Minhas minhocas estão amarelando? – Meu santo composto #7

Por Letícia Maria Klein Lobe •
03 maio 2019
Faz cerca de um mês que as minhocas californianas do meu minhocário parecem estar mudando de cor, passando de tons avermelhados para amarelados. Ai ai ai e agora? Uma vez ouvi um relato de uma pessoa que só colocava papel no minhocário no início e as minhocas ficaram brancas. O que eu percebi é que tenho colocado muito mais bananas do que qualquer outro alimento no último mês e penso se é isso que pode estar interferindo na coloração delas.

Entrei em contato com o pessoal da Morada da Floresta, que fabrica minhocários, e eles me responderam que a cor é da própria espécie, algumas minhocas californianas são mais amarelas do que vermelhas, mesmo. Conversei com alguns amigos que também têm minhocário, mas eles nunca viram minhocas tão amarelas quanto esta da foto e estranharam o fato. Como só estou colocando o que elas podem comer, como frutas, hortaliças e borra de café, imagino que a mudança de cor deve ser por causa do excesso de bananas. Ou será do pó de café?

Uma minhoca californiana bem amarela
Uma minhoca californiana bem amarela

Assim como nós, seres humanos, precisamos de uma alimentação diversificada que nos dê todos os nutrientes necessários para uma boa saúde, as minhocas também precisam. Eu sei isso, mas não tive muito tempo para cozinhar durante o mês de abril e diminuí meu consumo de frutas. Ruim para mim e para as minhocas. Além de compostarem meus resíduos orgânicos, elas estão me ajudando a avaliar meu cardápio. Nesta semana já comecei a colocar outros alimentos. Vou ficar acompanhando para ver como elas se comportam e volto a esse tema daqui a um tempo para contar como elas estão.

Se você sabe o que pode estar deixando as minhocas amarelas, por favor, comente aqui embaixo. Um ecobeijo e até breve.

11 comentários:

  1. Oiiii, minhas minhocas também estão amarelas ,quando elas chegaram eram vermelhas estou buscando respostas kkk , ñ coloquei casca de banana em exagero .
    .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! O negócio é ficar de olho, talvez tenha algum resíduo em maior quantidade do que o restante. Acho que o segredo é a variedade. Espero que descubras! Obrigada por comentar. =)

      Excluir
  2. Então, está acontecendo o mesmo com as minhas e não achei nada em lugar nenhum rsrsrsrs. Tenho colocado resíduos variados. Conseguiu descobrir o que é?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Isis.
      É questão de avaliar, ficar acompanhando. Se o sistema estiver funcionando direitinho, e as minhocas não estiverem apresentando nenhum comportamento estranho ou de fuga (como ficar nas bordas, na tampa ou em um montinho), então acredito que não haja problema. Só preste atenção mesmo nos tipos de alimento que está colocando.
      Obrigada por comentar! =)

      Excluir
  3. http://www.minhobox.com.br/duvida/post/pt/amarelo-na-vermelha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Bem interessante, obrigada por compartilhar. =)

      Excluir
  4. As minhas ficam amarelas quando comem manga! Acho lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante! Vivendo e aprendendo, sabendo que o segredo da saúde delas (e da nossa) é a diversidade de alimentos. 😊

      Excluir
  5. Passando para saber o resultado a respeito das minhocas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! As minhocas estão bem, consegui identificar o que era, a princípio era pouca variedade de resíduos orgânicos. Agora está tudo certo. Obrigada pelo interesse!
      Abraço.

      Excluir
  6. Anônimo5/08/2023

    As minhas amarelam quando demoro a trocar a terra, fica mais húmus de que terra virgem!

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio