Como usar o biofertilizante produzido no minhocário – Meu santo composto #8

Por Letícia Maria Klein •
14 maio 2019
A compostagem feita no minhocário produz muito biofertilizante, que é o líquido escuro resultante da decomposição dos alimentos. A cor marrom ou preta é derivada da passagem da água pela terra. É um fertilizante natural rico em nutrientes e muito forte. Costumava ser chamado de chorume, mas para não ser confundido com o líquido tóxico que é produzido no aterro sanitário, é agora denominado de biofertilizante.

Por causa da sua concentração, deve ser usado na proporção de uma parte dele para 10 de água. Pode ser aplicado pelo menos uma vez por semana. Assim como nós precisamos de uma dose diária de nutrientes, as plantas também precisam, então o ideal é dar um pouco por dia, sempre variando as fontes de adubo, como explica a Carol Costa no livro Minhas Plantas. Eu coleto o biofertilizante numa garrafa reutilizada e coloco de uma a duas vezes por semana nos vasinhos.

Biofertilizante produzido no minhocário
Biofertilizante produzido no minhocário. Está diluído em água, mas está mais claro
do que o normal porque a caixa do meio quase não tem mais resíduos
e está na hora de eu trocá-la de lugar com a de cima.

Ao contrário do minhocário, o processo que existe na composteira não produz biofertilizante (ou produz muito pouco), pois a água é eliminada na forma de vapor graças às altas temperaturas. Por isso ela é chamada de compostagem termofílica. Na composteira que eu fiz e usei por quase um ano nunca foi gerado biofertilizante. Depois adquiri um minhocário e estou com ele até hoje. Uma das vantagens é justamente a obtenção de dois produtos: um adubo sólido e um líquido.

Para saber se o biofertilizante está bom, é só cheirar. Se não tiver odor, então seu minhocário está saudável e em equilíbrio. Se o cheiro estiver ruim ou forte, você pode estar colocando resíduos que não podem ser compostados ou a relação entre carbono e nitrogênio está desequilibrada. Se estiver bom, é só diluir e alimentar suas plantinhas.

Um ecobeijo e até breve.

4 comentários:

  1. Boa tarde,

    Li seu artigo, pois estou a procura de video e literatura sobre compostagem sem minhocas. Eu fiz uma pequena composteira com potes de sorvete no domingo, dia 25/10/20. Hoje quando fui mexer o composto, estava com cheiro muito ruim, e o líquido que sai é marrom e fedido.

    Se puder, me ajude, por favor, já é a segunda vez que tento fazer compostagem e fica fedido.

    Grata,
    Josiane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Josiane.
      Os cuidados de uma composteira são um pouco diferentes de um minhocário. Na compostagem sem minhocas, você deve mexer duas vezes na semana, no máximo, e deve evitar mais os cítricos. Você deve ter pelo menos dois baldinhos, um para os orgânicos e outro que coleta o biofertilizante. A cor marrom é natural, mas o cheiro ruim significa que você pode estar colocando alimentos que não devem ser colocados, como carnes, doces e gorduras. Cítricos devem ser colocados em quantidade bem reduzida, assim como alimentos cozidos (arroz e macarrão, por exemplo). Dá uma analisada, e qualquer coisa me manda mensagem novamente. Espero ter ajudado! Obrigada por comentar. =)

      Excluir
  2. Obrigado pelo aprendizado, estou fazendo um TCC sobre a implantação de um sistema de compostagem de resíduos em uma escola de ensino fundamental, onde as mulheres da cantina produzem o alimento com alimentos produzidos em uma horta instalada na própria escola. Qual tipo de composteira me indicaria fazer?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Erick. Obrigada pelo comentário. Acho que depende da quantidade de resíduos. Talvez alguns sistemas de minhocário com caixas digestoras sejam suficientes, ou então o sistema de leiras, que é feito no chão. Tem outros sistemas feitos no chão também, deixo aqui alguns outros links do blog com mais informações sobre isso:
      http://www.sustentaacoes.com/2018/04/5-passos-para-fazer-compostagem-em-casa.html
      http://www.sustentaacoes.com/2019/03/compostagem-no-hotel-sesc-tour-lixo-zero-florianopolis.html
      http://www.sustentaacoes.com/2019/03/reciclagem-e-compostagem-na-comcap-tour-lixo-zero-em-florianopolis-3.html

      Excluir

Oi, tudo bem? Obrigada por passar aqui! O que achou do post? Comente aqui embaixo e participe da conversa.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio