Cinema lixo zero: dicas para não gerar lixo na sessão

Por Letícia Maria Klein Lobe •
10 março 2020
Filme com pipoca é uma combinação perfeita. Aliás, filme com comida é uma combinação perfeita. E depois de duas horas com risos, lágrimas e emoções diversas, fica não só aquela sensação gostosa de assistir a um filme (se ele for bom, claro), mas também algumas embalagens do seu combo de guloseimas. Aproveitando o meu ensaio de fotos de pré-casamento, que foi no cinema aqui na minha cidade, vim falar sobre como fazer seu lanchinho na sala escura sem gerar lixo. Anote aí as dicas para uma sessão sustentável. 

Cinema lixo zero com seu próprio copo e pote de pipoca
Ensaio no GNC Cinemas em Blumenau, com nossos próprios copão de bebida e de pipoca.

  • Leve sua própria embalagem para a pipoca, que pode ser um pote retrátil (existem algumas opções no mercado) ou um saco de pano. É só pedir para colocarem a pipoca direto nele – provavelmente eles vão usar a embalagem de papel da pipoca para medir a quantidade, mas é só você garantir que eles vão reutilizá-la depois no próximo pedido (já fiz e funciona). Se você gosta de colecionar, existem os potes de plástico duráveis feitos pelo cinema especialmente para alguns filmes, que você não descarta e pode reutilizar tanto em casa quanto na sua próxima sessão.
  • Na mesma onda, você pode levar seu próprio copão ou garrafa e pedir para colocarem a bebida direto ali. Para facilitar, leve um que tenha a mesma capacidade dos copos oferecidos no cinema que você frequenta (geralmente 350ml, 500ml, 1l).
  • Tem cinemas que fornecem alguns doces e salgados sem embalagem também (como pão de queijo), e você pode usar seu próprio potinho retrátil ou saquinho de pano.
  • Para substituir o canudo de plástico descartável da bebida, leve o seu próprio canudo. É bem fácil de encontrar hoje em dia, tanto em lojas na sua cidade quanto na internet. As opções mais comuns são de metal, vidro e bambu, em diferentes tamanhos e diâmetros.
  • Para fechar o kit cinema lixo zero, leve seu próprio guardanapo de pano, assim você não precisa utilizar o de papel. Também são facilmente encontrados em sites que vendem produtos sustentáveis, mas você pode cortar roupas velhas ou restos de tecido e costurar guardanapos de tamanhos variados.

Porém, contudo, entretanto, todavia... Se você consumir produtos como salgadinho, chocolate e outros que vêm naquelas embalagens plásticas metalizadas, seguem aqui algumas ações que vocês pode fazer para que esses resíduos sejam aproveitados de alguma forma (o que também é uma atitude lixo zero): 

  • Entre em contato com a prefeitura da sua cidade ou cooperativas de catadores de material reciclável para saber se há coleta seletiva desse material para reciclagem. Se houver, apenas coloque as embalagens no coletor adequado. Se não tiver...
  • Você pode reutilizar essas embalagens, assim como o isopor, para encher almofadas ou bonequinhos de pano; outra ideia é preencher saquinhos para utilizar como proteção de objetos frágeis dentro de caixas de papelão, quando precisar transportá-los. 

Agora é só preparar seu kit cinema e fazer a festa da sustentabilidade na sessão. Para ficar perfeito, só faltava levar uma mantinha... 

Um ecobeijo e até breve! 

0 comentários:

Postar um comentário

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio