11 livros sobre meio ambiente que mudaram minha visão de mundo

Por Letícia Maria Klein •
29 outubro 2019
Os livros são parte de mim. Sinto até uma necessidade física quando fico alguns dias sem ler, nem que seja uma página. Para comemorar o Dia Nacional do Livro, celebrado em 29 de outubro, selecionei algumas obras com temática ambiental que li ao longo da vida e que mudaram minha forma de ver o mundo e viver nele (os que têm resenha aqui no blog tem o link no título).

Walden ou A Vida nos Bosques
Com toda a certeza um dos meus livros favoritos da vida! Henry David Thoreau faz um relato autobiográfico inspirador, profundo e verdadeiro da jornada de um ser humano em busca da essência da vida. Thoreau narra o período de pouco mais de dois anos em que viveu em um bosque, às margens do lago Walden (nos Estados Unidos), numa casa que ele mesmo construiu. Irônico, provocador, questionador e filósofo, Thoreau não fala meias verdades e toca em muitas feridas, escancarando hipocrisias da sociedade capitalista do século 19, com seu comercialismo e industrialismo crescentes (algo ainda mais verdadeiro hoje). Daquelas leituras para fazer refletir e encarar pré-conceitos.

Mundo sustentável – Abrindo espaço na mídia para um planeta em transformação
Foi um dos primeiros livros que eu li com temática ambiental, ainda na faculdade. O livro reúne entrevistas, artigos e comentários do jornalista ambiental André Trigueiro sobre assuntos relacionados a resíduos sólidos, energia, mudanças climáticas, água e padrões de produção e consumo, além de soluções para uma vida sustentável. No momento, estou no meio da leitura do segundo volume: Mundo Sustentável 2 - Novos rumos para um planeta em crise.

A teia da vida – Uma nova compreensão científica dos sistemas vivos
Fritjof Capra é um físico austríaco e ambientalista que consegue trazer temas científicos para o nosso dia a dia, com uma linguagem acessível. Neste livro, ele aborda a visão sistêmica da vida (a noção de que tudo está inter-relacionado), mostrando a riqueza e a fragilidade da teia de vida existente no planeta Terra e no universo. Ele explica ecologia profunda, pensamento sistêmico, teorias da complexidade e do caos, além de vários outros estudos e linhas de pesquisa que comprovaram a interligação e a interdependência entre os seres vivos, estruturas e elementos terrestres e universais.

O tao da física – Um paralelo entre a física moderna e o misticismo oriental
Esse foi o primeiro livro que Capra escreveu (e o segundo dele que eu li). Ele diz no livro que “a ciência não precisa do misticismo e o misticismo não precisa da ciência, mas o ser humano precisa de ambos”. Durante a narrativa, ele vai explicando sobre física quântica e as bases do pensamento filosófico indiano e chinês (budismo, hinduísmo e taoísmo), estabelecendo um paralelo entre os dois. É incrível o que ele consegue fazer, mostrando como, na realidade, ciência e espiritualidade se complementam.

A sexta extinção – uma história não natural
Um dos melhores livros ambientais que eu já li, escrito pela jornalista Elizabeth Kolbert. O livro tem 13 capítulos que contam a história das últimas cinco grandes extinções em massa ocorridas no planeta e mostram indícios do sexto episódio que pode estar em curso, provocado pela espécie humana nesta era de Antropoceno. A extinção é um fenômeno natural, mas a humanidade está intensificando-o em milhares de vezes, tornando-o massivo. Leitura recomendadíssima para quem quiser entender esse processo de uma maneira fácil, didática e envolvente. 

Livros com temática ambiental
Livros com temática ambiental 

O homem que salvou Nova York da falta de água e outros 11 mestres da sustentabilidade
Um livro muito interessante e inspirador. Com uma escrita fluida e envolvente, o autor Rafael Chiaravalloti descreve trajetórias de vida, desafios e conquistas de pessoas no Brasil e em outros países que fizeram ou fazem a diferença em termos de conservação, preservação e vida sustentável. As histórias são contadas em meio a contextos sociais, econômicos, políticos, culturais e ambientais, oferecendo ao leitor uma visão sistêmica sobre os problemas e as soluções que os 12 mestres encontraram. Um ótimo exemplo do que podemos fazer com o nosso poder.

Espiritismo e Desenvolvimento Sustentável
Carlos Orlando Villarraga questiona como será o futuro da espécie humana na Terra diante do modelo atual de desenvolvimento e do consumismo, trazendo indicadores sociais e ambientais, as bases do modelo de desenvolvimento sustentável, a diferença entre consumo e consumismo, a importância das religiões para o desenvolvimento sustentável, os princípios da sustentabilidade, exemplos de ações para um futuro sustentável e como o Espiritismo pode ajudar nesse processo.

Espiritismo e Ecologia
Esse é outro livro espírita que aborda a temática ambiental, escrito por André Trigueiro. Ele faz um paralelo entre as duas ciências que nasceram na mesma época, o Espiritismo e a Ecologia, e que compartilham princípios, como o uso sustentável dos bens naturais, o consumo consciente, a coletividade em detrimento do individualismo e a visão sistêmica da biodiversidade. Rápido de ler, com uma escrita objetiva, agradável e cativante.

Colapso – Como as sociedades escolhem o fracasso ou o sucesso
Esse livro é uma viagem no tempo e um mergulho na história de civilizações que desapareceram ou triunfaram por causa da relação que tinham com o meio onde viviam. O autor Jared Diamond explica contextos sociais, econômicos, políticos e culturais de cada sociedade e como eles se inter-relacionam ao longo do tempo para levar essas comunidades à extinção ou à prosperidade. Tem uma linguagem clara e envolvente que revela a intrincada rede de relações entre os indivíduos de um povo e entre este e seu habitat.

Diário do clima – Efeitos do aquecimento global: um relato em cinco continentes
Foi escrito pela jornalista Sonia Bridi como resultado das reportagens para o quadro “Terra – que tempo é esse”, produzido em 2010 para o programa Fantástico, da Rede Globo. Ela e o cinegrafista Paulo Zero, seu marido, viajaram pelo mundo para mostrar os efeitos e explicar as causas das mudanças climáticas, geradas a partir da emissão acelerada e intensificada de gases de efeito estufa na atmosfera, decorrentes de atividades humanas. Apesar de já terem sido lançadas muitas outras obras (livros, programas de TV, documentários etc) sobre a crise climática na última década, vale a leitura por ter uma abordagem clara e didática do tema. Se você conseguir a edição do livro que vem com os episódios da série, melhor ainda.

O pequeno príncipe
O famoso livro do escritor francês Antoine de Saint-Exupéry, camuflado de infanto-juvenil, é uma das histórias mais lindas sobre humanidade e trajetória de vida de um ser humano. É um livro profundamente filosófico e poético que aborda qualidades e defeitos, desafios e aprendizados, ganhos e perdas, sentimentos e emoções, cuidado e destruição. A sustentabilidade se baseia nos atos simultâneos e interdependentes de cuidar de si, do outro e do ambiente, mensagens que esse livro tão belo nos mostra por meio de seus personagens, dos vários planetas, dos relacionamentos e da viagem do príncipe.

Já leu algum desses? Recomenda outros?

Um ecobeijo e até breve.

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio