O que fazer com o papel da máquina de cartão?

Por Letícia Maria Klein •
14 abril 2020
Sabe o papel do cupom fiscal, da segunda via de compras com cartão, do caixa eletrônico? Mesmo que você recuse a impressão da sua via e não retire seu extrato na máquina, quase sempre recebemos o cupom fiscal. Então, o que fazer com esse papelzinho problemático? Tenho três notícias: uma ruim e duas boas.

Seja amarelo, azul ou branco, é um tipo de papel chamado de termossensível, ou térmico. O nome faz referência ao processo de impressão, que é por aquecimento. Esse papel é revestido com substâncias que, quando aquecidas, ativam a tinta invisível, e o espaço vazio é preenchido com caracteres.

papel termossensível é reciclável (boa notícia), mas (má notícia) uma das substâncias do revestimento é o bisfenol-A (BPA), que é perigosa à saúde e pode ser liberada durante o processo de reciclagem, contaminando os outros papéis que estão junto e, por consequência, o próprio papel final reciclado. O BPA é relacionado a alterações no sistema endócrino e é considerado cancerígeno. Por isso, a reciclagem desse papel é restrita e não recomendada. Na grande maioria das cidades, ela não existe. 

O papel térmico ou termossensível tem substância perigosa à saúde, por isso não costuma ser reciclado.
O papel térmico ou termossensível tem substância perigosa à saúde, por isso não costuma ser reciclado.

Qual a solução então? A segunda boa notícia é que o papel térmico pode ser compostado. Bem, na verdade, não existe um consenso sobre a viabilidade de compostar ou não o papel térmico, mas vamos aos fatos. Algumas pesquisas indicam que a meia-vida do bisfenol-A é de três a cinco dias no solo, o que significa que esse é o tempo que o elemento leva para se reduzir à metade.

Em fóruns de discussão internacionais que encontrei on-line, algumas pessoas compostam as notinhas e outras, não. A mensagem geral é de que, como ele é uma fração pequena dos seus rejeitos, fica à sua escolha mandá-lo para coleta comum ou compostar. Mas há um consenso de que é melhor colocar esse papel na composteira, num vaso ou direto no solo, e não no minhocário (eu costumo enterrar). Afinal, se o BPA nos afeta, também pode afetar as minhocas.

Então, quando se trata de papel térmico, temos três formas de agir: recusar a segunda via do cartão (ou pedir para que te enviem por e-mail, se quiseres); utilizar os serviços bancários on-line para não imprimir nada no caixa eletrônico; e fazer compostagem dos que ainda restam. E você não dava nada pra esse pedacinho de papel, né?

Um ecobeijo e até breve!

5 comentários:

  1. Oi
    Estou fazendo pesquisa sobre sustentabilidade, e achar o seu blog foi muito bom.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou! E obrigada por comentar. Até a próxima.

      Excluir
  2. Leonardo vilarinho5/24/2022

    Oi! Que legal achar isso aqui. Poderia me tirar uma dúvida...
    Quer dizer que ele pode ser reciclado no processo igual faríamos em papel rústico? O intuito é fazer telas para pintura. Para diversão das crianças mesmo. Dessa forma o bpt faria mal?
    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Leonardo, tudo bem? Como o papel não ficaria em contato com as crianças, acredito que não haja problema. Você pode fazer um teste para ver como fica esse papel junto com os outros, acho que não custa tentar, mas o melhor seria tirar a dúvida com algum especialista. Torcendo para dar certo! Obrigada por vir.

      Excluir
  3. Anônimo9/10/2023

    Deus abençoe todos que possuem esse bom senso e essa consciência de reciclar o que e nescessário e compostar o que e direito ,tudo de bom a todos , tchau.!

    ResponderExcluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio