Sustentabilidade para jovens espíritas no Carnaval

Por Letícia Maria Klein •
01 março 2017
Este ano foi o primeiro que passei o feriado de Carnaval num evento espírita (já comentei algumas vezes aqui que sigo a doutrina) e foi a melhor forma de celebrar esta data! (Na verdade, nunca participei de festa; não gosto por vários motivos, inclusive ambientais). Foi a primeira vez também que estive em um evento para jovens espíritas e foi como facilitadora de um grupo na faixa etária de 15 a 17 anos. O tema, claro, só podia ter a ver com sustentabilidade: “Ser sustentável: amor de cocriador”, que estudamos por um ano antes do evento.

A CONJESC – Confraternização de Jovens Espíritas de Santa Catarina é realizada a cada dois anos, sempre no Carnaval. Nos anos em que não ocorre são realizados outros eventos espíritas locais ou regionais. Quando eu soube que o tema seria ecologia e Espiritismo, ofereci-me para participar da organização e em todos os meses de 2016 a equipe se reuniu em Balneário Camboriú para estudar o tema e planejar o evento (participei até agosto, quando viajei para a Schumacher College).

Durante os três dias do evento, que aconteceu em Lages, a equipe pedagógica se dividiu em trios e ficou responsável por uma turma, com faixa etária determinada (havia jovens de 12 a 25 anos, divididos em grupos de mais ou menos 20 pessoas). Além de facilitadora do grupo 8, com 18 jovens, ministrei uma oficina de soluções caseiras para 22 pessoas. Nos grupos, cada facilitador ficou responsável por aplicar três técnicas que abordavam ecologia, sustentabilidade e Espiritismo. Na oficina, fizemos um minhocário e a pasta de dente caseira, ambos sorteados ao final, e passei outras dicas para limpeza e higiene sustentáveis.

Simplesmente adorei! Foi uma experiência fantástica, enriquecedora e gratificante. Aprendi muito com meus colegas facilitadores Malu e Vini e com jovens tão espertos, sinceros e determinados. Foram mais de 80 trabalhadores, todos empenhados em oportunizar momentos de aprendizado, emoção e alegria com mensagens de amor, respeito e cuidado com os outros seres vivos e elementos da teia da vida, preservando assim o nosso planeta.

Foto oficial do evento. Estou bem no fundo, de blusa lilás.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá, muito obrigada por passar aqui! Comente o que achou da postagem e em breve respondo.

© 2013 Sustenta Ações – Programação por Iunique Studio