinhas, mas é algum outro ser vivo que estava no adubo. O que será que é? Se você sabe, me conte aqui nos comentários, por favor. 

Novas plantas: bucha vegetal, hortelã, erva-cidreira, salsa lisa e uma flor misteriosa
Novas plantas: bucha vegetal, hortelã, erva-cidreira, salsa lisa e uma flor misteriosa

Me diga também como anda o seu minhocário. As minhocas estão saudáveis?
Se você ainda não tem um (quê??? como assim?), já coloca na sua lista de afazeres da quarentena (só pra reforçar, fique em casa!). Existe também a composteira, que não tem minhocas, então nada de desculpas (ó, aqui tem a primeira composteira que eu fiz, pra te incentivar).

Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio