A prática lixo zero do Restaurante Origem Natural – Tour lixo zero em Florianópolis

Por Letícia Maria Klein •
05 abril 2019
O Restaurante Origem Natural quer “ser a origem de um mundo novo a partir da comida saudável, levando educação ambiental, social e transformação”. Quem me contou isso foi a sócia proprietária Joana Wosgrau Câmara. O restaurante foi a última parada do tour lixo zero em Florianópolis. Tivemos uma fala dela sobre o histórico e a missão do Origem e depois degustamos um buffet delicioso preparado especialmente para o grupo de embaixadores do Instituto Lixo Zero Brasil, com tudo vegano.


Menos impacto ambiental, mais impacto social é o lema do Origem Natural
Menos impacto ambiental, mais impacto social é o lema do Origem Natural

Eu entrevistei a Joana e fiz uma reportagem que vai sair no portal do Projeto Colabora, então vou contar aqui minhas impressões e um pouco da trajetória do lugar. O início de tudo aconteceu num curso de liderança que Joana fez em 2015, onde teve a ideia de vender salada em potes de vidro, ao invés de usar plástico descartável. O projeto deu certo e se transformou num negócio. Junto com o namorado e uma amiga, os três sócios expandiram as atividades e abriram um restaurante em agosto de 2017 com uma pegada lixo zero e a missão de transformar a sociedade a partir da comida saudável com educação socioambiental

A cada prato vendido, R$ 1,00 é investido em projeto social
A cada prato vendido, R$ 1,00 é investido em projeto social

Origem Natural é o primeiro restaurante lixo zero do Brasil
Origem Natural é o primeiro restaurante lixo zero do Brasil

Depois de passar por uma auditoria, o Origem Natural recebeu a Certificação Lixo Zero do Instituto Lixo Zero Brasil, que assegurou o reaproveitamento de 91% dos resíduos sólidos gerados, tanto pela reciclagem quanto compostagem, além da preocupação com a não geração. Quase nada é descartável. Eles não usam plástico na cozinha, nem esponja. A comida é quase toda vegana e os talheres que estão à disposição para venda são compostáveis. O local ainda tem um armazém de produtos naturais, ecologicamente corretos e que permitem um estilo de vida lixo zero, como kits de talheres, guardanapos de pano, bucha vegetal, canudo de inox, entre outros. 

Uma parte do armazém de produtos sustentáveis
Uma parte do armazém de produtos sustentáveis

A comida estava deliciosa! Sério, todos gostaram. Tinha uma grande variedade de salgados e doces veganos. Joana contou que tudo no restaurante foi pensado para ser ambientalmente responsável e evitar a geração de resíduos sólidos. Os móveis foram feitos a partir de madeira de demolição e peças reutilizadas, como um portão descartado que foi reformado e serve de separação de ambientes. O cuidado com o conceito e a prática e a coerência entre os dois é visível. Joana disse que eles estão sempre buscando melhorar e ampliar as formas de ser lixo zero. A maioria dos fornecedores auxilia o processo, aceitando embalagens retornáveis e a pegando de volta embalagens descartáveis, como o isopor. 

Buffet vegano no restaurante Origem Natural
Buffet vegano no restaurante Origem Natural

Eu me senti muito bem lá e com certeza quero voltar. Quem mora na região de Florianópolis ou estiver passando por lá não pode deixar de conhecer o Origem. Vale a pena pela comida, pelo exemplo, pelas práticas e pelas pessoas que criaram e mantêm o lugar, uma equipe que trabalha com propósito para melhorar a sociedade e inspirar as pessoas a serem sustentáveis.

Os sócios Alexandra Lemos Nunes Dias, Joana Wosgrau Câmara e Artur Ferreira dos Santos, da esquerda para direita
Os sócios Alexandra Lemos Nunes Dias, Joana Wosgrau Câmara e
Artur Ferreira dos Santos, da esquerda para direita

Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio