Julho sem plástico: como fazer uma auditoria de marca para identificar os maiores poluidores

Por Letícia Maria Klein •
30 julho 2018
Chegamos à última semana da campanha #julhosemplastico! No começo, repassei dicas que como você pode evitar o plástico descartável no seu dia a dia, depois você viu como participar das conversas sobre poluição por plástico e ainda descobriu como pode ajudar sua comunidade a acabar com esse problema. Por fim, o Projeto A História das Coisas nos convida a fazer uma auditoria de marca e participar de campanhas contínuas para combater os resíduos de plástico.

Organize uma auditoria de marca


Fonte: The Story of Stuff Project.

Limpar lixo de lugares públicos como praias e parques é uma ótima forma de serviço comunitário. Mas com tanto plástico entrando no ambiente, é uma questão de tempo até que esses espaços sejam poluídos de novo. Para interromper esse ciclo, podemos identificar quais produtos aparecem com mais frequência e responsabilizar os fabricantes. Uma auditoria de marca é um movimento global de ciência cidadã para resolver o problema da poluição plástica. Veja o vídeo abaixo (em inglês) sobre como funciona uma auditoria de marca e conheça os 10 passos para começar a sua auditoria.


1º - Primeiro, é importante fazer um plano de destinação de resíduos. Pense com antecedência em como descartar adequadamente todos os resíduos da sua atividade de limpeza, não só os plásticos. Por exemplo, os materiais recicláveis ​​devem ir para a recuperação de materiais ou cooperativas de reciclagem e os resíduos orgânicos ​​podem ser reservados para compostagem. Os rejeitos, que são os resíduos que não podem ser reciclados nem compostados, são normalmente utilizados para a auditoria da marca, pois essas são as marcas que devem ser identificadas.

2º - Em qualquer atividade de limpeza, é importante ter o equipamento adequado para proteger você e seus voluntários. Providenciem luvas de proteção ou pinças para retirar ou manusear o lixo.

3º - Depois de ter identificado o local que será limpo, especifique e meça o tamanho da área, que deve ser deve ser relativo ao número de voluntários ou participantes. Tire fotos do local antes e depois e compartilhe-as usando a hashtag #breakfreefromplastic!

4º - Se você tiver tempo suficiente (um dia inteiro para a limpeza), recomenda-se coletar todos os tipos de resíduos no local escolhido, não apenas os plásticos. Esse processo é chamado de auditoria de resíduos e ocorre antes da auditoria de marca. Uma auditoria de resíduos identifica e quantifica os tipos diferentes de resíduos (orgânicos, plásticos recicláveis, papeis, metais, vidro, resíduos perigosos e rejeitos) de uma maneira abrangente. Essa informação pode ser usada para entender qual a porcentagem de plástico no conjunto. Para te ajudar, baixe o formulário com a metodologia de auditoria de resíduos (em inglês).

5º - Se você não tem tempo para realizar uma auditoria de resíduos, recolha o lixo no local escolhido e separe os plásticos dos demais. Agora você e sua equipe estão prontos para auditar as marcas com o lixo plástico coletado. Categorize os itens por marca à medida que coletam. As marcas não identificáveis ​​podem ser classificadas de acordo com o tipo de pacote, o que fornece informações sobre materiais problemáticos.

6º - Registre seus dados, incluindo as informações abaixo sobre cada item de plástico. Você pode baixar o formulário de auditoria de marca em planilha ou pdf (em inglês) e seguir estas etapas:

  • Anote o nome da marca, que será a palavra mais visível impressa no item.
  • Registre o fabricante da marca, que será uma impressão menor em um local menos óbvio. Grandes fabricantes como Unilever, Nestlie e Procter & Gamble têm centenas de marcas. Uma pesquisa on-line rápida já revela o fabricante do item de plástico encontrado, se não estiver claro no rótulo.
  • Preencha o restante das informações especificadas no formulário.

7º - Socialize o evento. Tire fotos das pilhas de plástico de cada fabricante e publique-as nas redes sociais. Marque o fabricante, comece uma conversa com ele sobre as soluções e utilize a hashtag #breakfreefromplastic!

8º - Se você quiser disponibilizar suas informações para uso pela iniciativa Break Free From Plastic, insira seus dados e fotos junto com um arquivo de cópia/captura de tela/excel digitalizado do formulário de dados e envie-os através de formulário on-line.

9º - Limpe toda a área de auditoria com muito cuidado, deixando-o local mais limpo do que antes da atividade.

10º - Se você tiver recursos para isso, coloque os itens de marca numa caixa e envie-os de volta para o fabricante. Inclua uma carta descrevendo o objetivo da sua auditoria de marca e instigue-a ser livre de plásticos descartáveis.

Liberte-se do plástico

Um problema global exige uma solução global. É por isso que um movimento de centenas de organizações como o The Story of Stuff Project e outras se uniram para criar uma estratégia global ambiciosa para combater a poluição do plástico. Inscreva-se para receber atualizações e oportunidades de ação do Break Free From Plastic.

Compartilhe sua história

Registre suas ações por um mundo sem poluição por plástico e compartilhe nas redes sociais usando as hashtags #julhosempalstico #plasticfreejuly e #breakfreefromplastic.

Fonte: The Story of Stuff Project.

Como está sua participação no desafio? Comente aqui embaixo suas conquistas e desafios.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio