7 vídeos para entender as mudanças climáticas

Por Letícia Maria Klein •
05 dezembro 2015
Negacionistas de plantão, atenção: as mudanças climáticas não são uma questão de opinião, são fatos. O aumento acelerado e intenso de gases de efeito estufa na atmosfera, provocado por ações humanas em grande escala, gera consequências graves para o planeta Terra e sua biodiversidade. Em clima de COP 21, a 21ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas para as Mudanças Climáticas, que está sendo realizada em Paris, nada melhor do que assistir a alguns vídeos e documentários que explicam as causas e os efeitos das alterações no clima e nos ajudam a entender a importância de diminuir a dependência que temos dos combustíveis fósseis.

Conferência de Paris sobre o Clima: Adaptando-se a um clima em transformação 

Neste vídeo, a ONU traz um panorama das causas e efeitos das mudanças climáticas e a necessidade de adaptação às novas realidades causadas por elas. Além deste, o canal da ONU Brasil no Youtube tem muitos vídeos sobre o tema.


Uma verdade inconveniente

Dirigido por Davis Guggenheim e apresentado pelo ex-vice-presidente dos Estados Unidos, Al Gore, este documentário trata da relação entre as mudanças climáticas e as ações humanas, comprovada por pesquisas, estudos, gráficos e imagens de satélite, entre outros. O filme foi vencedor de cinco categorias do Oscar, incluindo melhor documentário. Al Gore também fez três palestras no TED Talks sobre as mudanças climáticas. Além dele, há dezenas de palestras de outras personalidades falando sobre o tema no site do Ted Talks.


Mudanças climáticas

Bem didático e voltado para crianças, este vídeo produzido pelo INPE – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais explica desde o efeito estufa até as consequências das mudanças climáticas na Terra, incluindo informações sobre como cada um de nós pode contribuir para combater estas alterações no clima.


Mudanças do clima, mudanças de vidas

Este documentário da ONG Greenpeace Brasil mostra como as mudanças climáticas estão impactando os brasileiros em diversas regiões do país, além de trazer entrevistas com cientistas sobre as alterações no clima e o que deve ser feito, por nós, cidadãos, e por governos, para reduzir os impactos. 



Aula da USP sobre Mudanças Climáticas

Aula do professor Tércio Ambrizzi, disponível no Portal da Universidade de São Paulo, sobre as mudanças climáticas, passando por causas naturais e antropogênicas até as diversas consequências. Pode ser vista aqui.

Desmistificando a acidificação dos oceanos

Produzido pela California Academy of Sciences, este vídeo explica como acontece a acidificação dos oceanos, um dos efeitos das mudanças climáticas, e as consequências dela para a vida marinha e também terrestre. 





Derretimento de geleiras na Groenlândia

Um dos capítulos da série "Terra, que tempo é esse", produzida pelo programa Fantástico, da Rede Globo, explica outra das consequências das mudanças climáticas: o derretimento das geleiras.


0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio