Produtos que você pode comprar usados

Por Letícia Maria Klein •
13 outubro 2020
Cada coisa que a gente traz para casa tem um pedacinho da natureza. Energia, água, matéria-prima e outros recursos (inclusive mão de obra) são necessários para produzir todos os bens materiais que nós usamos no dia a dia, de roupas a móveis. Nesta cadeia de produção linear (que opera na base da extração, produção, distribuição, consumo e descarte), existe muito desperdício, poluição e geração de resíduos sólidos. Para aliviar essa pressão sobre o nosso planeta Terra, uma das soluções é aproveitar o que já está disponível no mercado, sem gerar demanda para produção de itens novos. Neste post eu vou te falar de alguns produtos que você pode comprar usados

A estante, metade dos livros e a luminária são usados
A estante, metade dos livros e a luminária são usados

Livros

São os itens usados que eu mais compro, tanto no sebo quanto on-line (alguns eu troco via Skoob, uma rede social voltada para leitores, e tem também o Livra Livro). Gosto muito da ideia de fazer os livros circularem, para que mais pessoas tenham acesso a conhecimento e histórias, e por um preço mais acessível. Não faz sentido que um livro seja lido somente uma vez e fique parado na estante, não é mesmo? Por isso, além de vender os seus livros e comprar usados, você pode emprestar e pegar emprestado. De todos os livros que eu tenho para ler aqui em casa, metade é usado.

CDs, DVDs, Blu-rays, discos

Também tenho alguns desses que comprei no sebo (especialmente filmes e discos). Costumam ser bem mais baratos do que na loja e estão geralmente em ótimo estado. Se estiver buscando títulos específicos, vale a pena passar um tempo no sebo procurando por eles.

Roupas e calçados

É bem difícil eu comprar roupa e calçado, só mesmo quando preciso. Neste ano eu comprei algumas peças que uma amiga estava vendendo e vendi outras em um brechó aqui da cidade, além de doar tantas outras. Com a internet, ficou ainda mais fácil vender suas roupas e comprar peças usadas e em bom estado. Vale muito a pena passar no brechó quando você estiver precisando de algo, tem brechó para todos os gostos e bolsos.

Eletrodomésticos

Eu tenho uma balança de cozinha, um processador e um liquidificador que comprei usados, e que uso até hoje. Grupos em redes sociais, Mercado Livre e OLX são ótimos lugares virtuais para encontrar eletrodomésticos que outras pessoas estão vendendo, em bom estado e com bom preço.

Objetos de decoração e acessórios

Também são mais fáceis de serem encontrados on-line. Eu já comprei um tapete para quebra-cabeça no OLX, que está em uso no momento (muito útil para quebra-cabeças grandes!). A luminária que está no meu escritório também é reaproveitada da empresa do meu marido, onde não tinha mais utilidade. Quando quiser qualquer tipo de objeto ou acessório, é bom vasculhar sites de compra e venda e redes sociais antes de ir numa loja.

Móveis

Você encontra de tudo para vender, tanto em lojas físicas na sua cidade quanto on-line, só precisa se atentar à qualidade do material, especialmente quando for madeira. Como móveis são peças mais caras e que geram um problema grande na hora do descarte, vale muito a pena comprar opções usadas. Este ano eu comprei duas estantes de uma conhecida que estava vendendo, porque ia viajar. Uma outra estante veio da empresa do meu marido, onde estava sobrando. A pia que usamos no lavabo aqui em casa também veio de um banheiro que foi reformado na empresa, que ficava numa casa antiga (hoje estão em outro endereço). A mesa do meu escritório em casa também é usada, doada por uma amiga. A economia foi grande, além do benefício ambiental.

E você, compra coisas usadas também? Quais? Comente aqui embaixo. Você não precisa comprar tudo usado, mas se quiser ter algumas coisas, opção não falta! E faz uma grande diferença para o nosso meio ambiente e o seu bolso.

Um ecobeijo e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio