Julho sem plástico: como ajudar sua comunidade a resolver o problema do plástico descartável

Por Letícia Maria Klein •
23 julho 2018
Pode ser no seu prédio, na escola, no trabalho, na sua rua ou bairro ou em outro coletivo do qual faça parte. O terceiro e-mail da campanha do #julhosemplastico é sobre ajudar sua comunidade a diminuir o consumo de plásticos descartáveis. Confira abaixo algumas idéias de ação:



  • Nos restaurantes e mercados que você frequenta, sugira a colocação de cartazes convidando as pessoas a levarem seus copos, canudos reutilizáveis e sacolas ecológicas. Você mesmo pode criar os cartazes e já levar consigo quando for falar com os responsáveis pelo local. Explique os problemas do plástico, a campanha e os benefícios de evitar o uso de descartáveis. A organização Plastic Free July disponibilizou alguns cartazes (em inglês) que podem servir de inspiração. 

  • Identifique um grupo ou local em sua comunidade que usa ou vende plástico descartável e ajude-os a encontrar uma solução que não gere esse lixo. Por exemplo, você pode combinar com seus colegas de trabalho para cada um ter sua própria caneca e solicitar à empresa onde trabalha para instalar filtros de água, caso o consumo seja por bombonas. 

  • Comece um projeto de lei pela proibição ou taxação de sacolas plásticas, canudinhos, isopor ou outro plástico descartável que vira rejeito onde você mora. Primeiro pesquise se já existe alguma legislação referente a isso na sua cidade. Se não tiver, você pode dar o primeiro passo! Existe um guia da Fundação Surfrider (em inglês) que dá um passo-a-passo de como fazer isso. Resumidamente, é o seguinte: 
  1. Analise suas opções. 
  2. Planeje sua campanha (conheça os fatos, consiga apoio, conheça a oposição). 
  3.  Trabalhe com o o governo e faça o rascunho de um projeto de lei (encontre apoiador e patrocinador, participe de reuniões de conselhos municipais e da Câmara de Vereadores). 
  4. Construa uma rede de apoiadores na comunidade, envolvendo cidadãos e políticos. 
  5. Conheça sua oposição. 
  6. Divulgue a campanha, sessões na Câmara e audiências públicas para conseguir apoiadores para a votação. 

Quando se trata de contribuir para um planeta sem poluição por plástico, eliminar os descartáveis da sua vida é um ótimo lugar para começar, mas péssimo para parar. Resolver um problema tão grande quanto esse requer que façamos ações grandes também. Quando você se mobiliza para tornar sua comunidade sustentável, você está ampliando seu impacto e ajudando a construir um sistema melhor.

Se perdeu as primeiras semanas da campanha, não se preocupe porque ainda dá tempo de acompanhar. O primeiro post foi sobre 10 dicas para eliminar os resíduos plásticos da sua rotina e o segundo falou sobre como você pode participar das conversas sobre resíduos de plástico que estão rolando este mês.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio