Semana mundial da água: 5 dicas para economizar água virtual

Por Letícia Maria Klein Lobe •
25 março 2020
O nosso consumo de água não se limita ao líquido que sai da torneira e do chuveiro. Existe muita água virtual circulando por aí em quase todos os produtos que compramos, de alimentos a calça jeans. Segundo o criador do conceito de pegada hídrica, o pesquisador holandês Arjen Hoekstra, o Brasil é o quinto país que mais exporta água incorporada ao processo produtivo. Só na exportação de produtos agropecuários já se vão 112 trilhões de litros

Assim, quando falamos em economia de água, não é somente fechar a torneira e tomar banhos curtos, mas ter um consumo consciente de outros produtos que precisam de água para serem fabricados. Alguma vez na vida você já pensou que desperdiçar comida é sinônimo de desperdício de água? Um quilo de carne bovina, por exemplo, precisa de mais de 15 mil litros desse líquido precioso para ser feito. 

Água virtual nos alimentos: a água que não vemos
Água virtual nos alimentos: a água que não vemos.

Como, então, você pode economizar a água que não vê? Vamos às dicas: 

  • Não deixe comida no prato e aproveite todas as partes dos alimentos. Se sobrar, use a imaginação para criar uma receita nova. Para qualquer eventual sobra ou parte que tenha estragado, coloque tudo no minhocário (como assim ainda não tem um? Aqui tem todos os posts sobre compostagem doméstica para você começar).

  • Ainda sobre alimentos, alguns precisam de mais água do que outros, como mostra a imagem abaixo. O site da Water Foortprint Network traz uma galeria de diversos produtos e a quantidade de água necessária a cada um deles em sua cadeia produtiva, além de dizer quais são as fontes de água (verde, azul e cinza, em termos técnicos, que significam, respectivamente, da chuva, doce e derivada de atividades domésticas ou da agricultura).

    Quantidade de água usada no processo produtivo de alimentos. Fonte: Exame.
    Quantidade de água usada no processo produtivo de alimentos. Fonte: Exame.

    A diferença na quantidade de água por alimento reflete o impacto ambiental da sua alimentação diária. Consumir mais vegetais e menos carne é uma forma de desperdiçar menos água e ser mais sustentável. Pensando nisso, como está sua dieta hoje?

  • Compre somente o necessário, mesmo! Como muitos produtos precisam de água para serem feitos (roupas, sapatos, brinquedos, maquiagem etc), é importante consumir somente o que precisa e fazer o melhor uso, para que o produto dure o máximo possível. Comprar de fornecedores locais e nacionais e dar o destino correto também são fatores importantes nessa hora.

  • Falando em compras, o que ajuda muito é adquirir itens usados, de roupas a eletrodomésticos. Comprar um produto usado significa dar mais tempo de uso a ele e, com isso, contribuir para a diminuição da produção de itens novos, que precisam de bens naturais e energia para serem produzidos. Além de economizar a água que seria usada na fabricação de um produto novo, você também economiza dinheiro e incentiva o consumo colaborativo.

  • Utilize seu kit lixo zero, faça compras a granel com seus próprios potes, substitua a sacola plástica, entre outros, para diminuir a quantidade de resíduos sólidos que você produz no seu dia a dia. A maior parte do que produzimos em termos de embalagem é plástico, que além de vir do petróleo, usa muita água no seu processo produtivo. Assim, cada embalagem que deixamos de gerar como resíduo e cada item descartável que recusamos são litros de água que economizamos. 

Quer saber exatamente qual é a quantidade de água necessária para manter o seu estilo de vida? Calcule a sua pegada hídrica aqui (em inglês, nas versões simplificada e estendida). 

Um ecobeijo e até breve!

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio