Cidades e soluções, de André Trigueiro [Resenha]

Por Letícia Maria Klein •
22 setembro 2020
Este livro tem um pouco de muitos assuntos relacionados à sustentabilidade, catalogados a partir do vasto acervo do programa Cidades e Soluções, exibido pela Globo News desde 2006, com reprises no canal Futura. “Cidades e soluções: como construir uma sociedade sustentável” (Editora LeYa, 2017) não é uma transcrição de alguns episódios, mas uma seleção dos melhores conteúdos, com dados e informações novas.

O jornalista André Trigueiro, editor-chefe e apresentador do programa, e sua esposa, Claudia Guimarães fizeram um trabalho cuidadoso de curadoria, pesquisa, redação e edição de textos durante nove meses de trabalho. Nasceu um projeto lindo. 

Livro Cidades e Soluções (Editora LeYa, 2017)
Livro Cidades e Soluções (Editora LeYa, 2017)

O livro é dividido em nove temas, que são compostos por textos curtos, objetivos e gostosos de ler, entremeados por histórias de bastidores e dicas de sustentabilidade que podemos adotar na nossa vida. Cada capítulo termina com uma entrevista com alguém internacionalmente reconhecido por seu trabalho em prol de um mundo sustentável, como Vandana Shiva, John Elkington e Al Gore.

Falando de energia, água, biodiversidade, mudanças climáticas, resíduos sólidos, planejamento urbano, construções sustentáveis, sociedade e consumo consciente, os autores mostram como os centros urbanos – que vão abrigar 75% da população mundial em 2030 – têm um papel fundamental em aplicar a sustentabilidade. O livro traz dezenas de exemplos de como cidadãos, empresas e governos têm agido para conservar e preservar a vida no planeta, tanto em nível individual quanto coletivo, de escala municipal a global.

A divisão do livro em sessões e textos curtos deixa a leitura dinâmica e fluida. Enquanto lia, lembrei de algumas edições que assisti e até me surpreendi ao encontrar a Schumacher College como um dos assuntos! Foi como voltar para casa.

O mérito do livro é mostrar como não só é possível, mas urgente e necessário, mudar os caminhos que a humanidade percorre durante sua existência na Terra. Os problemas são apontados juntos com soluções que podem ser implantadas em vários estágios e segmentos da sociedade. Dá tempo, sim, a gente só precisa agir, começando agora, de muitos jeitos diferentes – aliás, aqui no blog tem várias dicas para deixar sua vida mais sustentável.

Esteja você no começo da sua jornada de sustentabilidade ou mais adiante, este livro provavelmente vai expandir seus horizontes e te dar uma visão abrangente de muitas possibilidades que nós temos à disposição para mudar nossa vida e cuidar do planeta, uma ação por vez, dia após dia.

Serviço

Livro: Cidades e soluções: como construir uma sociedade sustentável.
Autor: André Trigueiro.
Editora: LeYa.
Ano: 2017.
Páginas: 336. 
Formas de comprar/ler: sebos físicos ou virtuais, biblioteca pública, grupos de troca ou venda em redes sociais, livrarias da sua cidade, lojas on-line.
* Parte dos direitos da obra é destinada ao Centro de Valorização da Vida (CVV), associação filantrópica que realiza um serviço gratuito, 24 por dia, de apoio emocional e prevenção ao suicídio. 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio