10 produtos de plástico que deixei de usar no banheiro

Por Letícia Maria Klein •
15 setembro 2020
Desde que eu comecei a estudar sobre sustentabilidade e buscar formas de deixar minha vida mais sustentável, eu passei a consumir de forma mais consciente, deixando de usar alguns itens ou fazendo trocas inteligentes, ecológicas. Neste post eu vou te contar os dez produtos de plástico que eu deixei de usar no banheiro ao longo dos anos, com o objetivo de consumir melhor e gerar menos ou nenhum resíduo. Vamos lá? 

Produtos de plástico que deixei de usar no banheiro

Touca

De criança até o fim da adolescência, eu tive o costume de usar touca de plástico para evitar molhar o cabelo. Confesso que eu conhecia pouquíssimas outras pessoas que faziam isso, mas como tinha em casa, eu usava. Até que eu percebi que era uma coisa desnecessária – afinal, se o cabelo está preso num coque, é só desviar da água para ele não molhar. Se eu não me engano, foi durante a minha estada na Romênia que eu me toquei disso, porque lá eu não usava. Desde então, adeus, touca – e não sinto falta nenhuma.

Saco de plástico

Eu não uso sacolinha de plástico em casa e uma das alternativas para o lixeiro do banheiro foi usar saco de papel, aquele da padaria ou da embalagem de entrega. Além de bem mais sustentável, não dá aquele cheiro que costuma ter na lixeira.

Tapete de box

Este foi um item que eu abandonei recentemente. Eu usava aquele tapete de plástico ou borracha para não escorregar no box, enquanto tomava banho. O meu marido nunca usou e achava muito feio aquilo pendurado dentro do box, o que acabou sendo um incentivo para eu largar a coisa. Mas eu decidi parar de usar no dia em que tirei o tapete para limpar e vi o quão sujo e anti-higiênico aquilo pode ser (foi a primeira vez que limpei desde que nos mudamos), além de ter que gastar tempo e produtos (naturais, claro) limpando aquilo. Foi uma ótima decisão – não que eu não escorregue, mas é raro, então se o seu problema for esse, uma boa troca é o chinelo de borracha.

Escova de dente e pasta de dente

Falei do meu kit dental sustentável recentemente aqui no blog. Eu já tinha trocado a escova de plástico pela de bambu há alguns anos, e em 2020 eu decidi que trocaria de vez a pasta de dente de tubo por uma versão sem esta embalagem, que é difícil de ser reciclada no Brasil. Encontrei algumas opções na Com Sumo Consciente e estou muito feliz com minha troca até agora! Aliás, você que é leitor do Sustenta Ações agora tem frete grátis na loja! É só digitar “cupom letícia” no campo de observações na hora de fechar a compra pelo site.

Sabonete líquido e esponja

Esta foi outra troca que eu fiz depois de conhecer o movimento lixo zero, há alguns anos. Na verdade, uma troca e um abandono: não uso mais esponja para me lavar e troquei o sabonete líquido por barra, que eu uso diretamente no corpo, sem esponja. Acho bem mais prático, gero menos embalagem (comparando os dois tipos de sabonete), não gero o lixo da esponja (que não costuma ser reciclada) e economizo dinheiro. 

Absorventes

Deixar de usar absorventes descartáveis foi uma das melhores escolhas que eu fiz na vida. No lugar deles, eu uso o coletor menstrual, feito de silicone e totalmente reciclável. Além disso, ele é mais higiênico e muito mais barato em comparação aos modelos descartáveis, entre outras 12 vantagens. Para quem não se adapta ou não gosta, existem os absorventes de pano, que também são sustentáveis.

Maquiagem

Se tem uma coisa que eu nunca tive o costume de usar é maquiagem. Numa época da adolescência, eu tinha um kit básico de maquiagem e esmaltes, mas tudo venceu porque eu não usava, salvo em festas (ou seja, pouquíssimas vezes no ano). Eu me sentia, e me sinto até hoje, melhor sem maquiagem. Me sinto mais eu mesma assim, ao natural. O que também me motivou a não usar mais foi a decisão de diminuir a quantidade de resíduos que eu produzo. Hoje existem várias marcas que fazem produtos veganos, naturais, ecológicos e com embalagens melhores, mas para mim ainda não faz sentido investir dinheiro e tempo nisso. A única coisa que eu tenho em casa hoje é batom, dois ou três, que estão envelhecendo na gaveta por falta de uso, para variar (ainda mais agora com a pandemia e o isolamento social).

Aparelho de barbear

Faz muito tempo que eu não uso mais lâmina para me depilar, então não compro esses aparelhos de plástico. Para o meu marido, que usa para se barbear, dei um aparelho que é 100% de metal, que só precisa trocar as lâminas. Esse tipo é bem antigo, na verdade, e totalmente reciclável.

Consumo consciente e economia

Com essa lista, acabei de perceber que economizo bastante dinheiro com os itens que eu não compro: tapete, esponja, toca, maquiagem e aparelho de barbear, o que mais do que compensa os itens que eu troquei: escova de bambu, pasta de dente sem tubo e sabonete em barra (que podem ser um pouquinho mais caros, dependendo das marcas e modelos). De produto em produto, vou deixando meu banheiro mais com a minha cara. A próxima troca que eu quero fazer é o fio dental, que existe na opção ecológica, com embalagem de vidro e fibras naturais, mas não é tão fácil de achar.

Agora, me conta como está o seu banheiro. Você já fez alguma troca ou deixou de usar um produto pensando na sustentabilidade?

Um ecobeijo e até breve!

2 comentários:

  1. Letícia, também tento ser uma pessoa melhor e usar produtos que não agridem o meio ambiente há um bom tempo. Em minha família, eu fui a primeira a trocar as sacolinhas plásticas por eco-bags. Lembro de, em um Natal, distribuir as sacolas ecológicas como presente para várias pessoas. Já troquei várias coisas, mas confesso que agora na pandemia, ficou um pouco mais difícil. Quero voltar com tudo em breve. Vc me deu boas dicas: eu nunca tinha usado o saco de papel para pôr lixo, só mandava para reciclar (também algo que faço há muito tempo) e continuava usando uns poucos saquinhos que ainda vinha com alguns produtos (às vezes, ficava sem, sempre tive que ficar economizando...), Agora vou trocar. Comecei a usar sabonete líquido por achar mais higiênico, mas realmente, é melhor o outro, vou voltar a usar. Escova de dentes de bambu, ganhei de minha sobrinha. Acho um pouco difícil ficar sem o tapete do banho, pois escorregar e cair seria um grande problema. Mas vamos tentando.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Stella! Tudo bem?
    Que bom que você fez trocas sustentáveis também. Cada passo é importante, parabéns! Às vezes eu entrego presentes embrulhados em sacolas ecológicas. Que bom que você vai conseguir aproveitar algumas dicas, fico feliz. =)
    Obrigada por comentar!

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio