Sobre vida e experiências – TEDxBlumenau 2017

Por Letícia Maria Klein Lobe •
29 maio 2017
A terceira edição do TEDxBlumenau, Momentum, foi sobre vida, morte, experiências e o valor do tempo. Os três blocos de palestras foram construídos para contar uma narrativa sobre jornada interna, começo e fim da vida terrena, saúde e qualidade da existência. Participei pela segunda vez (relato do evento do ano passado aqui) e, assim como da outra vez, saí com uma sensação maravilhosa, feliz de ter presenciado 14 relatos de vida incríveis e emocionantes. Abaixo um pouquinho de cada palestra e seus vídeos. Assiste, vai, tenho certeza que o teu pensamento depois vai ser “que bom que eu vi!”.

Mauricio Louzada
Um segundo pode ser um vértice de mudança na sua vida, que pode te levar à tua caverna interna. Lá, é onde nos perdemos para que possamos encontrar nosso caminho.



Gabriela Muller
O parto é um momento lindo e intenso na vida da mulher e o parto humanizado vêm crescendo, assim como a presença da doula. Neste assunto, Blumenau foi pioneira ao ser a primeira cidade brasileira a permitir a presença de doulas em partos.



Rosane Martins
Por que ter medo de envelhecer?



Rogério Malveira
Se você não compreende saúde, sua capacidade de ser saudável fica restrita, por isso a compreensão em saúde é o sexto sinal vital. O limite do teu mundo depende da tua capacidade de compreensão. Portanto, médicos, vamos descomplicar, pois falar bonito é se fazer entender.



Luiz Fernando Roriz
Esperança e resistência são essenciais para sair da inércia. Todos têm potência para tal e ela é exponenciada com os relacionamentos pessoais. Ter um problema não é problema, afinal.



Cristina Tardáguila
Vemos e compartilhamos muitas notícias falsas. O fato não importa mais e isso é gravíssimo, pois a crença tem tido mais importância do que o fato. Compartilhamos o que acreditamos e quando corrigimos um post, ele não faz tanto sucesso quanto o primeiro. Para não cair em erro, sempre cheque fatos antes de compartilhar algo nas redes sociais que pode levar até a tragédias. Preste atenção à ausência de fonte, números relativos, dados em mutação, A causa B e "maior do mundo".



Thiago Rondon
A tecnologia pode transformar a política? A política é um financiamento em rede, mas hoje a rede é pequena. O que está em jogo é: moeda de poder x moeda de representatividade.



Marcelo Fett
Crescimento sem desenvolvimento. O que gera riquezas são o conhecimento e a inovação. O desenvolvimento de um estado está na capacidade de empreender, inovar e ser resiliente.



Kiko Kinslanski
O que o mundo perde se sua empresa deixar de existir? Existem dois tipos de empresas: as que melhoram e as que pioram o mundo. Por que ter uma empresa? Empresas devem olhar para dentro para encontrar as respostas às suas inquietações internas. “Ao invés de vencer na vida, vem ser na vida”. Ao invés de perguntar a uma criança o que ela quer ser quando crescer, pergunte à criança o que ela quer mudar quando crescer. Tríade da transformação: consciência (o que tu fazes afeta o todo e o todo afeta o trabalho), propósito, pessoas (humanização).



Hamilton Henrique
Alimentação saudável é direito, não privilégio. Por isso, o Saladorama faz o ciclo do cuidado: agricultores, cozinheiros, entregadores, consumidores.



Felipe Colvara
O projeto Kombina com foto mostra o poder da fotografia como memória registrada.



Maria Lujan Tubio
A roda da vida tem oito elementos da felicidade e a espiritualidade é o mais importante, pois é sobre o significado da vida, conexão. Para isso, educação de verdade.



Quiteria Peres
As pessoas clamam o direito de pertencer. Vivemos a lógica perversa da velocidade e o tempo é bálsamo, mas na dose errada pode ser veneno. Somos todos juízes na nossa família, por isso é importante aprender o verdadeiro significado de cada conflito. Assim, pais, incentivem os filhos a ter empatia, analisar alternativas e buscar soluções. Nada melhor do que a sensação de ter ajudado a solucionar o próprio problema.



Karina Barreto
Expressar sua verdade aumenta a chance de se conectar com alguém. Então, ao conhecer alguém, ouse, faça perguntas diferentes, interessantes. Sem pré-conceitos, tome consciência do julgamento e evite a sentença.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio