Os tons de azul do Morro Azul

Por Letícia Maria Klein •
10 abril 2018
Um lugar perfeito para um passeio rápido no fim de semana. Foi minha primeira vez no Morro Azul e quando cheguei lá em cima, entendi por que o chamam assim.

As hortênsias lindamente floridas fazem jus ao apelido carinhoso do Parque Natural Municipal Freymund Germer, localizado a cerca de 20 minutos do centro de Timbó. No topo do morro, com seus 758 metros de altitude, é possível ver as cidades de Indaial, Pomerode e Blumenau, da esquerda para direita. Com luneta, dá para ver até o litoral! Além da vista, o local também atrai apaixonados por voos livres de parapente e de asa delta.

Vista do Morro Azul
Indaial, Pomerode e Blumenau (da esquerda para direita)

É possível subir até o topo a pé ou de carro (que foi nossa escolha). A subida é bem íngreme, então fica a dica para quem não pode fazer muito esforço físico (ou tiver preguiça mesmo). Àqueles que topam o desafio da caminhada sinuosa e um pouco pesada (assim parecia pelas expressões dos caminhantes), a vista compensa depois do exercício. Pode até levar um lanchinho para fazer um piquenique lá em cima, a área de descanso é bem extensa.

O parque foi criado no dia 11 de março de 1993 pela Lei Municipal n° 1.463. Por estar enquadrado na categoria de Unidade de Conservação de Proteção Integral, de acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação – SNUC, é permitida a realização de pesquisas científicas, atividades de educação e interpretação ambiental, recreação em contato com a natureza e turismo ecológico.

Hortênsias ao longo do caminho e no topo do Morro Azul

É um passeio muito gostoso para fazer em companhia da família ou dos amigos, desfrutando do ar puro, da tranquilidade e do contato renovador com a natureza.

Serviço

Endereço: Parque Ecológico Freymund Germer, Rua Geral do bairro Mulde Alta, a 18 km do centro de Timbó, CEP 88717-000. O acesso ao parque se dá pela BR 470 e pela SC 416, através da Rua Pomeranos.
Horário de funcionamento: portões abertos das 8h às 18h.
Ingresso: entrada gratuita. Para acampar, o ingresso custa R$ 5,00 por final de semana.
Infraestrutura: camping para barracas e motorhomes, área de convivência, banheiros, chuveiros, churrasqueiras, rampa para a modalidade de voo livre (parapente e asa delta), trilhas ecológicas sinalizadas, sala de educação ambiental e parque de recreação para crianças.
E-mail: institutoaracua@yahoo.com.br.
Site: https://www.facebook.com/parquemunicipalfreymundgermer/.
Telefone: (47) 9603-4948.



0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio