São eles:
Brinquedos Hasbro;
Cápsulas de café;
Equipamentos eletroeletrônicos e acessórios;
Esponjas de cozinha;
Instrumentos de escrita;
Isopor (bandejas e peças de proteção);
Pilhas e baterias.
Para montar a estante e prateleiras do residuário, compramos trilhos, suportes e tábuas de madeira. Para armazenar os resíduos, estamos usando, por enquanto, caixas de papelão e potes redondos de plástico que eram de alimentos. A ideia foi começar com o que já tivéssemos à mão, sem precisar comprar caixas novas. Eu estava esperando a oportunidade de conseguir materiais usados, até que a solução apareceu em uma conversa com minha amiga arquiteta Grazi (tivemos um papo muito legal sobre espaços sustentáveis no Instagram, aliás).
Residuário para resíduos recicláveis especiais |
Nós falávamos sobre composteiras, que podem ser feitas com aqueles baldes redondos ou quadrados que padarias e mercados descartam muito, então me veio a ideia de utilizar esses mesmos baldes para armazenar os resíduos no residuário. Além de dar outro uso para as caixas que seriam descartadas, economizamos um bom dinheiro, já que o valor cobrado costuma ser bem baixo – quando não de graça, se o local quiser dar. Depois que eu trocar as caixas de papelão, atualizo o post com uma foto do residuário repaginado.
Em relação aos resíduos, daremos os seguintes destinos:
- Brinquedos Hasbro: programa da TerraCycle.
- Cápsulas de café: aqui daremos destino a grupos que fazem artesanato, mas também tem dois programas da TerraCycle para três marcas específicas.
- Equipamentos eletroeletrônicos e acessórios: empresa em Blumenau que recicla esses resíduos.
- Esponjas de cozinha: programa da TerraCycle.
- Instrumentos de escrita: programa da TerraCycle.
- Isopor (bandejas e peças de proteção): Reciclagem Saturno, que encaminha o material para a empresa de reciclagem Termotécnica, em Joinville.
- Pilhas e baterias: mercados e empresas que trabalham com reciclagem de baterias de carro.
Vou manter uma planilha da quantidade de resíduos arrecadada e seus devidos destinos, assim fica mais fácil de contabilizar e ver o impacto positivos das nossas ações.
(Atualização em agosto) Assim está o nosso residuário agora:
Novo residuário |
Um ecobeijo e até breve!
Letícia, ficou ótimo! Vou levar a ideia p replicar no nosso condomínio também.
ResponderExcluirObrigada, Grazi! Boa sorte lá, tomara que dê certo!
ExcluirEu encontrei o seu site (não lembro se já o tinha visitado antes) procurando se havia reciclagem para embalagens de isopor. Achei muito legal e com certeza voltarei aqui muitas vezes. Parabéns pelo trabalho!!
ResponderExcluir