Bucha vegetal para lavar louças e o que fazer com a esponja de plástico

Por Letícia Maria Klein Lobe •
19 maio 2020
Se tem uma coisa que existe em todas as casas é algum instrumento para limpeza das louças. Na maioria delas, é aquela esponja de plástico, geralmente verde e amarela. Ela tem seus problemas e (boa notícia!) suas soluções, mas existe uma opção ainda melhor: a bucha vegetal

Bucha vegetal e sabão de coco
Bucha vegetal e sabão de coco

A bucha vegetal é uma planta, a Luffa cylindrica. Pode ser cultivada em casa (algumas que você compra vem com sementes dentro) ou comprada no mercado, feira ou pela internet. Além de ter origem natural, a bucha vegetal pode ser compostada, seja no solo, na composteira ou no minhocário – neste caso, ela precisa estar bem limpa, sem restos de sabão, e cortada em pedacinhos. 

Outros pontos positivos da bucha é que ela não risca a louça, detém o crescimento de bactérias e tem um tempo de uso de dois a três meses em média (maior do que o da esponja). Para completar a dupla de limpeza sustentável na cozinha, eu uso sabão de coco em barra – antes de comprar esse tipo de sabão, leia a composição e veja se realmente tem óleo de coco, óleo saponificado de coco ou óleo de babaçu, porque algumas marcas usam sebo animal. 

Para limpar a bucha vegetal, é só ferver por cinco minutos uma vez por semana (pode até colocar um pouco de bicarbonato de sódio). 

Bucha vegetal
Bucha vegetal

O que fazer com a esponja de plástico?

A esponja de lavar louça é feita de plástico poliuretano, que tem origem no petróleo, uma fonte não renovável e bem poluidora. Ela acumula milhões de bactérias e fungos (680 milhões em 15 dias de uso, segundo estudo da Faculdade DeVry Metrocamp/EUA) e ela vai soltando pedacinhos de plásticos, que vão por água abaixo até o rio e o oceano, onde viram comida de animais. 

O lado bom é que existe reciclagem. O processo surgiu em 2014 e fez do Brasil o primeiro país a reciclar esponjas. Mas o caminho não é o convencional: dificilmente ela será aceita em cooperativas de reciclagem se você separá-la para a coleta seletiva. Isso acontece porque o processo é caro e específico, o que significa que não tem muitas empresas que trabalham no ramo. 

Como você faz então?

A iniciativa de reciclagem de esponjas é fruto de uma parceria entre a fabricante Scotch-Brite e a TerraCycle, uma empresa especializada em solução para resíduos de difícil reciclabilidade – a reciclagem só é possível graças ao financiamento das fabricantes desses produtos específicos. 

Para participar e poder enviar suas esponjas para a reciclagem, você só precisa se cadastrar no site da TerraCycle. Deixe um coletor separado para o resíduo (pode ser uma caixa de papelão) e divulgue para quem está próximo. Você pode montar um ponto de coleta no prédio (na casinha dos resíduos ou na garagem), no trabalho ou na escola. 

Passo a passo de como participar dos programas de reciclagem da TerraCycle
Passo a passo de como participar dos programas de reciclagem da TerraCycle

Quando sua caixa estiver cheia, entre na sua conta no site e peça uma etiqueta pré-paga (você não paga a remessa); cole na caixa e envie pelo correio. Se você enviar pacotes com o peso ou a quantidade mínima requerida por cada programa, você ganha pontos que equivalem a uma quantia em dinheiro, que depois é revertida em doações para uma instituição sem fins lucrativos ou uma escola pública de sua preferência. 

O programa das esponjas aceita esponjas e suas embalagens, de qualquer marca. O peso mínimo para pontuar são dois quilos, e remessas com mais de sete quilos ganham 500 pontos a mais. No processo de reciclagem das esponjas (veja abaixo), elas são transformadas em pellets plásticos, que são a matéria-prima para outros produtos plásticos, como vasos de plantas e lixeiras. 



Aqui no meu prédio, todos concordaram em participar dos programas de reciclagem disponíveis no site (atualmente, a empresa recebe cápsulas de café, brinquedos e instrumentos de escrita, além das esponjas). Ficou empolgado para começar uma campanha no seu prédio ou na sua rua?

Um ecobeijo e até breve!

2 comentários:

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio