Alternativas e substitutos ao canudo de plástico descartável

Por Letícia Maria Klein Lobe •
16 abril 2019
Canudos se tornaram um ícone da luta contra os plásticos descartáveis, especialmente desde que este vídeo de uma tartaruga com um canudo na narina viralizou nas redes em 2015. Os canudos de plástico vêm do petróleo e são facilmente dispostos de forma irregular, indo parar nas ruas e, consequentemente, nos rios e oceanos. São usados em média por quatro minutos, mas poluem ecossistemas e podem matar animais, além de durarem centenas de anos. Só nos Estados Unidos, 500 milhões de canudos são usados e descartados todos os dias. A boa notícia é que é fácil resolver esse problema e a solução começa com cada um de nós no dia a dia. Veja algumas alternativas e substitutos dos canudos plásticos.

Bebida sem canudo, canudo de vidro, de metal, de biscoito, de macarrão e de algas
Bebida sem canudo, canudo de vidro, de metal, de biscoito, de macarrão e de algas

Sem canudo
É a primeira e sempre mais desejável alternativa. Não gerar é a etapa inicial na gestão de resíduos sólidos, que segue com redução, reutilização, reciclagem e compostagem (somente os rejeitos vão para o aterro sanitário, industrial ou outro tratamento). Para evitar esse resíduo, você pode pedir a bebida sem canudo. Além de ser lixo zero, é mais gostoso beber direto do copo. Se as pessoas não tomam cerveja com canudo, por que outras bebidas precisam dele, não é mesmo? Outra alternativa é sempre levar o seu próprio canudo.

Um canudo para chamar de seu
Ele pode ser de vidro, inox, titânio, bambu ou silicone. Tem também aqueles de plástico resistente e durável que vem geralmente em copo de acrílico e é uma opção para você começar se já tiver em casa. Eu e meu noivo temos um de vidro e um de inox. Para lavar, use água quente e a escovinha que geralmente vem junto, própria para limpar o canudo por dentro. Os canudos têm diâmetros diferentes, servindo a vários tipos de bebidas. É leve e cabe na bolsa e no bolso, dentro de um saquinho de pano.

Canudo de biscoito
Com a proibição do uso de canudos descartáveis na cidade do Rio de Janeiro, a rede de fast food Bob’s passou a utilizar biscoitos tipo tubetes como canudo, uma versão alongada e com uma camada interna de chocolate, chamada de Tubete Shake. Depois de tomar o milkshake, o biscoitinho pode ser comido. A ideia é muito boa, pois o canudo não é descartado no fim e ainda vira sobremesa. A proposta da rede é expandir o canudo comestível para todas as unidades no Brasil. Para outras bebidas, eles usam versões recicláveis e biodegradáveis (o que não é muito bom, na verdade, pois as condições ideais de temperatura, umidade, luz, oxigênio e nutrientes que o objeto precisa para se decompor podem ser diferentes de onde ele foi descartado).

Canudo de macarrão
Um restaurante aqui de Blumenau, o Nonno Nico RestoBar, utiliza canudos feitos de massa de macarrão. Como ele amolece em contato com a bebida, dá para comê-lo no fim. Adorei a proposta e comi o canudo. Eu imagino que a maioria das pessoas não o coma e o restaurante também não faz compostagem, mas é melhor esse canudo orgânico do que um de plástico no aterro sanitário. Se você não quiser comer, pode levar para casa e usar como tutor em vaso de planta. Com o tempo, ele vai se degradar e servirá de adubo para as verdinhas.

Canudo de algas
Uma empresa chamada Loliware produz canudos comestíveis feitos de algas marinhas (ágar-ágar), adoçantes orgânicos e sabores e cores derivados de frutas e legumes. Caramelo, manga e chocolate são algumas opções de sabores. Quando dispostos no ambiente, duram até 24 meses e em contato com uma bebida se dissolvem em menos de um dia. É uma opção para restaurantes e fornecedores de canudos.

Canudo de gelatina
Outra opção de canudo comestível que estabelecimentos alimentícios podem usar é o da empresa Sorbos, que fabrica opções feitas de açúcar, gelatina e amido de milho, com sabor de limão, lima, canela, maçã verde, morango, gengibre ou chocolate.

Canudo de papel
Indo para opções não tão boas quanto os comestíveis, mas mais sustentáveis do que os de plástico, estão os canudos de papel, que tem origem e produção menos impactantes e um tempo de degradação muito menor. É a opção mais procurada por restaurantes em cidades onde o canudo de plástico está proibido, mas penso que deve ser utilizado com foco na redução, incentivando os clientes a não usarem canudo. Se o local tiver ou participar de um projeto de compostagem, os canudos de papel podem ser compostados.

Comente aqui embaixo se você utiliza alguma dessas opções e qual delas. A luta pela extinção dos canudos de plástico é necessária e deve puxar outras proibições com ela, como a de copos, pratos e talheres descartáveis de plástico. Afinal, não faz sentido usar um material tão durável como o plástico para fazer produtos que são usados por tão pouco e descartados como se fossem lixo, sem utilidade e sem valor.

Um ecobeijo e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio