A família aumentou: Os 10 Rs da sustentabilidade

Por Letícia Maria Klein Lobe •
10 outubro 2014
Os 3 Rs da sustentabilidade já são bem famosos. Reduzir, reutilizar e reciclar viraram até música, como eu mostrei neste post sobre o trio. O tempo passou, as circunstâncias mudaram e a família dos erres amigos do meio ambiente cresceu. Algumas listas trazem quatro, outras seis, sete e até oito. Juntando daqui e dali, decidi deixar o grupo ainda maior. Conheça os 10 Rs da sustentabilidade



Recusar produtos que agridem a natureza em qualquer estágio de sua produção, desde a extração de matéria-prima ao descarte. Recusar produtos ou serviços de empresas que não respeitam a legislação ambiental, que usam mão de obra escrava ou que fazem testes em animais. Uma pesquisa rápida na internet revela muito sobre produtos e empresas. Também vale entrar em contato com a companhia para tirar suas dúvidas.

Repensar e refletir sobre atitudes diárias, especialmente de consumo, e como elas impactam o meio a nossa volta. Tudo que a gente faz a cada dia provoca impactos, sejam positivos ou negativos. O segredo está em agir de uma forma que gere o mínimo impacto negativo possível. O consumo consciente é um grande aliado nesse processo e existem várias cartilhas na internet cheias de dicas de como colocá-lo em prática no dia a dia. 

Reduzir nossa pegada ecológica, a marca que deixamos no planeta ao viver e consumir. O consumismo é prejudicial à vida na Terra e gera um dos principais problemas ambientais da atualidade: o lixo. Reduzir o impacto negativo sobre o planeta é agir com consciência, responsabilidade, pensamento coletivo, respeito aos seres vivos e respeito aos bens naturais dos quais tanto dependemos. 

Reutilizar aquilo que seria descartado, dando-lhe outro destino. O que para uns é lixo, para outros é solução. Quando reutilizamos objetos, estendemos sua vida útil e diminuímos a pilha de lixo. Uma calça jeans pode virar uma bolsa, garrafas pet podem virar brinquedos, CDs e DVDs podem ser usados como decoração em um quadro. O importante é abusar da imaginação! 



Reparar o que tem conserto. Assim como o reutilizar, o reparar também aumenta a utilidade dos objetos. Consertar um móvel, remendar um rasgo numa roupa ou bolsa. Se algo pode ser arrumado ou consertado, ainda é útil e não precisa ser substituído. 

Reciclar quando não tem mais reuso ou reparo. Retornar materiais como papel, plástico, metal e vidro à cadeia produtiva para que virem outros produtos reduz tanto o lixo quanto a extração de matéria-prima que seria empregada na produção de objetos novos. 

Reintegrar à natureza o que dela veio. O lixo orgânico não tem nada de lixo. Cascas de frutas, verduras, podas de árvores e restos de alimentos produzem um rico adubo através da compostagem. Existem vários vídeos na internet que ensinam a fazer tipos diversos de composteiras, tanto para quem mora em casa quanto apartamento. Fazer compostagem reduz a quantidade de lixo que enviamos para os aterros. 

Respeitar a vida, os seres vivos, as pessoas, seu trabalho ou escola, o ambiente, a natureza. O respeito está na base de qualquer relacionamento e é um dos pilares da vida em sociedade. 

Responsabilizar-se por seus atos e os impactos que eles causam, sejam bons ou ruins, pelas pessoas ao seu redor, pelo seu local de trabalho ou estudo, pela sua rua, bairro, cidade. Como morador do planeta, eu sou responsável por ele. E você também. Cada um faz sua parte e todos ganham. A espécie humana, outras espécies e o meio ambiente. 

Repassar os conhecimentos que podem ajudar a tornar o mundo melhor e sustentável. Estou fazendo isso neste post. Faça você também. 

Família bonita, hein?! Opa, está chegando outro membro... Um R de bônus, minha contribuição à causa: reagir às dificuldades com boas atitudes. Vamos todos ser parte da solução, não espectadores do problema. Afinal, acreditar é essencial, mas atitude é o que faz a diferença! Entre tantas coisas que podemos fazer, confira 29 dicas para não sobrecarregar o planeta Terra no nosso dia a dia, além de muitas outras dicas de atitudes e práticas sustentáveis.

24 comentários:

  1. Muito útil, obrigada

    ResponderExcluir
  2. Que legal me ajudou muitoooo

    ResponderExcluir
  3. ajudou mtttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttttt na aula de ciencias naturais obgggggggggggggggggggg

    ResponderExcluir
  4. Letícia, passando para agradecer por compartilhar tanto conteúdo, curiosidades e dicas sobre sustentabilidade. Ter encontrado o Sustenta Ações foi um presente.
    Desejo sucesso a você

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, muito obrigada, fico feliz que você está gostando! Obrigada por comentar. =D

      Excluir
  5. Anônimo10/29/2020

    Muito bom, Letíca!

    ResponderExcluir
  6. Ajudou me muita na minha aula :)

    ResponderExcluir
  7. muito bom...me ajudou na aula de ciencias da natureza...valeu...

    ResponderExcluir
  8. Anônimo9/27/2021

    MUITO OBRIGADO ... ME MUITO AJUDOU NA LIÇÃO DE CASA DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA

    ResponderExcluir
  9. Anônimo5/29/2023

    Gente muito obrigado pq se não vocês minha tarefa de ciências ia pro prejuízo 😃

    ResponderExcluir
  10. Anônimo6/19/2023

    ciencias ciencias ciencias finalmente achei a solução

    ResponderExcluir
  11. André Chauvet8/10/2023

    Sou Educador Ambiental e amei este Post, estou disseminando ele no meu trabalho, inclusive peço autorização para usar seu conteúdo em uma apresentação que farei, claro que com as devidas referências a essa maravilhosa Fonte!

    ResponderExcluir
  12. Anônimo10/04/2023

    Obrigado pelo post incrível! Me ajudou muito!

    ResponderExcluir
  13. Adriana Dias10/16/2023

    Amei a publicação vai me ajudar muito!!!!

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio